Apocalipse 2:8-11: As 3 Verdades que precisamos crer diante do sofrimento

Nós estamos quebrados vivemos em um mundo quebrado. Isso significa dizer que sofreremos e faremos pessoas sofrerem. O sofrimento faz parte da experiência humana da mesma forma que as bençãos. Algo que nem sempre nos atentamos é que, comumente, o maior sofrimento reside no como lidamos com as aflições que vivemos, e não na própria aflição.

Somos tendenciosos a reagir mal as adversidades que experimentamos e isso leva nossos corações ao desespero, medo e ansiedade. No final, continuamos enfrentando as dores externas, mas somamos a elas as dores internas.

A Palavra de Deus é o que pode nos dar esperança. Em Apocalipse 2: 8-11 encontramos uma carta escrita a igreja em Esmirna.

Aquelas pessoas estavam enfrentando aflições e o próprio texto nos diz que as coisas iriam piorar, por isso o Senhor Jesus estabelece três verdades que precisam ser o fundamento sobre o qual nós enfrentaremos as aflições da vida. Do contrário seremos capturados pelo desespero.

Primeira verdade – Deus está presente! (Apocalipse 2:9)

A primeira verdade é que Deus se importa com suas circunstâncias. Em meio aos sofrimentos somos enganados por uma mentira sobre Deus. Pensamos que Deus não se importa conosco ou que Ele está distante de nós.

Em Apocalipse 2:9 Jesus diz àquela igreja sofredora “Eu conheço as suas aflições e a sua pobreza”.

Não se engane, Jesus é aquele que está próximo dos seus. Se você é um filho de Deus pode descansar nessa verdade, o Senhor conhece você, conhece sua aflição, sua necessidade e o que tem te causado problemas. Ele está presente!

Segunda verdade – Não temas! (Apocalipse 2:10)

A segunda verdade é: você não tem o direito de ter medo. Isso é bem estranho as nossas mentes, mas os filhos de Deus têm o dever de temer, única e exclusivamente, uma pessoa, Deus.

Nossos demais temores são fundamentados em uma preocupação exagerada conosco mesmos nesse plano terreno da vida.

Em Apocalipse 2:10 o Senhor Jesus diz “não tenha medo do que você está prestes a sofrer”.

O diabo estava prestes a perseguir duramente aquelas pessoas, Jesus sabia disso, mas exorta aqueles crentes a não temerem.

Nossa mentalidade cristã moderna nos faz pensar que devemos nos proteger ao máximo, mas a lógica de Cristo é que já possuímos a certeza da coroa da vida, e que ela é irrevogável, logo não precisamos temer por nossa vida terrena, visto que temos vida eterna nos aguardando.

Olhando por essa perspectiva, como disse Paulo “o morrer é lucro”. Por isso, coragem, sua vida é eterna, os sofrimentos passageiros.

Terceira verdade – A vitória é certa (Apocalipse 2:11)

Essa é a terceira verdade que deve ser nosso fundamento. Sempre teremos a promessa e esperança da glória eterna.

Em Apocalipse 2:11 Jesus diz que “o vencedor de modo algum sofrerá a segunda morte”.

No contexto de Apocalipse, segunda morte significa condenação eterna no lago de fogo, separado definitivamente de Deus que é a fonte de vida.

O salvo tem a esperança dessa glória eterna, ele é vencedor porque está em Cristo e Ele venceu a morte.

Não temos mais o que temer, pois há uma glória sublime nos aguardando, podemos olhar para os sofrimentos do presente com a certeza de que eles “não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós”.

Conclusão

Você está sofrendo? Isso é triste, mas não é o fim! Confie no caráter do Senhor, Ele sabe e está presente.

Confie nos planos eterno do Senhor, se você crê em Cristo não precisa ter medo, pois a cora da vida está garantida a você.

E confie na vitória do Senhor, Ele venceu a morte e se você está nele pela fé, a morte não tem poder sobre você!

Valter Dias Junior

Sou professor e expositor das Escrituras, trabalho em um Instituto Bíblico de confissão doutrinária conservadora. Amo ensinar qualquer coisa, principalmente a Palavra de Deus.
Botão Voltar ao topo