Vencendo o seu Gigante – Pregação em 1 Samuel 17

Esboço de pregação em 1 Samuel 17: 31-54 com o tema: Vencendo seu gigante. Sermão Expositivo sobre Davi e Golias.

Tema: Vencendo seu gigante

TEXTO: 1 Samuel 17:31-54

INTRODUÇÃO desse Sermão em 1 Samuel 17

Quantas vezes recuamos irmãos diante de situações difíceis? Simplesmente pelo fato de termos medo.

Às vezes nos achamos pequenos demais para enfrentarmos os gigantescos problemas que surgem à nossa frente e ficamos sem saber o que fazer.

E então, vem o sentimento de derrota, de frustração, de desânimo, de medo etc.

Estes mesmos sentimentos estavam tendo os israelitas diante daquele problemão que se chamava Golias.

Não sabiam o que fazer e ninguém tinha coragem de lutar, pois, o medo abateu-se sobre todos.

Golias era homem de guerra, valente, 3 metros de altura e não temia nada.

Era uma situação desesperadora, os filisteus já estavam chamando os Israelitas de covardes.

Como podemos vencer o nosso gigante?

Transição: Deus então usa a Davi para dar uma lição nos filisteus, no seu povo e a nós cristãos.

I. VOCÊ NÃO DEVE FUGIR DA LUTA (1 SAMUEL 17:32)

A) Mesmo ameaçado pela derrota

Davi se colocou como servo de Deus e confiou na vitória.

B) Nosso Deus pelejará por nós (1 Samuel 17:37)

Depositou toda sua confiança em Deus.

EX: Os Israelitas diante do Mar Vermelho.

Aplicação: Por mais que as circunstâncias sejam adversas, não podemos nos amedrontar, nem recuar, pois a vitória é certa.

Transição: Se não fugirmos da luta podemos vencer o gigante. Outro item de como podemos vencer o nosso gigante é:

II. VOCÊ NÃO DEVE ACEITAR A DERROTA E O DESPREZO (1 SAMUEL 17:42-44)

A) Davi foi desprezado mal interpretado pelos seus irmãos (v.28)

“Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja”.

B) Davi foi desprezado e desanimado por Saul (v.33)

“Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele”.

C) Davi foi desprezado e insultado por Golias

“E, olhando o filisteu, e vendo a Davi, o desprezou, porquanto era moço, ruivo, e de gentil aspecto”.

D) Todo o povo de Israel já estava com semblante abatido de frustração, de derrota

O povo de Deus já estava aceitando a derrota.

EX: 10 dos 12 espias. (Enviados por Moisés até a terra de Canãa Josué e Calebe não aceitaram a derrota).

Aplicação: Amados, mesmo que tudo indique o contrário, não podemos desistir. Até porque, Deus não se prende a aparências.

Transição: Querer enfrentar o gigante não é suficiente. Para vencer o nosso gigante é necessário que:

III. VOCÊ NÃO DEVE TENTAR VENCÊ-LO COM A PRÓPRIA FORÇA (1 SAMUEL 17:45)

A) Davi foi a peleja não confiando na sua própria força ou capacidade

Mas confiando na força do Senhor.

Diz o v.45 que “Davi, porém, disse ao filisteu: Tu vens a mim com espada, e com lança, e com escudo; porém eu vou a ti em nome do SENHOR dos Exércitos, o Deus dos exércitos de Israel, a quem tens afrontado”.

B) Será que a força de Davi era suficiente para derrubar o gigante?

Claro que não, pois somos limitados.

Aplicação: Declare a vitória como Davi o fez.

Nada pode vencê-lo quando você vai na força do Senhor.

Transição: Outro item importante de como poderemos vencer o nosso gigante é:

IV. VOCÊ NÃO DEVE QUERER INVENTAR (1 SAMUEL 17:40)

A) Devemos usar o que temos

Davi não tinha armamentos, mas apenas uma funda e algumas pedras.

Quiseram que ele colocasse uma armadura que não era próprio dele, não era para ele. (v 39).

B) Estavam dificultando ao invés de facilitar

Aplicação: Deus fala: “Abra a tua boca e eu ta encherei.” (Sl 81:10).

Em outras palavras: “Tenha ânimo, disposição e eu te ajudarei.”

CONCLUSÃO desse Sermão em 1 Samuel 17

Hoje, se passou no seu pensamento recuar por causa de algum problema, nesta hora, Deus lhe diz:

I. Você não deve recuar.

II. Você não deve aceitar a derrota ou o desprezo.

II. Você não deve tentar vencê-lo na própria força.

IV. Você não deve inventar nada, simplesmente diga: “Confio em Deus, o Senhor poderoso dos exércitos!

E então, como está a tua confiança no Senhor?

E então, você tem entregado seus Gigantes para Deus?

Apelo: Te convido a entregar hoje sua vida a Cristo e confiar Nele de todo seu coração.

Confira mais sermões.