5 Benefícios de Estar Cheio do Espírito

Esboço de pregação expositiva em Efésios 5:18-21 com o tema: 5 Benefícios de Estar Cheio do Espírito.

Tema: 5 Benefícios de Estar Cheio do Espírito

Texto-base: Efésios 5:18-21

Propósito Geral: Doutrinário
Propósito Específico: Conduzir o crente a buscar o enchimento do Espírito e a dar graças por isso.

Introdução (Efésios 5:18-21):

Contexto:

Enchei-vos do Espírito” é uma ordem direta de Deus, e Ele espera nossa obediência. Esta é uma instrução no plural, aplicável a todos os cristãos, e não apenas a alguns escolhidos.

O verbo está no presente, indicando que devemos buscar essa experiência continuamente, e não somente em momentos especiais.

Além disso, o verbo é passivo, o que significa que não somos nós que nos enchemos, mas permitimos que o Espírito nos encha.

No contexto bíblico, “encher” não se refere a quantidade ou conteúdo, como se fôssemos recipientes vazios necessitando de um certo nível de combustível espiritual. Em vez disso, “encher” significa “ser controlado por” no âmbito das Escrituras.

A embriaguez com vinho é um exemplo de insensatez. O crente deve buscar a plenitude do Espírito Santo.

Estar pleno do Espírito é ter comunhão com Deus e com os irmãos. Encher-se do Espírito de Deus significa possuí-Lo presente em nós de tal maneira que seja impossível haver algum lugar em nosso espírito que ainda não tenha sido ocupado por Ele.

Transição: A plenitude do Espírito Santo traz ao crente cinco benefícios.

I – O BENEFÍCIO DA COMUNHÃO (v. 19)

A. Expressão Espiritual

1. Hinos e Salmos: A plenitude do Espírito nos leva a cantar hinos e salmos, que são expressões de nossa alegria e devoção (Colossenses 3:16).
  2. Cânticos Espirituais: Inclui cânticos que refletem nosso relacionamento íntimo com Deus.

B. Comunicação Alegre

1. Reuniões Sociais: Nossa comunicação se torna agradável e edificante nas interações sociais.
  2. Culto Divino: Enriquecemos os momentos de adoração com a presença do Espírito.

II – O BENEFÍCIO DA ADORAÇÃO (v. 19)

A plenitude do Espírito transforma nossa adoração de várias formas:

A. Alegria na Adoração

1. Louvor a Deus: O Espírito nos enche de alegria, que se reflete em nosso louvor a Deus.
  2. Exaltação do Senhor: Cantar ao Senhor se torna uma expressão natural da nossa alegria.

B. Relacionamento Vertical e Horizontal

1. Relacionamento Vertical: Mantemos uma conexão íntima e sincera com Deus.
  2. Relacionamento Horizontal: Fortalecemos os laços com os irmãos em Cristo através da adoração conjunta.

III – O BENEFÍCIO DA GRATIDÃO (v. 20)

Estar cheio do Espírito nos ensina a ser gratos de forma constante:

A. Constância na Gratidão

1. Agradecimento em Todas as Circunstâncias: A plenitude do Espírito nos ensina a ser gratos em todas as situações (Filipenses 4:6).
  2. Equilíbrio de Pedidos e Agradecimentos: Mantemos um equilíbrio adequado entre pedidos e ações de graças (Tiago 4:3).

B. Ações de Graças a Deus e ao Pai

1. Em Nome de Jesus Cristo: Agradecemos a Deus e ao Pai em nome de Jesus Cristo, refletindo nossa comunhão com o Espírito.

IV – O BENEFÍCIO DA SUJEIÇÃO (v. 21)

A plenitude do Espírito leva a uma vida de sujeição e serviço:

A. Submissão a Deus

1. Temor e Reverência: Vivemos com temor e reverência a Deus.
  2. Vida de Obediência: A plenitude do Espírito nos leva a uma obediência sincera a Deus.

B. Serviço ao Próximo

1. Amor e Serviço: A plenitude do Espírito nos leva a servir aos outros com amor e humildade.
  2. Submissão Recíproca: Demonstramos submissão mútua em amor (Romanos 12:10).

C. Vida Controlada

1. Restrição Moral: Vivemos uma vida de domínio próprio e moralidade (Gálatas 5:23).
  2. Fruto do Espírito: Produzimos o fruto do Espírito em nossas ações e atitudes.

Conclusão desta pregação:

“Enchei-vos” é uma ordem. Enchei-vos continuamente.

Ser cheio do Espírito de Deus é ser habitado por Ele em plenitude e dirigido por Seu poder.

Enquanto a intoxicação carnal leva à ruína (v. 18), a plenitude do Espírito nos conduz à alegria (v. 19) e a ações de graças (v. 20).

O segredo para uma vida cristã vitoriosa está em estar cheio do Espírito Santo.

Não conseguiremos superar tentações apenas com nossas forças; precisamos da presença constante e poderosa do Espírito Santo em nós.

Confira mais esboços de mensagens.