10 armadilhas perigosas em que pais solteiros caem

Se não estivermos atentos, seremos facilmente enganados pelo inimigo de nossas almas. Afinal, já estamos com o coração magoado, não conseguindo acreditar plenamente, na vontade de Deus, para nossas vidas.

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece as minhas ansiedades. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23-24)

Ser pai solteiro, pode parecer amplificar as “armadilhas” listadas abaixo. 

Contudo, mesmo que você esteja caindo em uma dessas armadilhas, tomar sua posição em Cristo imediatamente, contra cada uma delas, é um passo importante para a recuperação e redenção. 

Aqui estão as 10 armadilhas mais perigosas em que pais solteiros caem:

1. Raiva 

Se a raiva, a amargura ou o ressentimento, não forem tratados, poderão se manifestar dentro de nós e, eventualmente, nos consumir. 

No entanto, é bom lembrar que uma ferida só será infectada se não for tratada. Ser capaz de perdoar completamente, e pregá-lo na cruz, é onde a vitória começa. 

2. Perda de identidade

Os pais solteiros trazem o quebrantamento, independentemente de como chegamos lá. 

Sentimos uma perda de quem somos como indivíduo, pai, pessoa importante, provedor e talvez até mesmo como cristão. 

Contudo, encontrar nossa identidade em nosso valor eterno é fundamental. 

3. Ciúme 

Deus nos advertiu nos Dez Mandamentos sobre os perigos da cobiça, e Hebreus 12 descreve como o pecado pode nos enredar tão facilmente. 

Sempre que tiramos os olhos de Cristo e olhamos para outro lugar, estamos colocando a nós mesmos e nossas famílias em perigo. 

Portanto, elimine os ciúmes da sua vida, posses ou situação de outra pessoa. 

4. Depressão 

Se não for tratado precocemente, isso pode levar a comportamentos mais sérios e perigosos, como isolamento, vícios e ações arriscadas. 

Entre em contato com alguém rapidamente, se estiver se sentindo deprimido. Afinal, homens, isso também serve para nós! 

Pois, capturar os sintomas da depressão no início pode salvar alguém de consequências mortais.  

5. Imoralidade Sexual 

Ouvimos dizer que a solidão pode ser o playground do diabo, como às vezes fazemos isso! 

Ser solteiro e quebrado, em um mundo sexualmente caído é uma luta árdua. 

A promessa de sexo “inofensivo” e “seguro” está a apenas algumas páginas, ou um clique de distância. 

Mas fique atento a alguém que não tem o seu coração, ou o melhor interesse em mente. 

6. Concorrência com o outro progenitor 

Tentar superar o outro pai, marcar pontos contra eles ou ser o pai “divertido” tira seus olhos de suas responsabilidades dadas por Deus, de criar adequadamente seus filhos e, em vez disso, de seu próprio egoísmo. 

Apesar do que possa estar acontecendo na outra casa, não caia nessa armadilha, onde as crianças costumam ser as maiores vítimas. 

7. Não reconhecer sua importância 

A monoparentalidade distorce a estrutura familiar, ao forçar injustamente uma pessoa a herdar as responsabilidades da outra. 

Subsequentemente, um pai solteiro muitas vezes pode se sentir inferior e mal equipado para preencher esses papéis. 

Embora possa parecer uma causa perdida, às vezes, saiba que Deus nos deu toda a capacidade de criar nossos filhos, e troná-los em adultos saudáveis. 

Seus filhos, precisam de você. Portanto, aproxime-se Deles e atenda ao chamado! 

8. Estresse

Se é preciso uma aldeia para criar uma criança, então como no mundo, podemos esperar fazê-lo, quando vivemos em uma ilha? 

O estresse se acumula e quando estamos cansados, o inimigo pode realmente se firmar. 

Custe o que custar, não permita que as mentiras e as preocupações da vida superem o amor em seus filhos. 

9. Má gestão do tempo 

Todas as armadilhas mencionadas acima podem ser resumidas desta forma: permitir que outras pessoas, situações e provações, nos distraiam de dar aos nossos filhos o tempo adequado. 

Sim, precisamos de nosso próprio tempo de inatividade, mas, por favor, nunca se esqueça de por que fazemos o que fazemos como pais: dar aos nossos filhos o amor e a atenção, que eles precisam tão desesperadamente, de nós. 

10. Falha em liderar

“Liderar” nossos filhos vem de várias maneiras, mas tudo flui de conduzi-los em Cristo. 

Pais, Deus nos deu a tarefa específica de criar nossos filhos e filhas Nele, quer sejamos solteiros ou não (Efésios 6:4). E mães solteiras, não se preocupem. O protegido de Paulo, Timóteo, é um exemplo perfeito de como uma mãe crente pode criar seu filho para a glória de Deus (Atos 16:1, 2 Timóteo 1:5, 3:15). 

A mãe solteira ou o pai solteiro que tem a capacidade de superar todas essas armadilhas, descobrirá que isso leva a relacionamentos pais-filhos mais saudáveis. 

Quando acompanhado de uma forte caminhada com Cristo, isso deixa um legado que pode ter impacto multigeracional, levando o que já foi quebrado para além do reparo e transformando-o em um fundamento, que jamais poderá ser quebrado novamente.     

“Acima de tudo, guarde seu coração, pois tudo que você faz flui dele.” (Provérbios 4:23) 

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo