Jovem, Cuidado com as Distrações do Mundo!

Esboço de pregação expositiva para jovens ,em Atos 20:7-12, com o tema atual: Jovem, Cuidado com as Distrações do Mundo!

TEMA: Jovem, Cuidado com as Distrações do Mundo!

TEXTO: Atos 20:7-12

E, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. (Atos 20:9)

Objetivo – Doutrinário: Alertar os jovens sobre as distrações que podem afastá-los do propósito de Deus e da vida espiritual.

A. Paulo chegou a Tróade, onde havia estabelecido uma igreja (2 Co 2:12):

1. Ele permaneceu uma semana para encorajar os irmãos.
  2. Na noite antes de partir, reuniu-se com eles e prolongou o sermão até a meia-noite.

B. O incidente com Êutico nos ensina lições importantes:

1. Ele estava sentado à janela, um símbolo de distração e perigo.
  2. O episódio revela como as distrações podem afetar nossa vida espiritual.

A janela é um lugar…

I. A JANELA OFERECE DISTRAÇÕES

A. O que representa a janela?

1. Um espaço que nos permite ver o mundo exterior.
  2. Em vez de focar no que está dentro, Êutico olhava para fora.

B. Aplicação:

1. As distrações do mundo (como redes sociais, entretenimento e pressões sociais) podem nos afastar da Palavra.
  2. É fácil nos deixarmos levar pelas coisas temporais, em vez de buscar as eternas.

II. A JANELA DIVIDE O CORAÇÃO

A. Êutico estava dividido:

1. Presente fisicamente na reunião, mas sua atenção estava na janela.
  2. Muitas vezes, os jovens se sentem divididos entre o chamado de Deus e as tentações do mundo.

B. Aplicação:

1. O coração dividido nos impede de experimentar a plenitude da vida em Cristo.
  2. Devemos escolher a quem serviremos (1 Reis 18:21).

III. A JANELA PROVOCA QUEDAS PERIGOSAS

A. Êutico adormeceu e caiu:

1. A distração levou à sua queda física e espiritual.
  2. O descuido pode resultar em consequências graves em nossas vidas.

B. Aplicação:

1. As distrações podem nos levar a decisões imprudentes.
  2. Devemos estar alertas e vigilantes para não sermos pegos de surpresa (1 Pedro 5:8).

IV. A JANELA DEVE SER ABANDONADA

A. Após a ressurreição, Paulo subiu e continuou o culto:

1. Paulo ressuscitou Êutico e voltou para continuar o culto com os irmãos.
  2. Certamente, Êutico não retornou à janela. Ele aprendeu a lição de que estar na janela era arriscado demais.

B. Ficar na janela é correr riscos sérios:

1. Estar à margem, dividido entre o mundo e as coisas de Deus, nos coloca em perigo espiritual constante.
  2. Deus nos dá oportunidades de recomeçar, mas é necessário sair do lugar de distração e caminhar na direção certa (Filipenses 3:13-14).

C. Aplicação:

1. Se você já experimentou uma “queda” espiritual, Deus é poderoso para restaurar sua vida.
  2. No entanto, após ser restaurado, não volte aos mesmos erros. Abandone as janelas de distração e busque o centro da vontade de Deus.

CONCLUSÃO

Como disse Spurgeon: “Lembrem-se de que, se adormecermos durante o sermão e morrermos, não teremos apóstolo algum para nos trazer de volta à vida!”

A. Resumo:

1. A janela simboliza as distrações que podem:

• Nos afastar da verdade (distrações).
  • Dividir nossos corações.
  • Provocar quedas perigosas.
  • Ser abandonada para viver plenamente em Cristo.

B. Apelo:

1. Se você se sente distraído ou dividido, esta é a sua oportunidade de voltar-se totalmente para Deus.
  2. Lembre-se: as distrações do mundo são temporárias, mas a vida em Cristo é eterna.

Dicas para esta pregação para jovem

Estude Atos 20:7-12: Além de ler no mínimo 3x, procure ler também alguns comentários bíblicos desta passagem. Conhecer o texto que você vai pregar te dá mais segurança para falar do assunto. Afinal, este é um dos melhores temas para pregar para jovens. Então, se prepare estudando o texto bíblico.

Faça a aplicação em cada tópico: Nesta pregação para jovem, cada um dos tópicos (lições) responde a “Janela é um lugar…”. Isso significa que em cada tópico tem um lição poderosa que precisa ser aplicada. Foque no último tópico “IV. A JANELA DEVE SER ABANDONADA“, que trará restauração e oportunidade de mudança.

Faça uma pregação para os jovens entenderem: Ou seja, você dever ser simples e falar na linguagem jovem. Mas, isso não quer dizer que você precise usar gírias na pregação, e sim usar exemplos, ilustrações que a juventude entendam. Se você estiver na direção do Espírito Santo, fará isso naturalmente.

Confira os melhores temas de pregações para jovens.