O que é o Livro da Vida? O que tem registrado nele?
O Livro da Vida é um registro de Deus onde estão escritos os nomes dos salvos através do sangue de Jesus Cristo. Ele contém o nome daqueles que herdarão a vida eterna e estarão para sempre com o Senhor!
“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro, que é o da vida… os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Apocalipse 20:12)
Deus mantém um registro de todos os nossos pensamentos, palavras e atos, para o juízo final.
“Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.” (Eclesiastes 12:14)
Muitas pessoas têm a ideia errônea de que, por terem escapado ao castigo de seus pecados neste mundo, tais pecados passarão de alguma forma despercebidos, o que está muito longe da verdade.
Nenhum ato, pensamento, ou palavra, seja boa ou má, escapará aos olhos de Deus. Pois, Ele tem tudo registrado.
Hebreus 9:27 afirma:
“aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo”.
Nossa posição em Cristo determina o modo de nosso julgamento.
O livro da vida no julgamento final
Os crentes, ressurretos, estarão diante do trono de Cristo imediatamente após o arrebatamento.
Lá, serão recompensados pelas boas obras que realizaram na terra. Mas, sua salvação não será, em momento algum, posta em dúvida.
Os ímpios, por outro lado, também ressurretos, apresentar-se-ão perante o Grande Trono Branco ao fim do Milênio. O próprio Jesus Cristo conduzirá os procedimentos.
Ele julgará os atos deles de acordo com a lei, pois escolheram não aceitar o Dom gratuito da salvação enquanto estavam na terra.
O crente não passará pelo julgamento do Grande Trono Branco.
Como ter o nome escrito no livro da vida?
A resposta para essa pergunta revela a melhor notícia que alguém pode ouvir.
Todos nós nascemos em pecado, consequência direta da queda de Adão. No entanto, Deus, em Sua infinita misericórdia, enviou Jesus Cristo – completamente divino e também humano – para oferecer a única solução possível para nossa condição: a expiação dos pecados.
Somente um homem sem pecado poderia satisfazer a justiça de Deus.
É o amor e a graça do Senhor que conduzem o coração humano ao arrependimento.
“Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6:44)
O desejo de Deus é que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.
“O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (2 Pe 3.9)
Portanto, aqueles que reconhecem seus pecados, se arrependem sinceramente, entregam a vida a Cristo e O confessam como Senhor e Salvador recebem a promessa da vida eterna.
“Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo. Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda. Depois virá o fim, quando tiver entregado o reino a Deus, ao Pai, e quando houver aniquilado todo o império, e toda a potestade e força.” (1 Coríntios 15:20-24)
“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.” (Gálatas 2:20)
“E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.” (1 João 5:11-13)
Seu destino eterno está em jogo!
Deus pode apagar o nome de um cristão do livro da vida?
A salvação é um dom precioso de Deus, oferecido pela graça e recebido pela fé. No entanto, ela não é uma garantia incondicional.
Ou seja, embora Deus não falhe em Suas promessas, o ser humano, dotado de livre-arbítrio, pode escolher se afastar deliberadamente do caminho da fé e, com isso, ter seu nome removido do Livro da Vida.
O argumento de alguns pensadores, que dizem: “uma vez salvo, salvo para sempre” não encontra apoio absoluto nas Escrituras quando lemos à luz de toda a revelação bíblica.
O próprio Jesus advertiu:
“Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.” (Mateus 24:13)
Isso mostra que a salvação envolve uma jornada contínua de fé, obediência e vida com Deus.
De fato, muitos começam bem a caminhada cristã, mas se desviam ao longo do caminho. O apóstolo Paulo expressa essa preocupação ao dizer que até mesmo depois de pregar a outros, ele próprio poderia se desqualificar se não se mantivesse firme.
“Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.” (1 Coríntios 9:27)
Além disso, em Apocalipse 3:5, Jesus afirma que não apagará o nome de quem vencer — o que dá a entender que há sim a possibilidade de um nome ser removido.
A presença do Espírito Santo no crente é real e poderosa. Ele nos guia, consola e fortalece. Contudo, o mesmo Espírito pode ser entristecido e até rejeitado por um coração que se endurece.
“E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção.” (Efésios 4:30)
“Porque, se pecarmos voluntariamente, depois de termos recebido o conhecimento da verdade, já não resta mais sacrifício pelos pecados. Mas uma certa expectação horrível de juízo, e ardor de fogo, que há de devorar os adversários. Quebrantando alguém a lei de Moisés, morre sem misericórdia, só pela palavra de duas ou três testemunhas. De quanto maior castigo cuidais vós será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver por profano o sangue da aliança com que foi santificado, e fizer agravo ao Espírito da graça?.” (Hebreus 10:26-29)
A segurança da salvação, está condicionada à permanência em Cristo — e não em uma decisão isolada do passado.
Deus continua fiel, mesmo quando o homem falha.
“Se formos infiéis, ele permanece fiel; não pode negar-se a si mesmo.” (2 Timóteo 2:13)
Isso não significa que Ele irá forçar alguém a permanecer em comunhão. O amor d’Ele é livre e respeita nossa liberdade.
Por isso, a exortação é clara:
“Permanecei em Mim, e Eu permanecerei em vós.” (João 15:4)
13 Versículos sobre o livro da vida na Bíblia
“Naquele tempo se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta a favor dos filhos do teu povo; e haverá um tempo de tribulação, qual nunca houve, desde que existiu nação até aquele tempo; mas naquele tempo livrar-se-á o teu povo, todo aquele que for achado escrito no livro.” (Daniel 12:1)
“E será que aquele que for deixado em Sião, e ficar em Jerusalém, será chamado santo; todo aquele que estiver inscrito entre os viventes em Jerusalém;” (Isaías 4:3)
“Então aqueles que temeram ao SENHOR falaram freqüentemente um ao outro; e o SENHOR atentou e ouviu; e um memorial foi escrito diante dele, para os que temeram o SENHOR, e para os que se lembraram do seu nome.” (Malaquias 3:16)
“Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” (Salmos 139:16)
“E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida.” (Filipenses 4:3)
“Mas chegastes ao monte Sião, e à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, e aos muitos milhares de anjos; À universal assembléia e igreja dos primogênitos, que estão inscritos nos céus, e a Deus, o juiz de todos, e aos espíritos dos justos aperfeiçoados;” (Hebreus 12:22-23)
“O que vencer será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3:5)
“E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13:8)
“A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.” (Apocalipse 17:8)
“E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” (Apocalipse 20:12)
“E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo.” (Apocalipse 20:15)
“E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.” (Apocalipse 21:27)
“E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apocalipse 22:19)
Boa tarde!
Muito bom o estudo, estou aprendendo muito, não sei muito da Bíblia por isso quero aprender mais.
Obrigada por me dá essa oportunidade!!