10 coisas que eu quero para meus filhos adultos que Deus também quer

que eu quero para meus filhos adultos que Deus também quer

Eu quero coisas para meus filhos desde antes deles nascerem.

Eu queria que eles crescessem fortes. E queria que eles nascessem na hora. Uma vez que eles tivessem feito sua entrada oficial no mundo, eu queria que eles estivessem seguros e saudáveis. Eu queria que eles se sentissem amados.

Eventualmente, eu queria que eles tivessem amigos e fossem bons alunos na escola. Acima de tudo, eu queria que eles tivessem o nome de Deus escrito em seus corações.

Agora, meus filhos são adolescentes, jovens e adultos, e quero coisas para eles de acordo com as novas estações da vida em que estão entrando. É aí que as coisas ficam complicadas, porque embora eu saiba do que querer para eles, Deus sabe claramente o que é melhor.

Eu quero que eles se casem e tenham seus próprios filhos. Quero que vivam em casas confortáveis e tenham bons empregos. Mas isso pode não ser o que Deus quer para eles.

Deus não designa todos para o casamento e a maternidade. E Jesus declarou os pobres bem-aventurados.

No entanto, alguns dos anseios do meu coração por meus filhos mais velhos são claramente refletidos no coração de Deus, conforme evidenciado pelas Escrituras. 

Posso pedir a Deus que cumpra, sabendo que estou pedindo algo que foi Sua ideia em primeiro lugar.

Querer o que Deus diz que quer para nós é sempre a melhor opção. E querer o que Deus quer para nossos filhos é sempre seguro.

Então, com ousadia apoiada pelas Escrituras e envolta em muita oração, declaro que quero essas dez coisas para meus filhos adultos que acredito confiantemente que o Amante de suas almas também deseja para eles.

1 – Quero que meus filhos crescidos tenham um relacionamento salvador e satisfatório com Deus

“O Senhor não demora a cumprir sua promessa, como alguns entendem a lentidão. Pelo contrário, ele é paciente para convosco, não querendo que ninguém se perca, senão que todos cheguem ao arrependimento” (2 Pedro 3:9).

Este é o meu primeiro e maior anseio por meus filhos, porque embora eu tenha muitos desejos para eles em sua vida terrena, estou mais preocupado com sua vida eterna. 

Eu quero que essa vida se desenvolva no céu com o único Deus verdadeiro, cuja graça eles receberam e cuja oferta de relacionamento eles aceitaram enquanto tinham uma chance. 

2 – Eu quero que eles tenham amigos verdadeiros

É melhor dois do que um, porque têm um bom retorno pelo seu trabalho: se um deles cair, um pode ajudar o outro a se levantar. Mas tenha pena de quem cai e não tem quem o ajude a se levantar” (Eclesiastes 4:9-10).

Eu quero que meus filhos tenham amigos que os amem com sinceridade. E que dessa forma, os encorajem a serem melhores pessoas. Amigos em quem possam confiar no mais profundo de seus corações.

3 – Quero que eles tenham suas próprias famílias

“Deus coloca o solitário em família” (Salmo 68:6).

Por mais que seja meu sonho secreto ter meus filhos morando perto o suficiente de mim para que eles possam ir até lá e pedir emprestado uma xícara de açúcar se precisarem, isso provavelmente não será o caso. Nem pode ser a vontade de Deus que eles se casem e tenham seus próprios filhos.

Ainda assim, onde quer que eles morem quando adultos, quero que tenham amigos que sejam como família ou parentes próximos com os quais possam contar.

4 – Eu quero que eles tenham alegria

“Você me faz conhecer o caminho da vida; tu me encherás de alegria na tua presença, de delícias eternas à tua destra” (Salmo 16:11).

Quero que meus filhos adultos sejam felizes, contentes com as circunstâncias de suas vidas. Mas, mais do que isso, quero que eles tenham a satisfação profunda e permanente que é o dom do Espírito e que não é soprada pelos ventos e tempestades da vida. 

5 – Quero que eles tenham esperança

“A perseverança produz um caráter comprovado, e o caráter comprovado produz esperança. Esta esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Romanos 5: 4,5).

Anseio que meus filhos passem pelos altos e baixos da vida adulta com a expectativa confiante de que Deus é quem diz que é e que fará o que diz, e que ambos são bons.

6 – Quero que eles estejam seguros

“Meu povo viverá em moradas pacíficas, em lares seguros, em lugares tranquilos de descanso” (Is 32:18).

Deus não promete aos meus filhos ou a qualquer um de nós uma vida fácil. Jesus não mediu palavras sobre este assunto quando disse: “Neste mundo tereis aflições” (João 16:33). Mas oro para que meus filhos adultos vivam suas vidas diárias com um senso bem fundamentado de segurança e provisão.

Eu quero que eles sejam capazes de dormir em paz à noite e acordar de manhã com uma feliz antecipação do que a maioria de seus dias reserva.

7 – Eu quero que eles tenham propósito

“Pois eu conheço os planos que tenho para vocês, declara o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano a vocês, planos de dar-lhes esperança e um futuro” (Jeremias 29:11).

Meus filhos podem não terminar em empregos bem remunerados que lhes dêem prestígio e elogios. Se não o fizerem, estarão em boa companhia com Jesus. Mas eu quero que eles passem seus dias fazendo um trabalho significativo que utilize seus pontos fortes e paixões dados por Deus.

Eu quero que eles estejam em relacionamentos que promovam a causa do amor ágape. Eu quero que eles busquem hobbies que os satisfaçam, em vez de apenas preencher o tempo.

8 – Quero que eles conheçam e vivam a vontade de Deus

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente. Então você será capaz de testar e aprovar qual é a vontade de Deus, sua boa, agradável e perfeita vontade” (Romanos 12:2).

Às vezes, meus filhos adultos dirão que estão com medo de tomar a decisão errada… uma que os colocará fora da vontade de Deus. 

Mas eu digo a eles que, desde que eles não estejam desobedecendo aos mandamentos de Deus, conforme registrados em Sua Palavra, ou ignorando a orientação do Espírito Santo ou fazendo uma escolha prejudicial a si mesmos ou aos outros, eles não precisam temer.

Deus é maior e mais generoso do que isso.

9 – Quero que eles sejam ativos em uma comunidade de fé

E consideremos como podemos nos estimular mutuamente ao amor e às boas obras, não deixando de nos reunir, como alguns costumam fazer, mas encorajando-nos uns aos outros, e tanto mais quanto vedes que o Dia se aproxima” (Hebreus 10:24-25).

Eu não quero que meus filhos adultos vão à igreja regularmente só porque foi assim que eles foram criados. Quero que eles busquem comunhão regular e comprometida com uma congregação local, porque valorizam a beleza de fazer parte do corpo de Cristo e a alegria de fazer sua parte nele.

10 – Eu quero que eles sejam saudáveis

“Guarda os seus decretos e mandamentos, que hoje te dou, para que te vá bem a ti e a teus filhos depois de ti, e tenhas longa vida na terra que o Senhor teu Deus te dá para sempre” (Deuteronômio 4: 40).

É claro que quero que meus filhos adultos sejam fisicamente saudáveis, mas o prazo de Deus para uma saúde física perfeita é claramente eterno. 

E, no entanto, acredito que as Escrituras indicam que Ele quer que sejamos tão fortes e bem equilibrados física, espiritual, mental e emocionalmente quanto pudermos ser. E é por isso que sinto que estou em uma base sólida em querer isso para meus filhos, também.

Conclusão sobre coisas que eu quero para meus filhos adultos

O que eu quero para meus filhos às vezes vai contra o livre arbítrio dado a eles por Deus, que não quer robôs. Também, meus anseios por meus filhos estão misturados com minha própria natureza carnal. 

Aqui, lembro-me novamente de que as duas orações mais seguras e melhores que posso orar por meus filhos são: “Sua vontade seja feita” e “Deus, por favor, mova suas mentes e corações para que eles queiram o Senhor e queiram o que o Senhor quer.”

E quando o que eu quero para meus filhos adultos parece ilusório, eu posso voltar para esta verdade central: qualquer coisa realmente boa que eu possa querer para eles, o Pai celestial deles também quer para eles, a menos que Ele queira algo ainda melhor… que, por ter nascido do Seu perfeito amor, sabedoria e poder, não será apenas melhor, mas muito melhor.

Autora Elizabeth Spencer do site Croswalk. Adaptado por Biblioteca do Pregador.

Redação BP

Redação BP

Compartilhe

Compartilhe

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu email

Publicidade

© 2022 Biblioteca do Pregador

Esse site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Leia Mais