4 Passos para Entrar nos Mistérios de Deus

Esboço de sermão expositivo em Ezequiel 10 com o tema: 4 Passos para Entrar nos Mistérios de Deus.

Tema: 4 Passos para Entrar nos Mistérios de Deus

Introdução

Queridos irmãos, hoje nos propomos a entrar nos mistérios de Deus, explorando os simbolismos e ensinamentos contidos em Ezequiel 10.

Ao desvendar esses passos reveladores, descobrimos como podemos nos aproximar do sagrado e compreender mais profundamente os desígnios divinos.

Irmãos, nesta pregação de hoje, vamos, portanto, nos aventurar na visão espiritual de Ezequiel para aprender e aplicar em nossas vidas.

I. O Primeiro Passo é Ter Visão Espiritual – “Olhei, e Eis que” – Ezequiel 10:1

1. Depois, olhei, e eis que, no firmamento que estava por cima das cabeças dos querubins, apareceu algo semelhante a uma pedra de safira, parecida com um trono; ele se mostrou sobre eles.

A. O Olhar Atento de Ezequiel:

Ezequiel nos ensina que o primeiro passo para entrar nos mistérios de Deus é ter uma visão espiritual. Ele olhou atentamente e viu algo semelhante a uma pedra de safira, indicando a presença divina.

B. A Importância da Percepção Espiritual:

Nossa jornada espiritual começa quando temos olhos atentos para ver o que está além do visível. É na visão espiritual que discernimos a presença de Deus nos detalhes da vida.

C. O Reconhecimento do Trono Divino:

Ezequiel percebeu a semelhança com um trono, indicando que a visão espiritual nos leva à compreensão da soberania de Deus sobre todas as coisas.

II. O Segundo Passo é Estar Vestido de Linho – “e Falou ao Homem Vestido de Linho” – Ezequiel 10:2

2. E falou ao homem vestido de linho, dizendo: Entra por entre as rodas, por baixo do querubim e enche as tuas mãos de brasas acesas que estão no meio dos querubins e espalha-as sobre a cidade. E ele entrou perante os meus olhos.

A. O Homem Vestido de Linho:

O segundo passo nos leva a um encontro com o homem vestido de linho. Esse personagem, presente em Apocalipse 19:8, representa a justiça e pureza divina.

B. A Chamada à Ação:

Ezequiel é instruído a entrar por entre as rodas, indicando que, ao vestirmos a justiça divina, somos chamados a agir no mundo, influenciando-o com a luz da verdade.

C. Enchendo as Mãos de Brasas Acesas:

O ato de encher as mãos de brasas acesas simboliza a responsabilidade de compartilhar a mensagem purificadora de Deus com a cidade. Somos chamados a ser agentes de transformação.

III. O Terceiro Passo é Ir por Entre as Rodas – “Vai por Entre as Rodas” – Ezequiel 10:2

A. A Jornada por Entre as Rodas:

O terceiro passo é a jornada por entre as rodas. Isso representa a necessidade de nos movermos no meio dos eventos e circunstâncias da vida, sendo influências positivas e agentes de mudança.

B. O Significado das Rodas:

As rodas simbolizam a providência de Deus em movimento. Ir por entre as rodas significa alinhar-se com a vontade divina em meio às mudanças e complexidades da vida.

C. Espalhando as Brasas sobre a Cidade:

Assim como o homem vestido de linho espalha brasas sobre a cidade, somos chamados a compartilhar a mensagem purificadora e transformadora de Deus em nossas comunidades.

IV. O Quarto Passo é Encher as Mãos de Brasas – “Enche as Mãos de Brasas…” – Ezequiel 10:2

A. O Simbolismo das Brasas Acesas:

Encher as mãos de brasas acesas representa a responsabilidade de levar a chama purificadora de Deus às situações e corações necessitados.

B. O Chamado à Influência Transformadora:

Ao espalharmos as brasas, somos chamados a influenciar positivamente, iluminando e purificando o ambiente ao nosso redor.

C. O Impacto nas Cidades:

A ação de espalhar brasas sobre a cidade demonstra que a influência transformadora de Deus tem o potencial de impactar e renovar comunidades inteiras.

Conclusão:

Queridos irmãos, aprendemos sobre os mistérios de Deus conforme revelados por Ezequiel.

Diante destas verdades, que possamos ser agentes de transformação, espalhando a luz e a pureza de Deus em nossas cidades.

Apelo:

Hoje, convido cada um de nós a refletir sobre como temos respondido ao chamado de Deus para entrar em Seus mistérios.

Estejamos dispostos a ter uma visão espiritual, vestir a justiça divina, mover-nos com sabedoria nas circunstâncias da vida e ser portadores da mensagem purificadora de Deus. Amém.

Para temas de sermões poderosos, acesse a página de esboços.