A graça de Deus nos traz roupas novas – Zacarias 3

Esboço de pregação expositiva em Zacarias 3 com o tema: “A graça de Deus nos traz roupas novas”.

Tema: “A graça de Deus nos traz roupas novas”

Texto bíblico: Zacarias 3

Introdução do sermão:

Muitas vezes nos sentimos indignos e incapazes de fazer a vontade de Deus. Nos vemos como se estivéssemos vestidos com roupas sujas e rasgadas, não merecedores do amor e da graça do Pai. Porém, a história de Zacarias 3 nos mostra que, através da graça de Deus, podemos nos vestir com roupas novas e sermos transformados para cumprir o Seu propósito.

I. O contexto histórico de Zacarias 3:

• O tempo em que Zacarias profetizou
  • O papel de Zacarias como profeta em relação ao povo de Deus
  • O retorno dos judeus do exílio na Babilônia e a restauração do templo em Jerusalém
  • O contexto político e religioso da época

II. A visão de Zacarias:

• A visão de Josué, o sumo sacerdote, diante do anjo do Senhor
  • As roupas sujas de Josué e a acusação de Satanás
  • A intervenção divina para limpar as roupas de Josué e vesti-lo com roupas novas
  • A mensagem de Deus para Josué

III. A intervenção divina:

• A graça de Deus que transforma a situação de Josué
  • O simbolismo das roupas limpas e novas
  • O papel do anjo do Senhor na intervenção divina
  • A importância da santidade e da justiça diante de Deus

IV. A mensagem de Deus:

• A mensagem de esperança e renovação para o povo de Deus
  • O convite para se arrepender dos pecados e ser transformado pela graça de Deus
  • A importância da obediência e fidelidade a Deus
  • O propósito de Deus para a vida de Seu povo

Conclusão desta pregação:

Assim como Josué, muitas vezes nos sentimos indignos e incapazes de fazer a vontade de Deus. Mas a mensagem de Zacarias 3 nos mostra que, através da graça de Deus, podemos nos vestir com roupas novas e sermos transformados para cumprir o Seu propósito.

Não precisamos mais viver com as roupas sujas do nosso pecado e da nossa vergonha, porque Deus nos oferece um novo começo.

Que possamos, como Josué, ser renovados pela graça de Deus e seguir os Seus caminhos para cumprir o Seu propósito em nossas vidas.

Dicas para pregar este sermão em Zacarias 3

• Comece explicando o contexto histórico de Zacarias 3. Explique quem era Zacarias, a época em que ele viveu e a situação do povo judeu naquele momento. Isso ajudará a dar ao sermão um fundo histórico e cultural para o seu público.
  • Em seguida, descreva a visão de Zacarias. Fale sobre a cena que ele viu e sobre as pessoas que aparecem na visão. Discuta o significado simbólico desses elementos e como eles se relacionam com a mensagem geral do texto.
  • Destaque a intervenção divina na visão. Discuta o papel de Satanás e o papel de Deus na remoção da culpa do sacerdote Josué e na provisão das roupas novas. Finalmente, explique a mensagem de Deus em Zacarias 3.
  • Fale sobre como a graça de Deus pode transformar a nossa culpa em perdão e como Ele nos dá roupas novas, simbolizando uma nova identidade e um novo propósito. Faça aplicações práticas da mensagem.

Se você gostou deste sermão sobre Zacarias 3, então veja mais esboços de pregação aqui.