Como amar o seu próximo – Pregação em 1 João 3

Esboço de pregação expositiva em 1 João 3:16-19 com o tema: Como amar o seu próximo.

Tema: Como amar o seu próximo

Texto desta pregação: 1 João 3:16-19

Introdução desta Pregação em 1 João 3:

Nosso mundo é um lugar difícil para se viver. O jeito do mundo é colocar a si mesmo em primeiro lugar, amar a si mesmo e provar a si mesmo. Alguns homens naturais podem demonstrar amor e preocupação genuína pelo próximo, mas a maioria está genuinamente envolvida em si mesmo. Esse é o jeito do mundo.

A Bíblia deixa claro que o caminho do cristão deve ser muito diferente do caminho do mundo. Somos ensinados na Bíblia que o amor genuíno pelos irmãos é o nosso cartão de visita (João 13:35). Aprenda também que o amor genuíno nos permite cumprir os mandamentos do Senhor (Mateus 22:37-40).

A passagem diante de nós hoje revela a verdade de que os crentes devem amar os irmãos (1 João 3:11). Ela entra para nos dizer que nosso amor um pelo outro é uma das provas mais fortes de que somos salvos (1 João 3:14-15).

Os versículos que lemos hoje nos dizem que se o nosso amor por tudo o que deveria ser, ele se manifestará de três maneiras claras e facilmente visíveis.

Deixe-me mostrar a você, com base nesses versículos, o que é o amor genuíno e semelhante ao de Deus. Estas três características do amor nos ensinam tudo o que precisamos saber sobre como amar o próximo.

I. O AMOR FRATERNOÉ EXTENSO (v. 16)

A. Caim dá o exemplo bíblico do que é o amor próprio (Gênesis 4:8).

E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou.

Jesus, por outro lado, estabelece o padrão para amar os outros. Ele nos ama tanto quanto é possível. Ele nos amou tanto que, enquanto ainda éramos Seus inimigos, Ele morreu por nós. Então, veja João 15:13:

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

B. A Bíblia está tentando nos dizer que o amor genuíno, semelhante ao de Deus, não conhece fronteiras e não estabelece limites. Não desenha linhas. Nunca diz: “Até aqui e não mais adiante!”

O verdadeiro amor é amor sem limites! Se eu realmente te amo, então nenhum sacrifício é grande demais.

Ilustração: “Querido, eu te amo. Eu escalaria a montanha mais alta por você; Eu nadaria no riacho mais profundo por você; Eu lutaria contra uma selva de leões por você; e se não chover, indo ver você esta noite.” Isso não é amor verdadeiro! O amor genuíno não conhece limites nem condições. É dado gratuitamente e não pede nada em troca. Você ama os outros como deveria?

C. O amor genuíno é claramente descrito em 1 Coríntios 13:1-8.

II. O AMOR FRATERNO É CARO (v. 17)

A. Novamente, se quisermos ver o que o amor fará, então não procure além do Calvário.

Desvie o olhar para ver o Senhor Jesus dando tudo o que tinha para salvar aqueles que Ele amava. Jesus nos mostrou a verdade de que o verdadeiro amor abre livremente as mãos e dá tudo o que tem aqueles que amam. Ele viu nossa necessidade; Ele possuía os recursos necessários para atender; e Ele atendeu a essa necessidade.

B. É disso que se trata o amor.

Não esconda nada, mas atenda às necessidades onde quer que as encontre. Agora, se você não conhece uma necessidade e não tem recursos para supri-la, você não está condenado.

Mas, quando você sabe e pode fazer algo, você é obrigado a estender a mão em nome de Jesus e fazer tudo o que puder para ajudar conforme Tiago 2:15-17 que diz:

15 E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,

16 E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

17Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

C. precisamos lembrar que Deus nos deu tudo o que temos na vida para que possamos usá-lo para Sua glória.

Pode ser dinheiro, materiais ou tempo. Podemos usar tudo isso para Ele.

III. O AMOR FRATERNO É EXPRESSIVO (v. 18)

A. O amor genuíno não apenas fala, ele age.

Sem o Calvário, João 3:16 nada mais é do que palavras vazias! Pessoas que falam e não fazem realmente não amam.

Pessoas que não são sinceras podem falar para ajudar; mas as pessoas que amam de verdade como o Senhor estendem a mão para ajudar um irmão crente.

B. O verdadeiro amor pode ser manifestado pela satisfação de uma necessidade material.

Pode ser manifestado por meio de uma mão amiga ou de um ouvido atento. Existem inúmeras maneiras pelas quais podemos mostrar a realidade do nosso amor pelos irmãos.

O ponto principal aqui é o seguinte: o amor verdadeiro faz mais do que simplesmente falar, ele age!

Conclusão desta Pregação em 1 João 3:

Então, como está sua vida amorosa? Como família da igreja e como indivíduos, precisamos prestar atenção à mensagem destes versículos.

Podemos dizer honestamente que amamos os outros como deveríamos? Podemos dizer honestamente que estamos suprindo necessidades, aliviando fardos e amando como Jesus?

Se quisermos ser tudo o que Ele nos salvou para sermos, então recomendamos aprender a amar como Ele ama, conforme nos ensina Gálatas 6:2:

Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo.

Se você gostou desta pregação em 1 João 3, então veja mais sermões prontos aqui.