UMBRAL ou LIMIAR – Significado

UMBRAL ou LIMIAR – Refere-se à soleira da porta, que geralmente era composta de um sólido pedaço de madeira ou pedra. Nas extremidades do umbral, havia conexões de pedra que giravam em um pino, substituindo os tradicionais gonzos (conforme mencionado em Isaías 6.4).

No contexto bíblico, duas palavras hebraicas são usadas para traduzir “umbral” em várias versões: “saph” e “miphtan“. É possível que “miphtan” se refira à plataforma ou pódio de um ídolo, como visto em 1 Samuel 5.4 e 5, ou ao terraço sobre o qual um templo estava elevado, como em Sofonias 1.9, Ezequiel 9.3, 10.4, 18, 46.2 e 47.1.

Por ser a primeira parte da casa que se pisava ao entrar, o umbral simbolizava a própria entrada. Portanto, os porteiros do templo e do palácio real são mencionados como “guardas do umbral” em passagens como 2 Reis 22.4, 25.18, 1 Crônicas 9.19 e 22, 2 Crônicas 34.9, entre outras. É importante notar que o umbral do templo era considerado sagrado, e as pessoas eram instruídas a remover seus sapatos antes de pisar no solo sagrado, como indicado em Êxodo 3.5 e Josué 5.15.

A comparação entre Ezequiel 43.8 e 2 Reis 16.14, 21.5 e 7 sugere que erguer altares para ídolos pagãos na área do templo era equivalente a erguer um umbral (chamado “saph” em hebraico), ou seja, um santuário contrário à casa de Deus.

Um exemplo notável relacionado ao umbral é encontrado quando a imagem de Dagom no templo filisteu de Asdode caiu e foi esmagada sobre o umbral. Os sacerdotes supersticiosos e os adoradores de Dagom evitavam pisar no umbral ou na “plataforma” ao entrar no templo (1 Samuel 5.4, 5).

Há debates sobre o significado da expressão “saltar sobre o umbral” mencionada em Sofonias 1.9. Alguns a veem como uma prática idólatra, enquanto outros a interpretam como um ato de irreverência ou mesmo um ato de violência relacionado à invasão e ao roubo de uma casa ou à exigência de pagamento de empréstimos (cf. Deuteronômio 24.10, 11).

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!