Sermão: Jefté – Um Voto que Custou Caro

Esboço de sermão biográfico sobre Jefté com o tema: Um Voto que Custou Caro.

Tema do sermão: Jefté – Um Voto que Custou Caro

Versículo base do sermão: Juízes 11:30-31

“E Jefté fez um voto ao Senhor, dizendo: Se entregares nas minhas mãos os amonitas, aquilo que sair da porta da minha casa para me receber quando eu voltar vitorioso será do Senhor, e eu o oferecerei em holocausto”.

Introdução:

Jefté era um homem valente e respeitado em sua cidade, mas sua vida mudou drasticamente quando foi expulso de casa por seus irmãos por ser filho de uma prostituta.

Anos depois, os líderes da cidade o procuraram para liderar uma batalha contra os amonitas, e Jefté aceitou com uma condição: fazer um voto a Deus.

I. A promessa de Jefté

Jefté estava confiante na vitória, mas fez um voto imprudente, prometendo oferecer como holocausto o primeiro ser vivo que saísse de sua casa para saudá-lo na volta da batalha.

II. A vitória de Jefté

Deus deu a vitória a Jefté, e ele voltou para casa como herói.

III. O sacrifício de Jefté

O que saiu da porta de sua casa para saudá-lo foi sua filha, e Jefté cumpriu seu voto, oferecendo-a como holocausto a Deus.

IV. A lição de Jefté

O voto de Jefté foi imprudente e desnecessário, e o sacrifício de sua filha foi uma tragédia. A lição que podemos aprender com Jefté é que devemos ser cuidadosos com nossos votos e promessas, e que nunca devemos colocar nossos desejos acima da vontade de Deus.

Conclusão:

O exemplo de Jefté nos mostra que devemos ser cuidadosos com nossas promessas e votos a Deus. Devemos ter fé na vitória, mas não devemos fazer compromissos imprudentes.

O mais importante é buscar sempre a vontade de Deus em todas as nossas decisões.


Se você gostou deste sermão sobre Jefté, então veja mais esboços de pregação aqui.

Veja também:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo