Por que Elias é chamado de “profeta do fogo”?

Você sabia porque Elias é conhecido como o “profeta do fogo” na Bíblia?

Elias é uma figura importante no Antigo Testamento da Bíblia e é considerado um dos grandes profetas de Deus. Ele ficou conhecido como “o profeta do fogo” devido a um episódio em que ele desafiou os profetas de Baal para provar que Deus era o único Deus verdadeiro. Mas, além desse evento, a Bíblia descreve outros relatos em que Elias está relacionado com o fogo. Veja a seguir alguns deles:

Veja porque Elias é chamado de “profeta do fogo”:

1. Convocou os profetas de Baal para um desafio de fogo no monte Carmelo (1 Reis 18: 19, 24)

23 Dêem-se-nos, pois, dois bezerros, e eles escolham para si um dos bezerros, e o dividam em pedaços, e o ponham sobre a lenha, porém não lhe coloquem fogo, e eu prepararei o outro bezerro, e o porei sobre a lenha, e não lhe colocarei fogo. 24 Então invocai o nome do vosso deus, e eu invocarei o nome do SENHOR; e há de ser que o deus que responder por meio de fogo esse será Deus. E todo o povo respondeu, dizendo: É boa esta palavra.”

2. Sua oração fez o Senhor responder com fogo do céu, consumindo o holocausto e lambendo a água (1 Reis 18:36-39)

36 Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó SENHOR Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas. 37 Responde-me, SENHOR, responde-me, para que este povo conheça que tu és o SENHOR Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração. 38 Então caiu fogo do SENHOR, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego. 39 O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o SENHOR é Deus! Só o SENHOR é Deus!”

3. Como prova que ele era Homem de Deus, desceu fogo do céu e consumiu 50 homens que queria prendê-lo (2 Reis 1:10)

“Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinquenta: Se eu, pois, sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinquenta.”

4. Mais uma vez ficou provado que ele era Homem de Deus e, desceu fogo do céu e consumiu outro grupo de 50 soldados que queria prendê-lo (2 Reis 1:11-12)

11 E tornou o rei a enviar-lhe outro capitão de cinquenta, com os seus cinquenta; ele lhe respondeu, dizendo: Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa. 12 E respondeu Elias: Se eu sou homem de Deus, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinquenta. Então o fogo de Deus desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinquenta.”

5. No monte Horebe, Elias ouviu a voz de Deus depois da manifestação do vento, do terremoto e do fogo (1 Reis 19:11-13)

11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; 12 E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada. 13 E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias?”

6. No fim de tudo, acabou um carro de fogo com cavalos de fogo, contribuindo para que Elias subisse ao céu num redemoinho (2 Reis 2:11)

“E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.”

7. Os Apóstolos já conheciam a fama de Elias como o “profeta do fogo” e, quiseram imitá-lo (Lucas 9:54)

“E os seus discípulos, Tiago e João, vendo isto, disseram: Senhor, queres que digamos que desça fogo do céu e os consuma, como Elias também fez?”

8. João Batista, o mais fiel “tipo” de Elias pregava um “batismo de fogo” (Mateus 3:11)

“E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo.”

E por estes e outros fatos que Elias ficou conhecido como o “profeta do fogo”.

História do profeta Elias

Lições que aprendemos sobre Elias ser conhecido como “profeta do fogo”:

Existem várias lições que podemos aprender sobre Elias ser conhecido como “profeta do fogo”. Aqui estão algumas:

1. A fidelidade a Deus é mais importante do que a popularidade.

Elias enfrentou grande oposição ao desafiar os profetas de Baal, mas ele permaneceu fiel à sua crença em Deus, mesmo que isso o colocasse em perigo.

2. Deus é o único Deus verdadeiro.

Elias demonstrou que Deus é o único Deus verdadeiro, capaz de realizar milagres e responder às orações daqueles que confiam nele.

3. A importância da oração.

Elias era um homem de oração e isso lhe deu a força para enfrentar as adversidades. Ele confiou em Deus em todas as situações e isso o fortaleceu para cumprir sua missão.

4. O poder da fé.

Elias demonstrou o poder da fé em Deus através de seus milagres e de sua confiança em Deus, mesmo quando enfrentava situações difíceis.

Essas lições podemos aplicar em nossas próprias vidas. Nos lembrando da importância de permanecer fiéis a Deus, orar constantemente, buscar o arrependimento, exercer nossa fé e confiar que Deus é capaz de realizar coisas incríveis em nossas vidas.