A Providência Divina na Vida de Ester – Pregação em Ester 2

Neste esboço de pregação expositiva em Ester 2, exploramos a história de Ester e como Deus usou sua vida para salvar Seu povo. Discutiremos o papel da providência divina e da coragem na vida de um seguidor de Deus, e como mentores e conselheiros podem nos ajudar a discernir Sua vontade. Afim de te ajudar, listei algumas dicas sobre como pregar este sermão. Confira!

Tema: A Providência Divina na Vida de Ester

Texto bíblico do sermão: Ester 2

Introdução:

A história de Ester é um exemplo vívido da providência divina na vida de uma pessoa. Mesmo em meio às circunstâncias mais difíceis e desafiadoras, Deus estava trabalhando nos bastidores para proteger e abençoar o Seu povo.

O capítulo 2 apresenta como Ester se tornou rainha da Pérsia, e veremos como a mão de Deus esteve presente em cada etapa desse processo.

I. A Busca do Rei por uma Nova Rainha (versículos 1-4)

A. A insatisfação do rei com a rainha anterior

B. O plano de buscar uma nova rainha

C. As qualificações exigidas para as candidatas

II. A Escolha de Ester como Rainha (versículos 5-18)

A. A beleza e graça de Ester

B. A preparação e instrução de Ester pelo tio Mardoqueu

C. A escolha de Ester como rainha

III. A Salvação de Mardoqueu da Conspiração (versículos 19-23)

A. A conspiração contra o rei

B. A descoberta de Mardoqueu sobre o plano

C. O reconhecimento e recompensa de Mardoqueu

Conclusão:

A história de Ester nos ensina que Deus está sempre presente em nossas vidas, mesmo quando não podemos vê-lo. Ele trabalha nos bastidores, colocando pessoas e circunstâncias em nossas vidas para cumprir Seus propósitos.

Podemos confiar que Ele está no controle, mesmo quando as coisas parecem estar fora de controle. Como Ester, devemos estar dispostos a seguir a vontade de Deus e confiar em Sua providência, sabendo que Ele sempre trabalha para o nosso bem e para a Sua glória.

Dicas para pregar este sermão sobre Ester 2

Aqui estão algumas dicas para ajudar na pregação do sermão sobre Ester 2:

1. Contextualize a história: É importante que o público compreenda o contexto histórico em que a história de Ester se desenrola. Explique a situação do povo judeu na Pérsia e as razões pelas quais eles estavam em perigo.

2. Destaque a importância da providência divina: A história de Ester é um exemplo claro da providência divina na vida de uma pessoa. Mostre como Deus agiu nos bastidores para proteger Seu povo e como Ele também pode agir em nossas vidas hoje.

3. Enfatize o papel de Mardoqueu na vida de Ester: Mardoqueu foi uma figura importante na vida de Ester. Ele a preparou para se tornar rainha e a aconselhou a agir com sabedoria. Discuta o papel de mentores e conselheiros em nossas vidas e como eles podem nos ajudar a discernir a vontade de Deus.

4. Mostre como Ester foi corajosa: Ester arriscou sua vida para salvar seu povo. Discuta como a coragem é uma característica importante em um seguidor de Deus e como podemos confiar em Deus para nos dar a força necessária para enfrentar situações desafiadoras.

5. Faça a aplicação para a vida dos ouvintes: Sempre que possível, faça conexões entre a história de Ester e a vida dos ouvintes. Pergunte-se: Como essa história se relaciona com as lutas e desafios que os ouvintes enfrentam em suas próprias vidas? Como eles podem aplicar as lições aprendidas na história de Ester em suas próprias vidas?

6. Use ilustrações apropriadas: Use ilustrações que possam ajudar os ouvintes a visualizar a história e a entender melhor as lições que estão sendo ensinadas. Por exemplo, você pode usar ilustrações da vida de pessoas que confiaram em Deus em momentos difíceis e foram recompensadas por sua fé.

Gostou? Então confira outros temas de sermões: