Apenas um Toque – Esboço de Pregação em Lucas 8:43-48

Quero compartilhar com você este esboço de pregação em Lucas 8:43-48 sobre a mulher que tocou na orla do manto de Jesus e foi curada. Este é um sermão curto, mas expositivo sobre algumas lições no texto de Lucas 8:43-48 sobre a mulher com fluxo de sangue que tocou em Jesus.

Texto bíblico da pregação: Lucas 8:43-48

Tema da pregação: Apenas um Toque

Introdução da pregação:

O milagre da mulher com fluxo de sangue que tocou em Jesus aparece em três dos evangelhos, Marcos, Lucas e Mateus.

Cada um desses autores da Bíblia nos conta a mesma história, mas com detalhes e visões diferentes. Se você os ler todos juntos, obterá uma compreensão maior deste evento.

Esta história se desenrola em Cafarnaum, próximo do mar da Galileia. Jesus estava ensinando quando foi abordado por um homem chamado Jairo. Ele veio a Jesus angustiado, implorando que Ele fizesse algo por sua filha de 12 anos que estava morrendo. Jesus imediatamente moveu-se na direção da casa deste homem.

Enquanto Jesus estava naquele trajeto, uma mulher na multidão lutava para ser curada de uma doença que já a acompanhava a 12 anos.

Apenas um toque da mulher nas vestes de Jesus fez com que ela fosse curada daquela doença.

Mas o que podemos aprender dessa passagem de Lucas 8:43-48? Aqui estão algumas lições sobre a mulher que tocou em Jesus:

I. A mulher tocou no manto do Mestre porque estava impura.

A. Ela tinha um “fluxo de sangue”, o que na lei judaica significava que qualquer coisa ou qualquer um que ela tocasse seria impuro. Jesus foi a exceção.

B. Precisamos tocar o mestre hoje porque somos impuros.

Somos impuros, não no sentido da lei judaica, mas no fato de termos pecou. “Todos pecaram e carecem da glória de Deus.”

Precisamos confessar nossos pecados todos os dias.

C. Muitas pessoas passam a vida impuras porque não estendem a mão e toque em Jesus.

II. A mulher tocou no manto do Mestre porque estava desesperada. (Lucas 8:43)

A. Ela gastou todo o seu dinheiro em tratamento médico disponível então e ainda não tinha sido curado e limpo.

B. Muitas pessoas hoje estão passando pela vida em desespero silencioso porque não conseguem encontrar cura e paz para seus corações.

C. Estas são as pessoas que são:

1. Cansado, deprimido e sobrecarregado pela vida.
  2.  Hostil e difícil de lidar.
  3.  Deprimido e solitário, precisando de amigos e não sabendo como encontrá-los.

III. A Mulher tocou na pessoa certa. (Lucas 8:44)

A. As pessoas hoje tentam todos os tipos de métodos de “autoajuda” para encontrar paz em seus corações e cura para seus corpos.

Existem muitos programas de TV e livros que as pessoas procuram para encontrar o que eles precisam.

B. O que, ou quem, eles precisam é de Jesus. Ele é a pessoa certa para ir.

1. Seja qual for a causa do desespero, há esperança e paz Nele.
  2. Ele nos convida a ir até Ele, tocá-Lo e encontrar a paz e alegria que precisamos. Mateus 11:28-30.

C. Quando a mulher tocou em Jesus, ela foi curada.

Jesus é a resposta para todos os nossos dilemas hoje:

1. A necessidade de perdão.
  2. A necessidade de paz e tranquilidade.
  3. A necessidade de algum senso de esperança em um mundo aparentemente sem esperança.
  4. Sim, e a necessidade de cura física e espiritual.

Conclusão do sermão em Lucas 8:43-48

O que, ou quem, você está alcançando para tocar a bainha da roupa de hoje? Se você estender a mão para Jesus, você o encontrará voltando para você.

Gostou? Então veja mais esboços de pregação curtas e impactantes.