Os Sete Segredos da Vitória – Sermão em Mateus 15:21-28

Esboço de pregação expositiva em Mateus 15:21-28 sobre a mulher Cananeia com o tema: Os Sete Segredos da Vitória.

TEMA: Os Sete Segredos da Vitória: A História da Mulher Cananeia

TEXTO DESTE SERMÃO: Mateus 15:21-28

21 E, partindo Jesus dali, foi para as partes de Tiro e de Sidom. 22 E eis que uma mulher cananéia, que saíra daquelas cercanias, clamou, dizendo: Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim, que minha filha está miseravelmente endemoninhada. 23 Mas ele não lhe respondeu palavra. E os seus discípulos, chegando ao pé dele, rogaram-lhe, dizendo: Despede-a, que vem gritando atrás de nós. 24 E ele, respondendo, disse: Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel. 25 Então chegou ela, e adorou-o, dizendo: Senhor, socorre-me! 26 Ele, porém, respondendo, disse: Não é bom pegar no pão dos filhos e deitá-lo aos cachorrinhos. 27 E ela disse: Sim, SENHOR, mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus senhores. 28 Então respondeu Jesus, e disse-lhe: Ó mulher, grande é a tua fé! Seja isso feito para contigo como tu desejas. E desde aquela hora a sua filha ficou sã.

Introdução:

Muitas vezes, enfrentamos desafios em nossas vidas que parecem insuperáveis. No entanto, a história da mulher Cananeia nos ensina que há segredos para alcançar a vitória, mesmo em situações difíceis. Hoje, vamos ver sete lições importantes que podemos aprender com essa mulher corajosa.

I. Clamar a Jesus com fé

A mulher Cananeia clamou a Jesus, reconhecendo-o como Filho de Davi, e pedindo misericórdia para sua filha endemoniada. Ela não apenas pediu, mas acreditou que Jesus tinha poder para ajudá-la.

II. Reconhecer nossa necessidade e limitação

Ao contar seu problema a Jesus, a mulher Cananeia reconheceu que não poderia resolver aquele problema por si mesma. Ela confiou em Jesus e pediu sua ajuda.

III. Persistir na busca pela presença de Jesus

Mesmo diante da aparente indiferença de Jesus e dos discípulos, a mulher Cananeia não desistiu. Ela continuou seguindo Jesus e pedindo sua ajuda. Devemos perseverar em nossa busca por Jesus, mesmo quando parece que Ele não está nos ouvindo.

IV. Adorar a Jesus

Quando a mulher Cananeia finalmente chegou diante de Jesus, ela o adorou, reconhecendo sua divindade e soberania. Devemos fazer o mesmo, reconhecendo que Jesus é nosso Senhor e Salvador.

V. Reconhecer quem Jesus é

A mulher Cananeia chamou Jesus de Senhor, reconhecendo sua autoridade e poder. Devemos também reconhecer quem Jesus é e submeter-nos a ele.

VI. Entregar-se totalmente a Jesus

Quando a mulher Cananeia pediu socorro a Jesus, ela se entregou totalmente a ele, confiando que Ele faria o que era melhor para ela. Devemos fazer o mesmo, entregando-nos completamente a Jesus e confiando em sua vontade.

VII. Receber de Jesus com gratidão

Jesus elogiou a fé da mulher Cananeia e concedeu-lhe o que ela desejava. Devemos receber com gratidão as bênçãos que Jesus nos concede, reconhecendo que tudo vem dele.

Conclusão deste sermão em Mateus 15:21-28:

Assim como a mulher Cananeia, podemos alcançar a vitória em nossas vidas se seguirmos estes sete segredos: clamar a Jesus com fé, reconhecer nossa necessidade, persistir na busca pela presença de Jesus, adorá-lo, reconhecer quem Ele é, entregar-nos totalmente a Ele, e receber de Jesus com gratidão.

Que possamos aplicar estas lições em nossas vidas e experimentar a vitória que vem de Deus. Amém!

Se você gostou deste sermão em Mateus 15:21-28 sobre a mulher Cananeia, então veja mais esboços de pregação aqui.