9 fatos sobre Benaia na Bíblia
Se você conversar com os estudantes da Bíblia sagrada, eventualmente ouvirá alguém falar sobre Benaia, o homem da Bíblia que matou um leão em uma cova em um dia de neve. Essa é uma façanha bastante lendária, mas não é a única conquista maluca que Benaia conseguiu.
Na verdade, Benaia é um daqueles personagens legais que são mencionados apenas algumas vezes na Bíblia, mas sempre que ele aparece, ele está fazendo algo incrível.
À seguir veremos alguns dos feitos de Benaia.
1. Benaia estava encarregado da guarda de Davi
O Presidente dos Estados Unidos tem o Serviço Secreto, e Davi também tinha um guarda pessoal. Benaia foi honrado entre os poderosos de Davi, e assim Davi o coloca sobre os guarda-costas (2 Sm 23:22-23).
E acredite, Davi precisava de guarda-costas. Sempre haverá alguém que quer o rei morto, mas Davi tinha alguns inimigos importantes.
Por exemplo, metade do livro de Primeiro Samuel é sobre o rei Saul caçando Davi. Saul sabe que Deus planeja dar o reino a Davi, então Saul tenta matar a ameaça ao seu trono.
E mesmo depois que Saul morre, Benaia tem seu trabalho cortado para ele. Absalão, filho de Davi, tenta roubar o reino e, por um tempo, Davi está fugindo novamente.
Contudo Davi vive. Benaia cumpriu seu trabalho com excelência.
2. Benaia comanda as forças mercenárias de Davi
Ele não supervisionava o exército hebreu (esse era o trabalho de Joabe), mas Benaia supervisionava os quereteus e peleteus: algumas forças mercenárias não judias que lutaram por Davi.
Benaia, no entanto, faz um turno de um mês uma vez por ano, como líder do exército de Davi (1 Cr 27:5-6).
3. O pai de Benaia é sacerdote
Joiada era um líder entre os sacerdotes e reuniu 3.700 homens para apoiar Davi quando ele foi coroado em Hebrom (1 Cr 12:21).
Isso significa que Benaia é da tribo de Levi e descendente de Arão, o primeiro sumo sacerdote de Israel.
4. O avô de Benaia também era um homem valente
Os autores de Samuel e Crônicas nos dizem que o avô de Benaia era um homem valente da cidade de Cabzeel (2 Sm 23:20; 1 Cr 11:22). Não sabemos mais nada sobre ele, no entanto.
5. Benaia matou um leão dentro de uma cova em um dia de neve
Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem valoroso de Cabzeel, grande em obras, este feriu dois fortes heróis de Moabe; e desceu ele, e feriu um leão no meio duma cova, no tempo da neve.
2 Samuel 23:20
Também Benaia, filho de Joiada, filho de um homem poderoso de Cabzeel, grande em obras; ele feriu a dois heróis de Moabe; e também desceu, e feriu um leão dentro de uma cova, no tempo da neve.
1 Crônicas 11:22
Essa é a parte que todos se lembram sobre Benaia, mas há mais do que isso. Logo antes de nos contar sobre o leão, os autores nos contam outra coisa que Benaia fez…
6. Benaia matou dois heróis moabitas (Ariel)
Aqui é onde perdemos alguns dos jogos de palavras legais na Bíblia. Nossas versões bíblicas dirão algo como “ele matou os dois filhos de Ariel de Moabe” (2 Sm 23:20). Isso nos faz pensar: “Ah, sim. Um homem chamado Ariel teve dois filhos, e Benaia os matou”.
Mas os estudiosos do AT ainda estão divididos sobre o que significa “filhos de Ariel”. A palavra Ariel é muito semelhante à palavra hebraica para “leão”, aryeh. A KJV até traduz Ariel como “homens semelhantes a leões”.
Se a palavra está relacionada a leões, então isso torna a passagem sobre Benaia ainda mais épica: “Benaia era um homem poderoso. Ele matou dois heróis que eram fortes e corajosos como leões. Além disso, o rapaz matou um leão de verdade.”
7. Benaia matou um gigante egípcio
Davi matou Golias, mas ele não é o único matador de gigantes do grupo. Benaia mata um egípcio muito alto – cinco côvados, ou cerca de sete pés de altura (1 Cr 11:23).
Também feriu ele a um homem egípcio, homem de grande altura, de cinco côvados; e trazia o egípcio uma lança na mão, como o órgão do tecelão; mas Benaia desceu contra ele com uma vara, e arrancou a lança da mão do egípcio, e com ela o matou.
E ele faz isso de uma maneira bastante impressionante também. O egípcio tem uma lança enorme do tamanho de um feixe de tecelão, e Benaia não tem nada além de um pequeno bastão. Mas não se preocupe: Benaia apenas arrebata a lança do egípcio e o mata com isso .
8. Benaia torna Salomão rei
Davi jurou que seu filho Salomão seria rei em seu lugar, mas nem todos estão torcendo por Salomão.
Na verdade, um dos meio-irmãos de boa aparência de Salomão, Adonias, declara-se rei, enquanto Davi ainda está vivo. Claro, Adonias está fora de linha.
Benaia, no entanto, é leal a Davi e apoia totalmente Salomão (1 Rs 1:36-37). Seu exército mercenário desfila Salomão para sua coroação (1 Reis 1:38-40).
E Benaia é quem mata os homens que se opõem a Salomão (1 Rs 2:24-25, 34, 46), incluindo o traiçoeiro comandante do exército de Davi, Joabe.
9. Benaia torna-se general de Salomão
Tendo garantido o trono para Salomão, Benaia recebe um lugar de honra ainda maior no reino. Salomão dá a antiga posição de Benaia para Joabe: comandante do exército do rei (1 Rs 2:35, 4:4).