O que é uma aliança? Definição e visão geral de Concertos (PACTOS) divinos na Bíblia
“Aliança” é uma daquelas palavras que continuam surgindo quando você lê a Bíblia – e certamente quando você a estuda. Quando ouvimos falar de “aliança” hoje, soa como um juridiquês sublime para “contrato” ou “acordo”.
Mas a aliança é um tema de peso que domina as Escrituras: é bom ter uma ideia do que significa na Bíblia.
O que é uma aliança?
Quando a Bíblia menciona uma aliança, está se referindo a um acordo forte e solene entre duas partes . No entanto, as alianças bíblicas são muito diferentes dos tipos de acordos que fazemos hoje em dia:
As alianças transformam dois em um. Quando duas partes fazem uma aliança na Bíblia, elas são unidas e identificadas uma com a outra. Eles podem trocar casacos (1 Sm 18:3-4), ter uma refeição comemorativa (Êx 24:11), e erigir um memorial duradouro para sua promessa (Gn 31:46). No âmago de cada aliança, há uma mudança no relacionamento.
As alianças envolvem promessas. As pessoas não se juntam ao acaso: o acordo geralmente inclui algum tipo de aplicação prática. Às vezes significa não prejudicar um ao outro (Gn 31:50). Às vezes significa proteger uns aos outros (1 Sa 20 ). Às vezes significa concordar em não destruir um grupo de pessoas mais fracas (Js 9:15). Em alguns casos, pode ter consequências eternas — trataremos delas mais tarde.
Os convênios envolvem famílias e linhagens. Na Bíblia, duas partes podem fazer uma aliança que se destina a durar gerações. As gerações seguintes são automaticamente incluídas na aliança e compartilham os deveres e benefícios. Por exemplo, David fez uma aliança com seu amigo Jônatas, mas depois que Jônatas morreu, ele ainda cuidou do parente de Jônatas, Mefibosete (2 Sm 9:7).
As alianças são carregadas espiritualmente. Quando Jacó e Labão concordam em manter a paz, eles não dizem apenas: “Eu farei isso, você fará aquilo. OK?” Eles chamam Deus como testemunha (Gn 31:50). Davi e Jônatas também chamam Deus como testemunha entre eles (1 Sm 20:17). As alianças são levadas a sério, e por uma boa razão: duas pessoas estão se unindo com base em pouco mais do que suas palavras. Eles confiam em um ser divino para responsabilizá-los, o que significa. . .
As alianças não são facilmente quebradas. As pessoas que fazem convênios muitas vezes matam animais para demonstrar o que deve acontecer com aquele que quebra o convênio. Quebrar uma aliança é uma coisa séria. Jônatas clama a Deus para matá-lo se ele não alertar Davi do perigo (1 Sm 20:13). Quando Saul quebra uma aliança que seus antepassados juraram aos gibeonitas, Deus pune Israel com uma fome de três anos (2 Sm 21:1-2).
Quando a Bíblia fala de aliança, geralmente é mais do que apenas uma aliança, e certamente mais do que uma transação de bens e serviços: é um vínculo que o próprio Deus mantém as pessoas.
2 tipos principais de aliança na Bíblia
Existem dois tipos principais de alianças na Bíblia:
Convênios entre homem e homem. Estes são os convênios que analisamos até agora. Eles unem famílias, formam novas famílias e definem relacionamentos entre grupos inteiros de pessoas. Exemplos: Abraão e Abimeleque (Gn 21:22-34), Jacó e Labão (Gn 31), Davi e Jônatas (1 Sm 18:1-5; 20), e casamento (Gn 2:22-24; Ml 2: 14).
Alianças entre Deus e o homem. Esses são os realmente importantes – aqueles que moldam a história da Bíblia, então eles terão os posts futuros do blog só para eles. Algumas coisas tornam esses convênios especialmente especiais:
Deus é Sua própria testemunha. Quando um homem faz um juramento, ele jura por algo superior a si mesmo. Deus não tem essa opção (Hb 6:13).
Algumas das alianças de Deus são completamente incondicionais: não são sustentadas pelo desempenho humano. Quando Deus faz Sua aliança com Abraão em Gênesis 15 , Ele não exige nada de Abraão. Sua aliança com Davi também era incondicional (1 Cr 17 ).
Grande parte da história da Bíblia é moldada em torno das alianças entre Deus e o homem. De fato, o Antigo Testamento e o Novo Testamento são nomeados dessa maneira porque detalham duas grandes alianças entre Deus e Seu povo.
Veja as principais Alianças de Deus que Ele fez com seu povo. Conheça os Concertos (PACTOS) divinos na Bíblia.
Alianças (Pactos) de Deus na Bíblia
1- ÉDEN ➡ (Gênesis 1: 28)
“E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra”.
2- ADÃO ➡ (Gênesis 3:15)
“E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.”
3- NOÉ ➡ (Gênesis 9:1)
” ABENÇOOU Deus a Noé e a seus filhos, e disse-lhes: Frutificai e multiplicai-vos e enchei a terra.”
4- ABRAÃO ➡ (Gênesis 15:18)
“Naquele mesmo dia fez o SENHOR uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates”
5- MOISÉS ➡ (Êxodo 19:5)
“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.”
6- PALESTINA ➡ (Deuteronômio 30:3)
“Então o SENHOR teu Deus te fará voltar do teu cativeiro, e se compadecerá de ti, e tornará a ajuntar-te dentre todas as nações entre as quais te espalhou o SENHOR teu Deus.”
7- DAVI ➡ (2 Samuel 7:16)
“Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre”
8- CRISTO ➡ O NOVO CONCERTO (Hebreus 8:8-13)
“8. Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, Em que com a casa de Israel e com a casa de Judá estabelecerei uma nova aliança, 9. Não segundo a aliança que fiz com seus pais no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; Como não permaneceram naquela minha aliança, Eu para eles não atentei, diz o Senhor.
10. Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo;
11. E não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.
12. Porque serei misericordioso para com suas iniquidades, E de seus pecados e de suas prevaricações não me lembrarei mais. 13. Dizendo Nova aliança, envelheceu a primeira. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.”
Parabéns