O céu tem ruas de ouro literalmente?

É muito popular as pessoas dizerem que quando eu chegar ao céu, vou andar pelas ruas de ouro. Você já se perguntou se o céu literalmente tem ruas de ouro? 

Primeiramente, quero dizer que gostaria de passar um tempinho aqui falando sobre o céu, que é nosso lar eterno. 

Ainda mais agora, é bom pensar onde passaremos a eternidade. O céu é um lugar incrível e a eternidade é muito tempo, por isso, você deve saber mais sobre ele.

De onde vem o ditado sobre as ruas de ouro do céu?

A ideia de ruas de ouro na verdade vem da Bíblia, no livro do Apocalipse. Vamos ler o texto primeiro e então podemos explicá-lo.

“Os fundamentos dos muros da cidade foram decorados com todo tipo de pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe, o segundo safira, o terceiro ágata, o quarto esmeralda,  o quinto ônix, o sexto rubi, o sétimo crisólito, o oitavo berilo, o nono topázio, o décimo turquesa, o décimo primeiro jacinto e o décimo segundo ametista. Os doze portões eram doze pérolas, cada portão feito de uma única pérola. A grande rua da cidade era de ouro puro como vidro transparente.” – Apocalipse 21:19-21

Neste capítulo, João está descrevendo uma cidade, que é a Nova Jerusalém. Esta cidade é adornada com os mais belos tipos de pedras preciosas e joias. 

Dentro desta cidade, há uma grande rua feita de ouro. A palavra para ouro no grego é a palavra “chrusion” que significa ouro ou pedaço de ouro. 

Quando você olha para isso no contexto, é seguro dizer que o céu literalmente tem uma rua de ouro. A Bíblia não menciona ruas de ouro, mas, ela menciona a grande rua daquela cidade como sendo de ouro. 

Não só as ruas, mas a cidade de ouro?

Há algo mais que você pode apontar que o ajuda a entender por que o céu tem literalmente uma rua de ouro. Você encontra isso no versículo 18:

“O muro era feito de jaspe, e a cidade de ouro puro, pura como vidro”. – Apocalipse 21:18

Não só a rua desta cidade era feita de ouro, mas toda a cidade também era feita de ouro. O que torna este ouro único é o nível de pureza que está associado a ele. 

Este ouro é tão puro quanto o vidro transparente. No entanto, quando o ouro é extraído ou prospectado, nunca é encontrado nesta condição. 

Para chegar a um nível de pureza o ouro é obrigado a passar pelo fogo do refinador. 

Em 1 Coríntios 3, Paulo fala sobre como nossas obras serão provadas com fogo. Além disso, as obras edificadas sobre o fundamento de ouro, prata e metais preciosos serão reveladas por sua qualidade. 

Nesta cidade, este ouro já foi refinado e apresenta-se como um ouro que ninguém jamais viu.

O que mais sabemos sobre a rua nesta cidade?

“Então o anjo me mostrou o rio da água da vida, claro como cristal, que fluía do trono de Deus e do Cordeiro no meio da grande rua da cidade. De cada lado do rio estava a árvore da vida, dando doze colheitas de frutos, dando o seu fruto de mês em mês. E as folhas da árvore são para a cura das nações”. – Apocalipse 22:1-2

De acordo com a revelação de João, não só a rua é feita de ouro, mas há um rio de água da vida correndo por esta cidade. 

Observe a descrição da água, clara como cristal. Na Bíblia, a água simboliza vida, refrigério e fertilidade. É também um símbolo do Espírito Santo

Lembre-se que Jesus disse do seu ventre fluirão rios de água viva (João 7:38). 

Também acho surpreendente o contraste entre Gênesis 1 e Apocalipse 22. Ou seja, capítulo inicial de Gênesis contrasta com o capítulo final de Apocalipse.

A princípio, Gênesis 1:2 nos dá uma imagem de escuridão vazia com o Espírito de Deus fluindo sobre as águas. 

Por outro lado, Apocalipse 22 nos dá uma imagem da água vivificante que produz alimento para os habitantes daquela cidade. 

O tema consistente que percorre esta cidade

Quando você considera a qualidade do design desta cidade, além de sua beleza, há uma coisa que fica evidente. É a pureza desta cidade.

  • “Ele brilhou com a glória de Deus, e seu brilho era como o de uma jóia muito preciosa, como um jaspe, claro como cristal.” – Apocalipse 21:11
  • “O muro era feito de jaspe, e a cidade de ouro puro, pura como vidro.” – Apocalipse 21:18
  • “A cidade não precisa de sol nem de lua para brilhar sobre ela, porque a glória de Deus a ilumina, e o Cordeiro é a sua lâmpada.” – Apocalipse 21:23
  • “Nada impuro jamais entrará nela, nem qualquer um que faça o que é vergonhoso ou enganoso, mas somente aqueles cujos nomes estão escritos no livro da vida do Cordeiro.” – Apocalipse 21:27

A beleza desta cidade é exatamente o oposto do desafio de viver nos dias de hoje. Esta cidade é pura e nunca será contaminada com a impureza do pecado. 

Nunca vivemos um dia sem sentir o impacto do pecado em nossas vidas. Não consigo nem imaginar como será viver para sempre e nunca mais ter que lidar com o pecado. Portanto, esse será realmente um dia glorioso.

Seu futuro lar, sua realidade presente

Para aqueles que depositam sua confiança em Cristo, o céu é nosso futuro lar. Você deve esperar pelo dia em que sua fé será vista e você poderá ver Jesus face a face. 

No entanto, como você vive neste corpo, você deve fazer do céu sua realidade presente. Mas, o que quero dizer com isso? 

Você vive aqui em preparação para viver lá. Considere estes versículos em Filipenses.

“Mas a nossa pátria está nos céus. E dali aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, o qual, pelo poder que o capacita a colocar todas as coisas sob seu controle, transformará os nossos corpos humildes, para que sejam semelhantes aos seus. corpo glorioso.” – Filipenses 3:20-21

Embora neste corpo lutemos contra nossa natureza pecaminosa, nos esforçamos para viver uma vida santa e cheia de justiça. Uma das razões pelas quais fazemos isso é porque estamos nos preparando para nosso lar eterno. Observe então, o que João diz.

“Bem-aventurados os que lavam as suas vestes, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.” – Apocalipse 22:14

Você não espera chegar lá para começar a viver para o céu. Mas, você começa a viver para isso agora. 

Amar Jesus, honrá-lo com sua vida e agradá-lo, ir para o céu e literalmente andar na rua de ouro que não começa então que tudo começa agora.

“Queridos amigos, agora somos filhos de Deus, e ainda não foi revelado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando Cristo se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos como ele é. esperança nele se purificam, assim como ele é puro”. – 1 João 3:2-3

Pensamento final

A rua do ouro. O rio da vida com águas cristalinas. A luz de Deus enchendo a cidade. A capacidade de ver Jesus face a face. Isso é o céu. 

Vimos que o céu tem literalmente uma rua de ouro, mas você também deve ver que o céu é muito mais do que isso. 

Como falamos sobre o céu, há apenas uma maneira de chegar lá. Você deve aceitar Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. Ele é a porta e a única maneira pela qual você entrará naquela cidade. Se você não o aceitou, faça-o hoje porque Deus o ama muito e quer que você esteja com ele por toda a eternidade. Aqui está uma oração simples que você pode fazer.

Senhor Jesus,
eu confesso meus pecados hoje e peço que me perdoe e entre no meu coração. Eu confio em você completamente para minha salvação. Obrigado por me fazer parte de sua família.

Se você fez essa oração com toda a sinceridade, seja bem-vindo à família e saiba que um dia nos veremos no céu.


Autor Clarence L. Haynes Jr.  

Botão Voltar ao topo