Coloque Jesus em primeiro lugar

Sermão em Lucas 9:57-62 com o tema: Coloque Jesus em primeiro lugar. Esboço de pregação expositiva sobre colocar Jesus em primeiro lugar.

Tema do Sermão: Coloque Jesus em primeiro lugar

Texto deste Sermão: Lucas 9:57-62

57 E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. 58 E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça. 59 E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: SENHOR, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. 60 Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus. 61 Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. 62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Introdução deste Sermão em Lucas 9:57-62

Elias foi à casa de uma viúva. Ela estava prestes a morrer de fome, com apenas comida suficiente para seu filho e ela fazerem uma última refeição juntos. Elias, o homem de Deus, disse para ela primeiro preparar uma refeição para ele. Ele prometeu a ela que haveria muito para seu filho e ela desfrutarem mais tarde.

João 10:10 diz: “O ladrão não vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância.”

A vida cristã abundante não é algo para apenas falar, mas é algo para experimentar. Muitas vezes as pessoas vêm a Cristo para a salvação e nunca alcançam a bênção de uma vida abundante com Ele.

Jerry Falwell distribuiu centenas de milhares de pequenos alfinetes de lapela que simplesmente diziam: “Jesus em primeiro lugar”.

Uma mensagem tão simples que talvez milhões de cristãos a tenham ignorado. A chave para viver uma vida abundante como cristão é “colocar Jesus em primeiro lugar em sua vida”!

Lucas 9:57-62 é uma passagem que tem sido abusada e mal utilizada por muitos para provar um falso ponto doutrinário em relação a um indivíduo perder sua salvação.

O fato, porém, é que esta passagem não trata da salvação, mas do serviço. Dentro desta passagem encontramos três indivíduos que vieram a Jesus com respeito ao serviço.

Cada uma dessas reuniões ilustra a necessidade de colocar Jesus em primeiro lugar em sua vida. 1) Coloque Jesus antes do futuro 2) Coloque Jesus antes do presente 3) Coloque Jesus antes do passado.

I. Coloque Jesus Antes do Futuro (Lucas 9: 57-58)

A. Falar é fácil.

Há muitos cristãos que são como este primeiro companheiro.

É fácil dizer: “Senhor, eu te seguirei em qualquer lugar”. Mas, é muito mais difícil levar adiante com esse compromisso.

Talvez seja devido a algum equívoco.

Essa ideia de que todos os seus problemas desaparecem de repente quando você entrega totalmente sua vida a seguir a Cristo simplesmente não é verdade. Jesus disse aos Seus discípulos:

“Estas coisas vos tenho dito para que em mim tenhais paz. No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo.” João 16:33

Se não estamos tendo algum tipo de problema em nosso serviço a Deus de vez em quando, então provavelmente estamos seguindo de longe.

Observe o apóstolo Pedro.

(João 13:37) “Pedro disse-lhe: Senhor, por que não posso seguir-te agora? Darei a minha vida por tua causa.”

(Mateus 26:35) “Disse-lhe Pedro: Ainda que eu morra contigo, não te negarei. Assim também disseram todos os discípulos.”

(Mateus 26:57-58) “E os que tinham prendido a Jesus o levaram a Caifás, o sumo sacerdote, onde os escribas e os anciãos estavam reunidos. Mas Pedro o seguiu de longe até o palácio do sumo sacerdote, e entrou, e sentou-se com os servos, para ver o fim.”

B. O preço do discipulado.

Não deve ser encarado como qualquer coisa.

Jesus disse que se um homem planeja construir uma torre, ele primeiro se senta e conta o custo para ter certeza de que tem o suficiente para terminá-la.

A razão é que ele seria ridicularizado por começar algo que não conseguiu terminar. O mesmo é verdade no discipulado: Se prepare!

Este homem viu Jesus abençoar o pão e o peixe e alimentar as multidões. Ou seja, ele viu o “lado glamoroso do ministério”.

No entanto, Jesus o informou sobre os fatos de uma vida. O discipulado tem um preço a ser pago, quando ele percebeu isso, nunca mais se ouviu falar dele.

Jesus nunca teve um lugar que Ele chamou de lar nesta terra.

C. Jesus deve vir primeiro antes do futuro.

Muitos cristãos dizem que estão vivendo pela fé enquanto na verdade estão andando pela vista.

As promessas de Deus ainda são verdadeiras! Deus não parou de trabalhar. Pois, Ele suprirá nossas necessidades!

É lamentável, mas muitos missionários nunca retornam ao campo após sua primeira ida.

Por exemplo, existem pessoas que abandonam o chamado de Deus para terminar sua carreira profissional.

Não planejamos o futuro e depois seguimos Jesus, seguimos Jesus e deixamos que Ele cuide do futuro!

II. Coloque Jesus Antes do Presente (Lucas 9: 59-60)

A. Observe a contradição.

Não podemos chamá-lo de Senhor e ainda assim nos recusarmos a fazer o que Ele nos diz para fazer.

Lucas 6:46 diz: “E por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que eu digo?”

Não há indicação aqui de que o pai desse homem estivesse morto ou mesmo próximo da morte. Ele estava simplesmente tentando encontrar uma razão pela qual não deveria seguir a Cristo naquele momento.

Ou seja, ele estava dizendo, “deixe-me cuidar de minhas obrigações atuais e então eu seguirei”.

Somos especialistas em encontrar desculpas para não seguir o Senhor. Alguns exemplos:

Deus diz: “Não deixem de congregar-se”. Encontramos todos os tipos de razões pelas quais não podemos comparecer aos cultos.

Deus diz: “Estude para se mostrar aprovado”. Estamos cansados demais para ir para a escola dominical.

Deus diz: “Sereis testemunhas”. Certamente Ele não se referia a mim!

Deus diz: “Ele ama quem dá com alegria”; Dizemos que Ele vai entender, temos que pagar nossas contas.

B. Jesus disse: “Deixe os mortos enterrarem os mortos”.

O chamado do discipulado está muito acima de qualquer outra coisa em nossas vidas.

Há aqueles que estão “espiritualmente mortos” que podem cuidar das tarefas terrenas.

No entanto, o nosso é um chamado superior, envolvidos com o reino de Deus não deste mundo.

“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à direita de Deus. Fixem sua afeição nas coisas de cima, não nas da terra .” (Cl 3:1-2)

C. Estamos vivendo no século 21!

Nossa vida inteira parece ser vivida com pressa.

Tantas coisas ocupam nosso tempo, mas quantas dessas coisas valem a pena?

Tudo na vida passará. Somente o que é feito para Jesus durará.

Não podemos chamá-lo de Senhor e depois desobedecer aos seus mandamentos: devemos colocar Jesus em primeiro lugar antes do presente.

III. Coloque Jesus Antes do Passado (Lucas 9: 61-62)

A. Este homem disse: “Eu te seguirei, mas…”

Havia algo que ele ainda não estava pronto para deixar.

Ele estava disposto a seguir Jesus, mas seria feito em seus termos.

Jesus diz que esse tipo de serviço não é aceitável!

B. É uma questão de atitude do coração.

Não podemos ser servos eficazes de Deus se olharmos constantemente para o passado.

Tiago 1:8 diz: “O homem de mente dobre é instável em todos os seus caminhos.”

Os bons velhos tempos não eram tão bons!

2 Coríntios 5:17 diz: “Assim, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.”

Nada se compara ao que temos em Jesus Cristo.

Em 1 Co 2:9 está escrito: “Mas, como está escrito: As coisas que olhos não viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam.”

Devemos colocar Jesus antes do passado, não importa qual tenha sido nosso passado.

Conclusão deste sermão em Lucas 9:57-62

Devemos colocar as primeiras coisas em primeiro lugar em nossas vidas! Com isso, devemos dar a Jesus Seu lugar de direito! Essa é a chave para a vida abundante.

Venha a Jesus Cristo e Ele lhe dará a vida eterna! Venha após Ele como Seu discípulo, e Ele lhe dará vida mais abundante!

Coloque Jesus Antes do Futuro. Coloque Jesus Antes do Presente. E coloque Jesus Antes do Passado.

Gostou deste sermão em Lucas 9:57-62? Então veja mais esboços prontos de pregações aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo