3 “ovelhas” que se perderam e foram encontradas pelo Senhor

Hoje quero compartilhar com você uma mensagem que Deus me deu sobre 3 “ovelhas” que se perderam e o Senhor, nosso Pastor, buscou. Em Lucas 15, Jesus contou uma das mais lindas histórias, a ovelha perdida. A parábola está registrada assim:

3 E ele lhes propôs esta parábola, dizendo: 4 Que homem dentre vós, tendo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa no deserto as noventa e nove, e não vai após a perdida até que venha a achá-la? 5 E achando-a, a põe sobre os seus ombros, gostoso; 6 E, chegando a casa, convoca os amigos e vizinhos, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei a minha ovelha perdida. 7 Digo-vos que assim haverá alegria no céu por um pecador que se arrepende, mais do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.

Lucas 15: 3-7

No contexto desta parábola os fariseus e os escribas estão murmurando porque os publicanos e pecadores se achegavam para ouvir Jesus. “E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles.” (Lucas 15:2)

Jesus, então, conta a parábola da ovelha perdida seguida por mais duas histórias, a da dracma perdida e do filho pródigo.

Podemos perceber algo comum nestas 3 histórias:

  1. Em cada uma delas havia algo que se perdeu;
  2. Em cada uma delas havia algo que foi achado;
  3. E havia muita alegria por parte de quem encontrou o que estava perdido.

Embora as três histórias nos ensinem uma verdade com lições específicas, aqui vamos focar na parábola da ovelha perdida. A mensagem central desta história, é que Deus, o nosso Pastor, busca as “ovelhas” que se perdem, nós.

Vamos dar uma olhada na história bíblica e ver “algumas ovelhas se perderam” e descobrir como Deus as buscaram.

1. Davi

A história de Davi é motivadora sobre como Deus escolhe não pela aparência, mas pelo coração. No entanto, Davi não era perfeito e livre de cometer erros. Apesar de suas muitas qualidades, ele também teve o seu momento de deslize. Davi foi uma ovelha perdida.

Em que momento Davi se perdeu? Bom, é uma longa história, mas vamos resumir. Um certo dia, quando seu exército saiu para a batalha, Davi resolve ficar em casa. Ao dar uma volta pelo terraço do palácio, ele avista Bate-Seba se banhando e a deseja.

Como Davi se perdeu como “ovelha de seu pastor”? O coração de Davi não soube se contentar com aquilo que a graça nos dá e não nos dá. Ou seja, Deus pela sua bondade, havia dado muito para Davi, porém, existia coisas que Deus não lhe deu. Davi precisa entender que Deus nos dá limites. Precisamos ter contentamento e saber viver com aquilo que a graça nos dá e o que ela não nos dá.

Então Davi ao invés de valorizar e dar graças a Deus por aquilo que tinha, ele cobiça a mulher de Urias e comete adultério com ela. Não bastasse isso, Davi tentando esconder o pecado, planeja a morte de Urias.

A “ovelha” Davi se perdeu e precisava ser buscada. Mas, como o Sumo Pastor a buscou? Bom, Deus envia o profeta Natã que o repreende pelo seu pecado (2 Samuel 12:1-15), e Davi se arrepende. Que boa notícia! A “ovelha Davi” foi achada!

O Sumo Pastor buscou Davi, colocou em seus ombros, levou para casa e curou suas feridas. Em um momento de sua vida, Davi se perde, mas a misericórdia de Deus o encontra. Hoje não lembramos de sua história como perdedor, mas o homem segundo o coração de Deus.

2. Elias

Elias é outra “ovelha que se perdeu” e se achou. Sua história de coragem começa em 1 Reis 17 onde ele desafia Acabe e profetiza que não haveria chuva. Além disso, Elias era dirigido pela palavra do Senhor e vivia aos cuidados de Deus.

Mas, como Elias se encaixa na parábola da ovelha perdida? Vamos lá! Após vencer o desafio contra os profetas de Baal no monte carmelo, Jesabel ameça matar Elias. Apesar de sua coragem e ousadia, o profeta Elias era um homem sujeito as mesmas fraquezas nossas. E Elias temendo as ameaças de Jesabel e frustrado achando que estava só, ele resolve fugir.

A ovelha começa a se perder. Depois de não querer mais viver, Elias se esconde em uma caverna. Mas, como o Sumo Pastor buscou a ovelha perdida? Deus vai até onde estava o profeta e lhe dá uma mensagem, vamos ver o que a Bíblia diz:

11 E Deus lhe disse: Sai para fora, e põe-te neste monte perante o SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento que fendia os montes e quebrava as penhas diante do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e depois do vento um terremoto; também o SENHOR não estava no terremoto; 12 E depois do terremoto um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e depois do fogo uma voz mansa e delicada.

1 Reis 19:11-12

Para resumir a mensagem de Deus, Ele disse ao profeta que ainda tinha muito trabalho para Elias e que ele não era o único, havia ainda sete mil que não se dobraram a Baal.

A ovelha perdida foi achada! Elias aprendeu que Deus cuida dos seus, embora não como queremos. A história de Elias não termina como ele perdedor, mas como um profeta arrebatado e que apareceu no monte da transfiguração junto a Moisés e Jesus.

3. Pedro

Pedro é outro personagem bíblico que se encaixa na parábola da ovelha perdida. Sua trajetória revela altos e baixos desde pescador até se tornar apóstolo de Jesus. Mas, como Pedro se perdeu como a ovelha da parábola?

Pedro estava entre os 12 discípulos escolhidos por Jesus para estarem com o Mestre aprendendo e se preparando para continuarem a obra.

Pedro era um discípulo que se destacava estando sempre entre os 3 mais íntimo de Jesus. Ele viu milagres, ouviu ensinamentos profundos e até experimentou o sobrenatural de Deus onde caminhou sobre as águas.

No entanto, Pedro estava aprendendo e ainda não compreendia os planos de Deus, principalmente sobre a cruz de Jesus. E é aqui que a “ovelha” começa a se perder.

Apesar de Jesus avisar várias vezes sobre sua trajetória, parece que os discípulos estavam não levavam a sério a mensagem. Talvez, Pedro esperasse a perseguição contra Jesus, mas que o Mestre fizesse alguma coisa para se escapar, pois, Ele era o Messias.

Para resumir, a história você conhece, Pedro nega a Jesus três vezes. A “ovelha se perdeu”. Mas, como o Sumo Pastor busca sua ovelha? Ele se apresenta de uma forma surpreendente realizando mais um milagre (João 21).

Após o milagre e uma refeição com os discípulos na praia, o Pastor Jesus busca sua ovelha Pedro que estava perdida. Ele fala diretamente com o discípulo fazendo uma afirmação de seu chamado três vezes.

A ovelha foi achada e na história de Pedro ele não termina como perdedor, mas como um apóstolo que iria glorificar o Mestre através de sua morte. Pedro também deixou vários ensinamentos preciosos para a igreja através de suas 2 epístolas, 1 e 2 Pedro.

O que aprendemos com essas histórias?

Tanto Davi como Elias e Pedro, tiveram seus momentos em que se afastaram do propósito de Deus e se tornaram como aquela ovelha perdida da parábola. Porém, na sua infinita misericórdia, Deus, como um pastor buscou a cada ovelha perdida.

Como na parábola, Deus as achou, colocou em seu ombro e as levou para casa e houve muita alegria. Houve erros, mas também houve arrependimento sincero.

Davi, Elias e Pedro, tiveram da parte de Deus uma oportunidade para “voltarem para casa” e eles aproveitaram. No entanto, é triste saber que muitas outras pessoas tiveram a mesma oportunidade de se acharem, mas infelizmente rejeitarão.

Como a ovelha da parábola, podemos nos perder, mas o Sumo Pastor vai ao nosso encontro para trazer de volta. Agora, se vamos aceitar ser levado em seus ombros para a casa, depende de cada um de nós. Que possamos atender a voz do Sumo Pastor Jesus nos chamando para junto Dele, pois, haverá alegria no céu. Deus te abençoe!

André Lourenço

Bacharel e professor de Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É autor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp