A Bíblia diz algo sobre beijar antes do casamento?

Embora a Bíblia não nos fale diretamente sobre o beijo antes do casamento, temos o Espírito Santo dentro de nós. À medida que ele nos orienta e nos guia, cada cristão individual será capaz de tomar a decisão certa quando se trata de beijar.

O tema do beijo antes do casamento está cheio de emoções misturadas para muitos cristãos. Muitos dos casais cristãos que conheci esperaram até o dia do casamento para dar o primeiro beijo, enquanto outros casais cristãos que conheci não esperaram até o casamento para dar o primeiro beijo.

Como este é um assunto difícil e cheio de tabus, poucos cristãos falam abertamente sobre esse tema. É preciso falar mais sobre o beijo antes do casamento para ajudar os casais cristãos a saber o que a Bíblia diz.

O que a Bíblia diz?

A Bíblia nunca menciona especificamente o beijo antes do casamento. No entanto, a Bíblia nos diz para evitar a imoralidade sexual, que inclui abster-se de sexo até o casamento (1 Coríntios 6:18, 7:2).

Como o beijo não é tecnicamente relação sexual, muitos acreditam que beijar antes do casamento não é pecado, mas há muitos que acreditam que o beijo não deve acontecer até o dia do casamento. Em última análise, a decisão fica entre o casal cristão e Deus.

É uma questão do coração e das intenções do casal cristão. Beijar em si não é pecado, mas se levar um ou ambos os cristãos a cair em tentação, não deve ser praticado.

Como cristãos, nunca devemos fazer nada que leve outro cristão a cair em pecado (Romanos 14:13; 1 Coríntios 8:9).

Portanto, se sabe que você e seu namorado/namorada cairiam em tentação se você se beijasse antes do casamento, seria melhor se abster de beijar até o beijo de casamento.

Muitos dos casais cristãos que conheci decidiram fazer isso, e isso ajudou a evitar que caíssem em tentação.

Por outro lado, pode ser estranho compartilhar seu primeiro beijo na frente de todos em sua recepção de casamento.

Isso era um medo de uma das minhas amigas que decidiu que ela e seu noivo não se beijariam até o dia do casamento. Apesar desse medo dela, tudo correu bem e como planejado.

Temos o Espírito Santo…

Embora a Bíblia não nos fale diretamente sobre o beijo antes do casamento, temos o Espírito Santo dentro de nós. Ele lidera, dirige e guia-nos em nossa caminhada com Cristo.

Ao meditar na Bíblia, consultar a Deus em oração e render-se ao Espírito Santo, cada cristão individual poderá tomar a decisão certa quando se trata de beijar.

Conforme estabelecido, beijar por si só não é pecado, mas se isso o leva à tentação, é melhor evitar. Quando você está namorando outro crente, deve ser com a mentalidade de ver se essa pessoa é alguém com quem você deseja se casar.

Estabeleça limites…

Os cristãos não devem apenas “namorar por aí”. Seja aberto na comunicação com seu namorado ou namorada e estabeleça limites desde o início.

Se você se sente desconfortável com o beijo ou sente que isso pode levar vocês dois à tentação, seja aberto e diga a eles. Seu namorado ou namorada deve respeitar seus limites. Se eles não respeitam sua opinião e limites, então seria melhor parar de ver essa pessoa.

É de notar que beijar não é o mesmo que dar uns beijos e abraços fortes. O beijo vai mais longe e aumenta o risco de cair em pecado ou ser tentado a fazer sexo antes do casamento. Beijar é curto, gentil e direto ao ponto.

Cuidado com a imoralidade sexual

Embora a Bíblia não fale especificamente sobre beijos e abraços fortes, semelhante ao beijo romântico, fala sobre imoralidade sexual.

Efésios 5:3 diz: “Mas entre vocês não deve haver nem mesmo sinal de imoralidade sexual, ou de qualquer tipo de impureza, ou ganância, porque isso é impróprio para o povo santo de Deus”.

Como Paulo nos diz, não podemos deixar a menor impureza ou imoralidade sexual se infiltrar em nossas vidas.

Deus quer que vivamos uma vida santa e agradável a Ele (Romanos 12:1). Ele não quer que nos envolvamos em comportamentos pecaminosos de qualquer tipo, incluindo imoralidade sexual.

Romance não é pecado, pois Deus criou romance e amor entre marido e mulher, mas Ele não quer que o pecado invada esse vínculo sagrado.

Antes do casamento, um namorado e uma namorada precisam consultar a Deus sobre se beijar é bom ou não. Embora o beijo não seja um pecado em si mesmo, pode levar muitos crentes à tentação.

Só porque alguns crentes cai na tentação pelo beijo não significa que todos os crentes o farão. Esta é uma questão para você decidir entre você, Deus, e seu namorado/namorada.

Namoro e casamento

Namoro e casamento não são a mesma coisa. Os crentes em namoro não podem fazer as mesmas coisas que os crentes casados, pois o casamento é um voto sagrado diante de Deus.

Quando dois crentes estão namorando, eles estão se conhecendo e estão discernindo se seu namorado ou namorada é a pessoa com quem querem se casar.

Durante este tempo é quando os dois crentes precisam construir confiança entre si. Dois cristãos devem namorar um ao outro sem serem influenciados pela atração sexual.

Deus nos disse especificamente que a intimidade sexual é para o casamento. O Senhor não quer que tenhamos esse vínculo com qualquer um porque quando um namoro termina, pode causar muito mais dor se houvesse intimidade sexual antes do casamento.

A Bíblia nos diz que no momento do casamento, a esposa e o marido se tornam uma só carne (Gênesis 2:24). Como se pode imaginar, rasgar uma carne pode ser bastante doloroso.

Quando a intimidade é compartilhada entre dois indivíduos, a vulnerabilidade é exposta, e isso só é seguro dentro dos limites do casamento.

Por que isso importa?

Um beijo suave é bom, desde que não faça com que você ou seu parceiro caiam em pecado. Como afirmei anteriormente, muitos de meus amigos cristãos decidiram esperar até o dia do casamento para beijar sua esposa ou marido, enquanto outros se beijavam durante o namoro, e isso não os levou ao pecado.

Em última análise, a decisão de beijar durante o namoro é entre você, Deus e seu namorado ou namorada. Se você chegou ao conhecimento de que sente que seria muito tentador cair em pecado, então seria melhor evitar beijar.

Por outro lado, se você sentir que você e seu namorado ou namorada não serão tentados a pecar pelo beijo, então tudo bem também. A ideia principal a ter em mente é que devemos glorificar a Deus em nossas ações e evitar que nossos irmãos na fé tropecem.

Assim, a Bíblia não diz nada especificamente sobre o beijo antes do casamento, mas fala muito sobre a imoralidade sexual. Como cristãos, precisamos estar atentos às nossas emoções e não deixar que nossas emoções obscureçam nosso julgamento.

Precisamos nos ater aos nossos limites e conhecer nossas próprias limitações. Conhecendo nossas próprias limitações e lutas, seremos capazes de evitar melhor o pecado e os efeitos posteriores de participar do pecado.

Beijar antes do casamento pode causar muitas emoções diferentes em nossos corações, mas não podemos deixar que nossas emoções anulem nosso conhecimento e nossas convicções. É melhor evitar algo se pensarmos que, de fato, nos levará ao pecado.

Se você sente que é pessoalmente bom beijar antes do casamento ou não, isso é entre você e Deus. No entanto, não julgue os outros se eles tiverem opiniões diferentes das suas. Todo mundo tem direito à sua opinião pessoal, e cada um conhece suas próprias lutas e tentações pessoais.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp