3 coisas que você não encontrará no céu
Quando a maioria das pessoas pensa no céu, elas pensam “positivamente” sobre o que ou quem estará lá. Isso é incrivelmente valioso.
Precisamos de um foco vivificante em quem estará no céu: os anjos de Deus, o povo de Deus e o próprio Deus!
Mas também podemos nos beneficiar pensando “negativamente” sobre o que não estará no céu.
Os dois últimos capítulos da Bíblia nos dizem que nos novos céus e nova terra não haverá mais morte, luto, choro ou dor (Ap 21:4). Não haverá pessoas no céu que sejam covardes, infiéis, detestáveis, assassinos, sexualmente imorais, feiticeiros, idólatras ou mentirosos (Ap 21:8 e 22:15). Nada impuro jamais entrará no céu, nem qualquer um que faça o que é detestável ou falso (Ap. 21:27). Não haverá nada amaldiçoado no céu (Ap 22:3)!
Todos nós vivemos sob a maldição do pecado agora, mas as coisas serão felizmente diferentes no céu.
1. Não há mais problemas de saúde
Aqui na terra, todo ser humano lida com algum tipo de problema de saúde.
Não são apenas as “grandes” doenças cardíacas e câncer, mas também milhares de outros desafios médicos, sejam eles relacionados ao peso, doenças ou outras coisas que nos incomodam fisicamente.
Mas não haverá mais dessas lutas para o povo de Deus no céu, quando estivermos vestidos com nossos corpos ressurretos perfeitos (1 Co 15:42-44). Não haverá mais câncer ou colonoscopias, doenças cardíacas ou hospícios no céu!
Ou considere coisas menores, como procedimentos odontológicos. Quando extraí meus dentes do siso, foi à moda antiga, com anestesia local e alicate. Não foi tão ruim até que meu dente inferior esquerdo quebrou ao meio, fazendo minha cabeça já tonta girar mais rápido. O dentista passou o que pareceram horas tentando controlar o dente parcial ainda encaixado em minhas gengivas.
Embora sejam coisas pequenas perto das grandes, estou feliz que não haverá mais dor de dente no céu. Não haverá mais cáries, obturações, extrações, pontes ou implantes. Problemas dentários e dor, como todos os problemas de saúde, são parte das coisas anteriores que não existirão no céu (Ap. 21:4).
2. Não há mais problemas emocionais
Depois, há os problemas emocionais que muitos de nós enfrentamos. O Instituto Nacional de Saúde Mental estima que quarenta milhões de adultos nos EUA, quase um em cada cinco, sofrem de algum tipo de transtorno de ansiedade.
No céu, à medida que o povo de Deus desfruta do cuidado e da provisão de seu Pai, não deve haver preocupações.
Os novos céus e a nova terra serão o ambiente perfeito, repleto de relacionamentos de puro amor, que não deixa espaço para ataques de pânico, ansiedade social ou medos. A vida plena e abundante no céu estará completamente livre de ansiedade debilitante (Jo 10:10).
Claro, a ansiedade é apenas um dos muitos problemas emocionais com os quais as pessoas lutam nesta vida.
Nosso centro de aconselhamento cristão local ajuda pessoas com abuso, vício, controle da raiva, depressão, problemas familiares, luto, aconselhamento matrimonial, problemas parentais e controle do estresse, só para citar alguns.
Aqui nós temos dores de cabeça e de coração, mas não teremos mais no céu!
3. Não há mais problemas de segurança
No fundo, os humanos desejam estar seguros e protegidos. É por isso que investimos em segurança. É por isso que temos fechaduras em nossas janelas, portas e contas de computador.
A boa notícia é que no céu, sob o governo do Messias, o povo de Deus viverá em segurança (Mq 5:4). No céu não haverá mais tiroteios nas escolas, roubos ou sofrimento. Sem malfeitores no céu, não precisaremos de departamentos de polícia ou militares. Não haverá mais conflitos internacionais no céu porque todos ali desfrutarão de uma cidadania comum com um Senhor comum (Filipenses 3:20).
O povo de Deus de todas as nações, tribos e línguas adorará a Deus em paz harmoniosa sob o reinado do Príncipe da Paz (Ap 7:9)!
À medida que o aniversário recente de minha esposa se aproximava, perguntei como ela gostaria de celebrá-lo. Ela teve uma ideia sobre um passeio em família para a feira estadual (o que nós fizemos). Mas na noite de seu aniversário real, ela anotou em nosso calendário seu plano de participar de uma aula de defesa pessoal feminina na YMCA. Algo está profundamente errado aqui!
Mas no céu não haverá mais necessidade de aulas de autodefesa. Chega de carregar maça. Chega de se preocupar com nossos entes queridos. Não há mais necessidade de educar as crianças sobre “toque bom” e “toque ruim”. Não há mais retirada dos guardas noturnos.
Conclusão sobre o que não encontraremos no céu
Em suma, quando paramos para pensar sobre o que tornará o céu tão celestial é o que não estará lá.
Quando João descreve as maravilhas do novo céu e nova terra, ele inclui um foco principal no que não está lá (Ap. 21:4, 21:8, 21:27, 22:3, 22:15). Nós também precisamos focar nisso.
Todas as maneiras horríveis que o pecado afeta o mundo, serão vencidas. Para todo sempre e para nunca mais voltar.
Como seguidores de Jesus, podemos encontrar esperança vivificante pelo “pensamento negativo” sobre o que não estará no céu.