5 dicas para os pais criarem seus filhos com ternura
Pais, vocês tem criados seus filhos com ternura? A ordem aos pais em Efésios 6:4 é “criá-los”. A palavra traduzida como “criá-los” significa “nutrir, prover com terno cuidado”. Ternura é sensibilidade para com os outros.
Homens masculinos são homens ternos. Isso não significa que eles deixem de ser fortes com seus filhos; significa apenas, que há um lado terno em sua força.
As crianças podem rapidamente ficar amarguradas com os pais, quando falta ternura.
Contudo, permita-me contar um segredo: é mais fácil para mim definir a ternura, do que praticá-la. Essa é uma fraqueza minha.
Algumas pessoas, no entanto, são ternas por personalidade e temperamento. Eu não sou. É algo que passei a vida inteira aprendendo a superar, porque se eu permitir que isso não seja controlado, posso acabar amargando meus filhos. E agora tenho netos. Não posso me dar permissão para ignorar isso à medida que envelheço, e você também não pode.
É por isso que trabalho nisso todos os dias da minha vida. Infelizmente, como pai, sei que não estou sozinho nessa fraqueza, então vamos dar uma olhada mais de perto.
O que é ternura?
A ternura tem diferentes facetas, como um diamante cuidadosamente lapidado. Se você olhar para a ternura de um ângulo, verá simpatia. De outro, você notará compaixão. A ternura também carrega as posturas de receptividade, calor e bondade.
Nossos filhos precisam sentir essas coisas de nós, e de nossas esposas também. É especialmente importante que os pais sejam ternos com suas filhas. Um homem que não transmite aceitação, calor, ternura e compaixão, pode facilmente amargar sua filha.
Se uma jovem tem um relacionamento caloroso, amoroso e terno com seu pai, ela não trará para o casamento os sentimentos profundamente arraigados de alienação, que afligem as jovens, sem esses pais.
Intuitivamente, ela espera que o marido a trate com ternura, assim como seu pai a tratou. Ela procurará se casar com um homem, com as mesmas características positivas e ternas que desfrutou com seu pai.
Deixe-me sugerir cinco dicas que podem ajudar um homem a desenvolver ternura com seus filhos.
Aqui estão as 5 dicas para os pais criarem seus filhos com ternura:
1. Ouça-os e respeite seus sentimentos
As crianças, contudo, precisam sentir que você é o tipo de pai, que para e ouve.
Você quer que seus filhos venham até você, quando tiverem alguma preocupação em seus corações, ao invés, de se voltarem para seus colegas, que estão tão confusos quanto eles?
O respeito é fundamental, entre pais e filhos. Portanto, como a bíblia, nos ensina, para amar nossos filhos e não os irritar. Efésios 6
2. Peça perdão
Se você estiver errado ou muito duro com eles, confesse claramente, admitindo seu erro e peça perdão.
Não dê desculpas; faça uma confissão. Diga isso com um coração arrependido, e eles irão respeitá-lo e crescer o seu amor, por você.
Não é errado os pais pedirem perdão para um filho, errado é quando os pais erram e não reconhecem.
Lembre-se, embora somos pais, podemos cometer erros para com nossos filhos, e quando pedimos perdão, estamos ensinando uma grande lição para eles.
Evite errar, mas se errar, peça perdão.
3. Ouça a opinião de sua esposa sobre cada filho
Normalmente, ela está mais sintonizada com as necessidades emocionais deles do que você. Afinal, ela pode ser um tremenda ajudadora, mas você precisa ouvi-la.
4. Seja um incentivador
Dê incentivo verbal aos seus filhos, isso fará de seus filhos, pessoas fortes. O incentivo vai nutri-los e dar-lhes vida.
5. Considere seus temperamentos
Algumas crianças, portanto, por seu próprio temperamento, exigem uma dose extra de ternura de seus pais.
Não adianta você castiga-lá, ou querer lhe passar um sermão, talvez, a melhor coisa a se fazer é, abraça-lá. Espere os ânimos acalmarem, e depois converse sobre o ocorrido.
Finalizo este artigo, dizendo: Pais, criem seus filhos com ternura.