10 maneiras poderosas de Deus falar na Bíblia

A princípio, Deus fala na Bíblia de pelo menos dez maneiras. É importante estar ciente dessas maneiras e depois nos perguntar se estamos realmente ouvindo a Ele.

Deixe-me dar-lhe um breve resumo das maneiras como Deus fala apresentado na Bíblia. Para que possamos ouvir, é vital que notemos não apenas que Deus fala, mas também como Ele fala.

1. Deus pode falar através das circunstâncias.

Deus falou com Jonas primeiro com Sua voz, mas Jonas não ouviu a voz de Deus. Então Deus falou com Jonas através das circunstâncias. Primeiro, sendo engolido por um grande peixe, e segundo quando uma videira cresceu para dar sombra a Jonas, e então a videira secou (Jonas 1-4).

Precisamos examinar nossas circunstâncias e então perguntar se estamos ouvindo o Senhor através dessas circunstâncias.

Faça a si mesmo duas perguntas:

  1. O que está acontecendo na minha vida agora?
  2. O que o Senhor está me dizendo através dessas circunstâncias?

2. Deus pode falar por meio de conselhos sábios.

Isso aparece muito em Provérbios. Quando buscamos conselhos piedosos, podemos ouvir a voz de Deus. Estes conselhos sempre complementam as Escrituras.

Quando buscamos mentores sábios e piedosos no Senhor, não pedimos a eles que ouçam de Deus por nós, mas que confirmem em espírito de oração que o que ouvimos do Senhor está correto.

3. Deus pode falar através da paz.

Paulo, em Colossenses 3:15 afirma que a paz de Deus pode governar em nossos corações.

A palavra ali não significa simplesmente que deva existir a paz, mas, significa que ela deve reinar ou ser um fator decisivo.

Se não tivermos paz sobre uma decisão, então não é do Senhor. Não avance a menos que você tenha paz.

4. Deus pode falar através das pessoas.

Este é um padrão que aparece em toda a Bíblia. Deus usa pessoas sábias e piedosas para a vida de outros e fala através delas.

5. Deus pode falar através de sonhos e visões.

Esta maneira de Deus falar se manifesta na vida de alguns personagens bíblicos. Por exemplo, nas vidas de José, Salomão, Jacó, Pedro, João e Paulo.

Deus não só falava nos tempos bíblicos, mas continua falando dessa maneira em nossos dias. (veja Atos 2: 17 onde Pedro cita Joel 2:28).

6. Deus pode falar através de nossos pensamentos.

Amós 4: 13 diz que Deus nos dá a conhecer Seus caminhos através de nossos pensamentos.

Em Mateus 1: 19-21, enquanto José pensava nas coisas, Deus falou com ele.

Precisamos ter cuidado aqui porque nem todo pensamento em nossa mente vem do Senhor. Os pensamentos também podem ser colocados em nossas mentes pelo Diabo. E podemos simplesmente pensar em coisas por conta própria.

Então, toda vez que temos um pensamento, precisamos julgar se é de Deus. Alinha-se com as Escrituras? Isso contradiz de alguma forma o caráter de Deus?

7. Deus pode falar através de manifestações naturais.

Romanos 1: 18-20 afirma claramente que Deus pode se dar a conhecer pela natureza. A voz de Deus pode ser revelada através de montanhas, água, árvores, prados, paisagens e muito mais.

Em João 12: 27-30, Deus falou do céu, mas quando Deus falou neste incidente, algumas pessoas que estavam por perto pensaram que estavam ouvindo trovões.

Existe a possibilidade de que isso possa acontecer hoje. Às vezes, se ouvimos trovões, ou vemos enchentes, furacões, ventos fortes ou vulcões, pode ser realmente a voz de Deus.

8. Deus pode falar através de manifestações sobrenaturais.

  • Deus falou com Moisés através de uma sarça ardente (Êxodo 3: 1-4).
  • Ele falou com Gideão através de um velo (Juízes 6: 37-40).
  • Ele falou com Saulo na estrada de Damasco através de uma luz brilhante (Atos 9: 1-5).
  • E Ele até falou com Balaão por meio de uma jumenta (Números 22: 1-35).

9. Deus pode falar através da Bíblia.

A Bíblia é sempre a voz de Deus no sentido geral de que Deus inspirou as palavras da Escritura (2 Timóteo 3: 16).

Deus também pode falar especificamente conosco através da Bíblia, chamando a nossa atenção para uma passagem particular, porque a Palavra de Deus é viva e eficaz (Hebreus 4: 12).

10. Deus pode falar através de um sussurro.

Discutimos em um capítulo anterior como Deus pode falar através de uma voz mansa e delicada. Ele falou dessa maneira com Elias (1 Reis 19:.12).

Novamente, o ponto aqui é que se vamos ouvir a voz de Deus, então precisamos ouvi-lo. Precisamos sintonizar a frequência do céu e ouvir a voz de Deus.

Observe a advertência feita em Jeremias 7:13: “Enquanto você está pecando, eu tenho tentado falar com você, mas você se recusa a ouvir”.

Essencialmente, Deus está dizendo aos israelitas que eles fizeram inúmeras coisas más, e Ele estava falando e falando com eles repetidamente sobre isso, mas eles não O ouviram.

Eu amo a promessa feita para nós em Romanos 10:17: “De sorte que a fé vem pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.”

Se você já conheceu uma pessoa de grande fé, então você conheceu uma pessoa de grande audição que sabe ouvir a Palavra de Deus.

Precisamos ouvir verdadeiramente a Deus. Uma vez que O ouvimos, precisamos agir com fé.

Você já ouviu a voz de Deus realmente? Bom, então, agora é a hora de agir com confiança!

Robert Morris.

Botão Voltar ao topo