Sermão: Os Três Cálices de Jesus

Esboço de sermão temático com o tema: Os Três Cálices de Jesus baseado no texto de Lucas 22:42.

Texto do sermão: Lucas 22:42

“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.”

Introdução do sermão

No Antigo Testamento, a metáfora do cálice representa a vida humana que pode ser cheia com várias coisas. 

A Bíblia diz que Jesus permitiu que o pai enchesse seu cálice com ira e sofrimento para que você e eu pudéssemos beber do cálice da salvação. Vamos ver. 

1. O Cálice do Sofrimento

“Dizendo: Pai, se queres, passa de mim este cálice; todavia não se faça a minha vontade, mas a tua.” – Lucas 22:42

(A) O significado de “este cálice” tem sido objeto de intenso debate. É duvidoso que Jesus tenha se referido à morte física porque já havia decidido morrer pelo pecado da humanidade.

(B) No AT o cálice se refere à ira de Deus (Salmo 75:8). Então é mais provável que Jesus tenha orado para se liberto do castigo da separação de Deus (Mateus 27:46).

(C) No entanto, Jesus disse que não a sua, mas a vontade do pai celestial se cumpra. Lucas diz que um anjo apareceu e o fortaleceu depois (Lc 22:43).

2. O Cálice do Compromisso

“E deram-lhe a beber vinho com mirra, mas ele não o tomou.” – Marcos 15:23

(A) Mulheres bondosas forneciam sedativos para os prisioneiros condenados beberem pouco antes da execução. Jesus recusou porque isso o privaria da dor física.

(B) A primeira implicação aqui é que Jesus desprezou os valores deste mundo e os confortos de seu corpo para cumprir a vontade de Deus com uma disciplina rígida e justa.

(C) Em segundo lugar, ele expressou sua resolução de cumprir o compromisso que havia feito no jardim. (…não minha vontade, mas a Sua…)

3. O Cálice da Salvação

“Tomarei o cálice da salvação, e invocarei o nome do SENHOR.” – Salmo 116:13

(A) Já que Jesus aceitou o cálice do sofrimento e rejeitou o cálice do compromisso, podemos beber do cálice cheio de sua graça salvadora.

(B) O conteúdo do copo é chamado de água viva. A mesma água que Jesus ofereceu à mulher no poço, (João 4:1-14)

(C) Qualquer um que invocar o nome do Senhor Jesus Cristo para salvá-lo de seus pecados bebe deste cálice. Este cálice da salvação nunca seca (Salmos 23:5).

Lições e aplicação

(A) A Taça do Sofrimento e Você

A separação de Deus é a penalidade final para o pecado (Gênesis 3:23-24). Desde que Jesus sofreu, o homem não está mais privado da presença de Deus (Mateus 27:51). Ao ouvir este sermão, se algum de vocês deseja conhecer a Deus em um nível pessoal, acredite no fato de que você é aceito aos olhos de Deus porque Cristo sofreu separação de Deus em seu favor.

Jesus não pediu a Deus para mudar a situação e Deus respondeu à oração de Jesus de uma maneira diferente. Muitas vezes nossas orações estão focadas em mudar a situação, o que não está errado. No entanto, há momentos em que devemos discernir a vontade de Deus em nossa situação e permitir que ele nos mude para que Deus seja glorificado.

(B) A Taça do Compromisso e Você

Todos os dias nos são apresentadas a opção de transigir ou obedecer a Deus. Não podemos fazer as duas coisas (Mt 6:24). Devemos avaliar cuidadosamente nossas opções usando a palavra de Deus antes de finalizar nossas decisões.

(C) A Taça da Salvação e Você

Agora é um ótimo momento para tomar uma decisão. Não amanhã, mas hoje e agora é a hora de aceitar Jesus Cristo como seu salvador pessoal.

Se foi útil este sermão, então veja mais temas de sermões aqui.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo