6 Lições da peregrinação do povo de Israel no deserto
Quando começamos a meditar no livro de Êxodo, se deparamos com a longa história do povo de Israel e de como eles suportaram longos anos de escravidão sob o domínio egípcio. Eles eram um povo oprimido, abusado e maltratado, necessitando urgentemente de libertação e uma forma de escapar. Deus, percebendo sua aflição, não ignorou suas necessidades e, no tempo apropriado, agiu em seu favor.
O povo de Israel passou 40 anos no deserto, peregrinando e viajando rumo à Terra Prometida que Deus lhes havia concedido. Quarenta anos é um período muito longo, e os dias provavelmente foram intensos, quentes e áridos, causando grande cansaço. No entanto, Deus os encontrou onde estavam, dando-lhes garantia de que nada lhes faltaria. Através de cada passo árduo e extenuante, eles aprenderam a confiar plenamente no Deus todo poderoso.
A seguir, apresentamos seis lições que podemos aprender com os anos de peregrinação do povo de Israel vagando no deserto:
1. Deus deu direcionamento para o povo de Israel
“Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.
Êxodo 13:18
Ao primeiro passo que Deus tira o povo de Israel do Egito, Ele os guiou por um trajeto aparentemente mais longo, levando-os pelo deserto perto do mar Vermelho. Essa escolha de rota não foi por acaso; foi uma demonstração do cuidado de Deus em proteger e guiar Seu povo de maneira segura e eficaz. Embora a rota mais curta parecesse mais conveniente, a direção de Deus os conduziu pelo caminho que eventualmente os levaria à libertação definitiva do Egito.
Deus tem direcionamento para nossas vidas também, Ele conhece o melhor caminho para nós, mesmo que não compreendamos completamente seus planos no momento. Portanto, devemos estar dispostos a seguir Sua direção, confiando que Ele nos guiará com amor e propósito, levando-nos eventualmente à liberdade e ao cumprimento de Seus propósitos em nossas vidas.
2. Deus abriu um caminho onde parecia não haver saída
“Então Moisés estendeu a mão sobre o mar, e o Senhor afastou o mar por um forte vento oriental durante toda a noite e transformou o mar em terra seca. As águas se dividiram.”
Êxodo 14:21
Conforme o povo de Israel se aproximavam do mar vermelho, o mar diante deles parecia cada vez maior e mais profundo. Seus olhos estavam fixos no problema, e eles se esqueceram da grandeza de seu Deus. No entanto, Deus não se esqueceu deles.
Ainda que o caminho pelo qual Deus nos direciona não pareça fazer muito sentido, que o Seu tempo pareça inadequado, ou que a espera seja longa, e vagar por lugares desertos seja a última coisa que desejamos, podemos confiar Nele. Sempre. Ele conhece o nosso futuro, vê o quadro geral e tem coisas boas reservadas para nós.
3. Deus os guiou dia e noite
“De dia o Senhor ia adiante deles numa coluna de nuvem para guiá-los em seu caminho, e de noite numa coluna de fogo para iluminá-los…”
Êxodo 13:21
Deus jamais deixou seu povo desamparado em sua jornada. Sua presença constante era um lembrete de que eles não foram abandonados no deserto.
Da mesma forma, Deus não nos deixará desamparados, lutando para encontrar o caminho. Ele nos guiará fielmente. Embora possamos não vê-lo hoje em dia em uma coluna de nuvem ou fogo, temos sua Palavra e o Espírito Santo para nos orientar em todos os momentos.
4. Deus pelejou pelo seu povo
“O SENHOR pelejará por vós, e vós vos calareis.”
Êxodo 14:14
Deus intervém em defesa do seu povo de maneiras extraordinárias, mesmo quando aos nossos olhos humanos não existe meios.
Nunca enfrentamos adversidades sem o amparo do grande Eu Sou. Deus não nos envia para combater nossos inimigos apenas com nossas próprias forças. Ele nos instrui a permanecer firmes, confiantes de que Ele está lutando em nosso favor.
5. Deus alimentou o povo de Israel de forma milagrosa
“Então disse o SENHOR a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.”
Êxodo 16:4
Quando os israelitas estavam com fome, Deus enviou maná; quando estavam com sede, fez água jorrar de uma rocha. Cada dia trazia um novo milagre diante de seus olhos. Era só pegar o maná, beber a água, e aceitar a bênção.
Assim como o povo de Israel peregrinando no deserto, dependia diariamente da provisão divina, também nós precisamos aprender a recorrer a Deus para suprir nossas necessidades. Eles não podiam armazenar; precisavam buscar diariamente. E Deus sempre supriu suas necessidades.
Às vezes, deixamos de reconhecer os milagres de Sua provisão por causa da correria e do estresse. Tentamos resolver tudo sozinhos, acabamos dando voltas sem sair do lugar. Ou então, nos distraímos com coisas que não são tão importantes.
Mas, mesmo nesses momentos, há Sua graça nos esperando. Sua provisão e bênçãos são inesgotáveis. Seus milagres estão presentes todos os dias, visíveis diante de nós. Só precisamos escolher buscá-los e permanecer perto de Sua presença.
6. O caminho para chegar na terra prometida, não é fácil, mas será recompensador
“Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.”
Êxodo 20:2
Deus havia prometido ao povo de Israel uma terra que manava leite e mel, ou seja, uma terra cheia de bençãos. No entanto, o caminho até lá provou a fé daquele povo, levando-os por caminhos onde teriam que depender de Deus como nunca antes.
Talvez você sinta que a bênção está demorando muito para chegar, ou talvez sinta vontade de desistir. Reafirme hoje que Deus é fiel e que Ele usará todas as coisas para fortalecer a sua fé e trazer bondade ao Seu povo. Permaneça firme e continue avançando.
Veja também: A Travessia do Mar Vermelho: Uma Estratégia Divina de Fé e Vitória