Perguntas de Filemom para os dias modernos

Esboço de pregação expositiva em Filemom 1:1-25 com o tema: Perguntas de Filemom para os dias modernos.

Tema: Perguntas de Filemom para os dias modernos

Texto desta pregação: Filemom 1:1-25

Introdução desta pregação em Filemom:

O contexto do livro:

Esta pequena carta é considerada o maior texto já colocado no papel. Até os incrédulos viram a grandeza desta pequena história. Existem várias maneiras de pregar a partir deste livro. Na verdade, um dos maiores exemplos de redenção e reconciliação em toda a Bíblia está aqui.

A História:

Esta noite, quero abordar este livro de uma forma um pouco diferente e, em vez de tentar nos identificar com Onésimo, quero que tentemos nos identificar com Filemom.

Aqui está um homem cristão que foi muito injustiçado e é chamado a deixar tudo para trás e perdoar. Acredito que há algumas lições aqui para cada crente esta noite. Por favor, dê-me sua atenção enquanto eu prego sobre o assunto, Perguntas de Filemom para os dias modernos.

I. VOCÊ JÁ FOI ERRADO? (v.11, 18)

O qual noutro tempo te foi inútil, mas agora a ti e a mim muito útil; eu to tornei a enviar.

Filemom 1:11

A. O Contexto

Aparentemente, Onésimo roubou propriedades de Filêmon e fugiu, custando muito dinheiro a Filemon. (O preço médio de um escravo era de 500 denários)

B. Ser injustiçado por nossos semelhantes é um fato infeliz da vida!

C. Quando somos injustiçados, devemos saber como reagir.

Se reagirmos como o mundo ensina, colocaremos em risco o nosso testemunho. Se reagirmos como a Bíblia ensina, glorificamos a Deus e apontamos aos homens em Salvador que podem fazer a diferença na vida dos homens.

Observe a seguir, que era como se Paulo fizesse 3 perguntas:

II. VOCÊ TEM CAPACIDADE DE PERDOAR? (v.12)

E tu torna a recebê-lo como às minhas entranhas.

Filemom 1:12

A. O Contexto

Receber = “Tomar para si, Tomar pela mão, Para conceder acesso ao coração.” Literalmente, perdoe totalmente e reconheça

A posição difícil a que Filemom foi nomeado – Se ele fosse tolerante, outros escravos fariam o mesmo, se ele fosse duro, ele prejudicaria seu ministério.

B. Quando somos injustiçados, temos dentro de nós a capacidade de perdoar ou ofender? Estamos ordenados a fazer

C. Quando perdoamos, como Jesus fez, então andamos em amor para com o homem e Deus.

III. VOCÊ TEM CAPACIDADE DE ACEITAR OS OUTROS? (v.15-16)

Porque bem pode ser que ele se tenha separado de ti por algum tempo, para que o retivesses para sempre, Não já como servo, antes, mais do que servo, como irmão amado, particularmente de mim, e quanto mais de ti, assim na carne como no SENHOR?

Filemom 1:15-16

A. Contexto

Quando Onésimo partiu era pecador e escravo; quando voltou era santo e irmão de Filemom. O pedido de Paulo foi que Filemom recebesse Onésimo como irmão em Cristo.

B. Somos capazes de receber todos os homens?

Podemos recebê-los independentemente do que fizeram, do cor da sua pele, de onde vêm, etc.?

C. Como cristãos, devemos praticar o mesmo tipo de facilidades que Jesus praticou, independentemente do que nos fizeram

(O Irmão Pródigo Lucas 15:25-32!)

D. Outros não deveriam ter que atender aos nossos padrões para serem aceitos por nós – Tiago 2:1-9

IV. VOCÊ TEM CAPACIDADE DE AMAR COMO JESUS? (v.17)

Assim, pois, se me tens por companheiro, recebe-o como a mim mesmo.

Filemom 1:17

A. O Contexto

Filemom não teve problemas em amar os santos, v.5. O verdadeiro teste de Sua fé viria quando ele fosse obrigado a amar Onésimo com o mesmo grau de amor. Filemom tinha alguns sapatos grandes para ocupar!

B. O teste da nossa fé é a nossa capacidade de amar os outros como Jesus os ama. Incondicionalmente, sem reservas, de todo o coração!

1. Aplicado aos crentes – 1 João 2:10; 3:11; 14; 17-18; 4:7-8; 11; 20-21
  2. Aplicado a todos os homens – Mat. 22:39

C. Quando somos capazes de amar os outros, apesar do que eles nos fizeram, então, e só então, vivemos o Evangelho.

Conclusão desta pregação em Filemom 1:1-25:

Enquanto você está ouvindo esta pregação, você tem consciência de alguém que o machucou? Talvez você tenha pensado em vingança. Talvez você já guarde rancor dessa pessoa há algum tempo.

Deixe-me dizer uma coisa: quando você guarda rancor, você não está machucando a pessoa de quem está com raiva, você está machucando a si mesmo.

Você nunca poderá experimentar a plenitude do perdão de Deus até que o pratique em sua vida. Não há melhor momento para começar do que agora. Como você respondeu a essas perguntas?

Você está disposto a perdoar, a aceitar, a amar e a seguir o exemplo de Jesus? O verdadeiro poder do Evangelho é manifestado quando vivemos esses princípios em nossas vidas diárias. Que a graça e o amor de Cristo capacitem você a superar qualquer decepção e a refletir o perdão que você recebeu!

Se gostou deste sermão em Filemom 1:1-25, então veja mais pregações: