O mistério da trasladação de Enoque

A trasladação de Enoque é um daqueles mistérios relatados pela Bíblia, em Gênesis 5:24 a mesma vai falar sobre esse acontecimento incrível. A princípio, há muitos rumores sobre quem foi esse homem de Deus, e a sua trasladação tem atiçado a curiosidade de muita gente.

Pensando em esclarecer alguns fatos sobre ele, eu resolvi escrever esta matéria. Leia até o final e deixe a sua opinião acerca deste assunto.

Quem foi esse Enoque que andou com Deus?

Primordialmente, nós temos, pelo menos, dois Enoques na Bíblia. O primeiro é o filho mais velho de Caim (Gn 4:17), do qual deriva o nome da primeira cidade mencionada nas escrituras.

O segundo Enoque é aquele que foi o sétimo depois de Adão (Jd 14), da linhagem de Sete, ou seja, o terceiro filho de Adão (Gn 4:25). Esse Enoque foi o pai de Matusalém (Gn 5:21).

Diz a Bíblia que ele andou com Deus, e foram os seus dias trezentos e sessenta e cinco anos (Gn 5:22-23).

Evidências sobre Enoque

Surpreendentemente, no início de 1947, um pastor beduíno da tribo dos tamirés, chamado Muhammad Dib, em busca de uma de suas caprinas no lado ocidental do mar morto, encontrou uma caverna. Quando ele explorou essa entrada sombria, descobriu uns vasos de 60 Cm que estavam cheios de escritos antigos.

Dentre os livros achados em grego koiné estavam alguns atribuídos a Enoque; sendo assim despertou muita curiosidade nos arqueólogos e teólogos até os dias de hoje. De certa forma, o livro de Enoque revela alguns pontos verdadeiros e é mais uma evidência da existência de um Enoque próximo de Deus.

Estes “textos apócrifos” são datados do século III a.C. ao século I d.C. São atribuídos a ele pela tradição, e, pelo que entendemos lendo a carta de Judas, a Igreja primitiva tinha o seu livro como escritos sagrados, ou pelo menos parte dele; já que o mesmo citou o capítulo 2 do livro de Enoque em sua carta, nos versículos 14 e 15.

Todavia, não se aconselha tomar aqueles escritos por “plenamente inspirados” por Deus, já que eles contêm uma história bastante duvidosa quanto à própria origem e também pelo próprio idioma escrito. A maioria dos teólogos acreditam que a “providência” divina já nos presenteou com uma Bíblia completa, ou seja, já temos tudo que precisamos.

Enoque e os Arqueólogos atuais

Primordialmente, o equívoco dos arqueólogos de hoje é bem evidente quanto a esse homem de Deus, para a maioria deles, senão todos, Enoque foi o primeiro ser humano que teve contato com seres extra terrestres. Eles usam os escritos deste santo como evidências para fundamentar suas teorias muitas vezes absurdas.

Sob o mesmo ponto de vista, considerando a Bíblia no geral, pela visão desses “estudiosos da arque”, perceberemos que ela está repleta de história de homens em contato com seres extra terrestres. O livro de Gênesis está repleto dessas evidências. Todavia, chamamos aqueles encontros de Teofania; ou seja, Deus se evidenciando em forma de pessoa física.

Nós sentimos a presença de Deus, isso é uma experiência extra terrestre. Brincadeiras à parte, é só para você entender que, vendo como eles vêm, a nossa experiência também não é deste mundo.

A transladação de Enoque

Deixando de lado a questão polêmica que envolve esse homem, vamos para a parte mais intrigante; a sua trasladação sobrenatural. Diz a Bíblia:

“E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não se viu mais, porquanto Deus para si o tomou”.

Gênesis 5:23-24

Ainda acerca desse homem e sua trasladação, a carta aos Hebreus, que o aponta como comum dos herói da fé, vai dizer:

“Pela fé, Enoque foi trasladado para não experimentar a morte e não foi encontrado, porque Deus o trasladara, visto como, antes da sua trasladação, alcançou testemunho de que agradara a Deus”.

Hebreus 11:5

Esse é o milagre mais desejado e esperado pela igreja de Jesus. A santidade de Enoque, bem como a fé que ele tinha no Todo-Poderoso, fez com que ele alcançasse um bom testemunho diante de Deus. Pelo que podemos observar, tudo isso aponta para a santidade da noiva do cordeiro; ou seja a vida deste justo é o modelo do verdadeiro crente.

Ele Andou com Deus. Segundo alguns  comentaristas, só existem dois homens nas escrituras que a Bíblia usa os termos “andou com Deus”, ou seja: Noé (Gn 6:9) e Enoque (Gn 5:24).

O que significa “andar com andar Deus?

Todos aqueles a quem Deus chamou na Bíblia ouviu este termo, vejamos alguns exemplos:

  • Anda na minha presença e ser perfeito (Gn 17:1p/b);
  • Andareis após o Senhor vosso Deus (Dt 13:4);
  • Paulo disse: Andai nele (Cl 2:6);
  • Obedeçam aos mandamentos do Senhor, o seu Deus, andando em seus caminhos e dele tendo temor (Dt 8:6);
  • Ande em todos os seus caminhos, que o ame e que sirva ao Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração e de toda a sua alma (Dt 10:12);
  • Se vocês obedecerem a todos os mandamentos que mando vocês cumprirem, amando o Senhor, o seu Deus, andando em todos os seus caminhos e apegando-se a ele (Dt 11:22);
  • Amar o Senhor, o seu Deus, e sempre andar nos seus caminhos (Dt 19:9);
  • Vocês andarão nos seus caminhos, que guardarão os seus decretos, os seus mandamentos e as suas ordenanças, e que vocês lhe obedecerão (Dt 26:17);
  • Andem em todos os seus caminhos, obedeçam aos seus mandamentos, apeguem-se a ele e o sirvam de todo o coração e de toda a alma (Js 22:5);
  • E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai, Davi, eu prolongarei a sua vida (1Rs 3:14);

Andar com Deus implica em comunhão, sinceridade, obediência, temor, santidade, pureza, etc. Primordialmente isso exige fé, que é o essencial para vencermos este mundo.

O exemplo de Enoque

Enoque foi um grande exemplo de pureza, santidade, etc., e apesar de tantas pessoas se preocuparem mais com o mistério da trasladação deste homem de Deus, a igreja se preocupa mais com o que levou a alcançar bom testemunho diante de Deus, de maneira que foi trasladado e transformado, podendo desfrutar de uma “existência celestial” sem passar pela morte.

Muitos crentes serão arrebatados sem passar pela morte (1 Ts 4:17). Contudo, é preciso ter uma vida de pureza, pois, diz a Bíblia:

“Segui a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. (Hb 12:14)

A trasladação de Enoque alude a comunhão entre a igreja e Jesus, ou seja à vida de comunhão dos crentes e o arrebatamento como cumprimento da promessa de que os justificados por Cristo estarão para sempre com ele.

Está com você até aqui é motivo de muita satisfação. Deus te abençoe. 

“Foi o Senhor quem fez isto e é maravilhoso aos nossos olhos”. (Sl 118: 23)

Se gostou continue lendo em nosso site:

Mesequias Maadson

Sou acadêmico de Letras e Teologia, poeta, escritor publicado e autor de livro. Com vasta experiência na liderança da E.B.D. da minha igreja por 10 anos, também auxiliei por alguns anos o pastor vice-presidente do ministério. Apaixonado por estudar a Bíblia, compartilho meus conhecimentos por meio de redações e comentários sobre os textos da nossa lição. Além disso, sou compositor de canções românticas e espirituais, disponibilizando músicas para cantores.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp