O que é apologética e por que é importante?

Você sabe o que significa a palavra “apologética” e qual a sua importância para nós, cristãos? Eu sei que a palavra, a princípio, pode nos afastar do assunto, mas prometo que não é algo de difícil compreensão. Me dê um minuto para te explicar um pouco sobre o tema.

Em síntese, a palavra “apologética” significa “defesa da fé”, já que tem sua raíz no termo grego “apologia” que se refere a “defesa” que prova a inocência de um acusado no tribunal, bem como a demonstração de que um argumento é correto.

Biblicamente falando, essa expressão aparece em 1 Pedro 3:15-16ª, que diz: “Antes, reverenciai a Cristo como Senhor no coração. Estai sempre preparados para responder (oferecer apologia) a todo o que vos pedir a razão da esperança que há em vós. Mas fazei isso com mansidão…”

Ou seja, de maneira simplista, a apologética diz respeito a defendermos nossa fé com argumentação sólida e saudável, frente às perguntas que a cultura pós-moderna faz a respeito de Deus e do cristianismo ou às objeções e questionamentos que ela levanta à fé cristã.

Temas importantes da apologética cristã

Alister McGrath, importante professor de Teologia, ex-ateu convicto e grande escritor sobre apologética, resumiu em três pontos os temas mais importantes dentro da discussão de apologética cristã, sendo eles:

  • defesa
  • tradução
  • apreciação.

Defesa

O primeiro ponto que deve ser considerado para se fazer apologética é a identificação dos empecilhos a fé, ou seja, pesquisa e estudo, para que uma boa argumentação – defesa – seja feita.

De acordo com o autor, “Alguém manifesta uma inquietação acerca da fé cristã; somos obrigados a considerá-la. Felizmente, há respostas excelentes à disposição. Cabe ao apologeta, portanto, conhecê-las e compreendê-las”.

Apreciação

Depois de ter feito a pesquisa para defesa da fé, o apologeta possibilita que a verdade e a aplicabilidade do evangelho sejam apreciadas pelo público. Ele deve demonstrar a beleza de Jesus Cristo de tal modo que os que não creem compreendam a razão pelo qual Cristo deve ser levado a sério. Ou seja, ele vai expor, exibir, sua argumentação convincente.

Tradução

Por fim, cabe a apologética traduzir os temas e ideias mais importantes da fé cristã ao público que não o conhece de forma acessível e simples. Seu papel não é mudar a mensagem, transformá-la ou modificá-la de alguma forma, mas traduzir esse conteúdo ao público. C.S. Lewis era reconhecidamente mestre nesse aspecto; “As Crônicas de Nárnia” e suas lendárias histórias nos comprovam isso.

Mas é claro, o maior mestre na tradução da mensagem é o próprio Jesus. As parábolas foram usadas nesse sentido. Ele usava linguagem e imagens conhecidas da cultura rural da Palestina para transmitir as verdades inabaláveis do Reino de Deus ao seu público.

significado da palavra evangelho na Bíblia

A preocupação da apologética

Em suma, McGrath (2013), afirma que apologética se preocupa em:

  • Identificar os questionamentos da sociedade sobre a fé cristã
  • Comunicar o entusiasmo que a fé cristã proporciona
  • Traduzir as ideias fundamentais do Reino de Deus em linguagem acessível aos que não creem.

É por isso que o tema é tão necessário e importante, afinal, há milhões de pessoas que ainda não conhecem a Cristo e que questionam a veracidade dos fatos descritos na Bíblia.

Nosso papel, como cristãos, não é simplesmente julgar e condenar a humanidade que está fora dos padrões bíblicos, mas aproximá-la ao máximo para que elas compreendam o porquê cremos no que cremos e conheçam o Senhor.

Você consegue dizer o porquê você crê na mensagem do Evangelho sem usar argumentos emocionais, sensoriais e sentimentais para responder tal pergunta? A Apologética faz isso e, com ela, conseguimos glorificar a Deus com nosso culto racional, como nos indica o livro de Romanos.

Se gostou, então continue lendo em nosso site:

Qual é o principal legado deixado por Tim Keller?

25 Frases surpreendentes de CS Lewis e 10 fatos que você não sabia

Teologia da Pregação: Estudo sobre o que é a Pregação

O que é um agnóstico e como você compartilha o evangelho com um?

Por que Deus não gostou que Davi numerasse o povo?

Como curar e combater os ensinamentos do evangelho da prosperidade

5 maneiras novas de espalhar o evangelho

Qual o Significado de Emanuel na Bíblia?

Qual o significado do “terceiro céu” mencionado por Paulo

Giovanni Bruno

Formado em Comunicação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), acadêmico de Teologia, pela FATIPI, e pós-graduando em Docência no Ensino Superior, pela UniCesumar e autor do livro “O Carpinteiro de Betel”.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo