Volte para seu Lugar em Deus

Esboço de pregação com o tema “Volte para seu Lugar em Deus”. Sermão temático com textos base Gênesis 3:9 e Apocalipse 2:5.

Tema: Volte para seu Lugar em Deus

Textos do Sermão: Gênesis 3:9 e Apocalipse 2:5

E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás?

Gênesis 3:9

Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres.

Apocalipse 2:5

Introdução desta pregação:

Muitas vezes, nos afastamos do lugar onde deveríamos estar aos olhos de Deus. Em nossa vida espiritual, é fácil nos desviar do caminho da obediência, da intimidade e da missão que Ele nos designou.

Que fique claro que nesta pregação não estamos falando de um lugar físico, mas um lugar onde Deus nos quer.

Hoje, vamos explorar essa realidade à luz de algumas histórias bíblicas e descobrir como Deus espera ansiosamente por nossa volta ao lugar onde Ele nos chamou.

Portanto, o tema deste sermão é “Volte para seu Lugar em Deus”. Neste tema podemos aprender algumas lições…

I. Ás vezes saímos do lugar

A. Adão saiu do lugar da intimidade – Deus perguntou a Adão: “Onde estás?” (Gênesis 3:9), não apenas sobre sua localização física, mas sobre seu estado espiritual. Da mesma forma, podemos nos afastar da intimidade com Deus, permitindo que as preocupações e as distrações deste mundo nos separem d’Ele.

B. Elias saiu do caminho da missão – Deus perguntou a Elias: “Que fazes aqui?” (1 Reis 19:9), quando o profeta estava desanimado e fugindo de sua missão. Às vezes, perdemos o foco e nos afastamos da missão que Deus nos confiou.

C. O filho pródigo saiu da casa do pai – O filho pródigo deixou a casa de seu pai em busca de independência e prazeres mundanos (Lucas 15:11-13). Sua partida representou uma separação do amor e da provisão do pai. Da mesma forma, às vezes nos afastamos da presença e dos cuidados de Deus em busca de nossos próprios desejos egoístas.

D. Pedro saiu do lugar da vocação – Apesar de ter sido chamado por Jesus para ser “pescador de homens”, após negar o Senhor três vezes, Pedro se encontra “fora do lugar” ao ir pescar novamente (João 21).

E. Éfeso deixou as primeiras obras – “Lembra-te, pois, de onde caíste“. A igreja em Éfeso foi repreendida por ter deixado seu primeiro amor (Apocalipse 2:4-5), abandonando as obras de dedicação e amor que haviam marcado seu início.

II. Deus avisa e espera a volta

Deus sempre nos avisa quando nos desviamos do caminho. Ele nos chama de volta ao lugar da obediência e da intimidade.

Mas, devemos ficar atentos à voz de Deus e as oportunidades que Ele nos dá.

Em Apocalipse 2:5, Ele exorta a igreja em Éfeso a se arrepender e voltar ao seu primeiro amor, prometendo restauração e renovação para aqueles que retornam ao Seu caminho.

III. Como voltar?

A. “Lembra-te, pois, de onde caíste”

Em primeiro lugar, é preciso lembrar do lugar, do momento e onde. Ou seja, a partir de quando começou a cair? Qual foi o erro?

B. “Arrepende-te

Em segundo lugar, é preciso arrependimento. Recomeçar. Mudar. Voltar.

C. “Pratica as primeiras obras”

Em terceiro lugar, colocar em prática as primeiras obras. O verdadeiro arrependimento está acompanhado de obras. Tem que ser de coração e não da boca pra fora.

IV. Deus restaura o que volta

A. Adão foi restaurado – Embora Adão tenha pecado e sido expulso do Jardim do Éden, Deus ainda lhe deu esperança, prometendo um Salvador que traria redenção à humanidade (Gênesis 3:15).

B. Elias foi restaurado – Após sua fuga e desânimo, Deus restaurou Elias, fortalecendo-o e renovando sua missão (1 Reis 19:15-18).

C. O filho pródigo voltou para os braços do pai – Mesmo após desperdiçar sua herança, o filho pródigo foi recebido de volta com amor e celebração por seu pai (Lucas 15:20-24).

D. Pedro voltou para o chamado de Deus – Apesar de negar Jesus três vezes, Pedro foi restaurado por Cristo e comissionado para apascentar Suas ovelhas (João 21:15-17).

Conclusão deste sermão:

O coração do Pai está cheio de amor e compaixão por nós, seus filhos errantes. Ele nos chama a voltar para o lugar da obediência, da intimidade, da santidade e da missão que Ele nos deu.

Assim como Ele restaurou Elias, o filho pródigo e Pedro, Ele está pronto para nos receber de volta em Seus braços de amor e nos restaurar para a plenitude de nossa vocação em Cristo.

Podemos ouvir o chamado do Senhor hoje e retornar ao lugar onde Ele deseja que estejamos, para Sua glória e nosso bem-estar eterno. Volte para seu Lugar em Deus!

Se gostou, então confira mais temas de pregações.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Um Comentário

  1. Meus parabéns pela dedicação e sermões bem elaborados,sempre que vou ministrar faço questão de pegar uns ganchos aqui rsrs
    Deus abençoe de uma forma muito especial está equipe num todo 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!