Como dar uma saudação na Igreja? 3 Dicas para se sair bem na sua oportunidade

“Recebi uma oportunidade para dar uma palavra de saudação de 5 minutos no culto de Domingo, o que eu faço?” Fica tranquilo! Este artigo foi feito pensando em te ajudar dar uma saudação eficaz da maneira certa.

O que é uma palavra de saudação?

A chamada “palavra de saudação” é muito comum nas igrejas evangélicas, principalmente pentecostais. Para outras denominações palavra de saudação pode significar algo diferente do que eu vou explicar aqui.

Antes de mais nada, é bom saber que estamos falando aqui não de como saudar ou cumprimentar a igreja. Esse é assunto para outra hora.

Uma palavra de saudação nada mais é do que uma mensagem bíblica para a igreja de forma breve e objetiva. A pessoa que recebe a oportunidade, lê um versículo e aplica ele para a igreja.

Qual o tempo para a saudação? O ideal é que uma saudação não passe dos 5 minutos. De 3 a 5 minutos é um tempo bom para a oportunidade.

O que falar na saudação na Igreja?

A palavra de saudação transmite em um pequeno espaço de tempo uma mensagem bíblica. Seja de exortação, consolo ou edificação, a palavra deve ser clara e objetiva.

Para ser eficaz na sua saudação, esteja atento ao que está acontecendo no culto. Por exemplo, se a temática do culto e os louvores é sobre a volta de Jesus, então você poderia deixar uma mensagem em Apocalipse 3:11 “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

Aqui estão 3 Dicas de ouro para dar uma saudação poderosa na Igreja:

1. Esteja sempre preparado

A preparação é essencial para várias áreas de nossa vida se queremos ter sucesso. Alguém até disse que “preparação + oportunidade = sucesso”. Isso é uma verdade para se pensar.

Tenha em mente uma coisa: Não espere receber a oportunidade para se preparar, mas esteja sempre preparado independentemente se vai receber ou não um convite para dar uma saudação.

A oportunidade pode te pegar de surpresa, então estar preparado é agir com prudência.

Você pode escolher um ou mais versículos para meditar durante o dia e deixá-los prontos para caso tenha uma oportunidade na Igreja.

E quando falo de se preparar, não se trata somente de estudar um versículo, mas estar em oração. Quando você está em comunhão com Deus, certamente irá vencer o medo e a timidez na hora de assumir o microfone.

Essa é a primeira dica: se você quer se sair bem na saudação para a Igreja, então se prepare!

2. Foque nas pessoas, não em si

Qual é o propósito de você dar uma saudação na Igreja, não é para edificar as pessoas? Então não foque em você, mas nas pessoas. Se você pensar assim, certamente vai estar mais confiante e motivado a transmitir uma palavra que não é sua, mas sim de Deus.

Seu objetivo deve ser dar a glória para Deus e quando você se deixa ser usado como instrumento para edificar vidas, Deus é glorificado através de você.

Focar nas pessoas e não em si mesmo significa que você dará mais importância em que as pessoas entendam a mensagem e sejam edificadas do que vão pensar de você.

Entender essa missão tão nobre, te fará capaz de vencer qualquer medo e insegurança. Afinal, você não está ali por sua causa, mas pela causa de Deus.

Para cumprir sua missão e dar uma saudação eficaz, foque nas pessoas, não em si.

3. Seja breve e objetivo

Uma saudação não é uma pregação. Na sua oportunidade, seja breve e objetivo. Procure transmitir uma mensagem clara que atinja o propósito.

Você já deve ter ouvido aquele tipo de pregador que fala, fala e não chega a lugar nenhum. Isso cansa os ouvintes. As pessoas querem entender a palavra e receber a mensagem que Deus tem para elas. Então, procure ser o mais claro possível sem perder o foco.

Cuidado para não ocupar o tempo de sua saudação com prolongados cumprimentos e agradecimentos. Isso é importante, mas a palavra de Deus é prioridade. Seja prudente! Se não conseguir cumprimentar e agradecer a todos, faça isso depois. Foque na mensagem que pretende transmitir na saudação.

Além disso, você precisa entender que no culto existe uma programação. O dirigente do culto certamente se organizou para que tudo ocorra no devido tempo de culto. Por isso, respeitar o tempo que lhe foi dado é essencial para dar bom testemunho.

Se você seguir essa terceira dica, se sairá bem na sua saudação na Igreja e certamente será convidado novamente.

palavra de saudação em 5 minutos

Exemplo de saudação em 5 minutos: Passo a Passo

1. Cumprimente a Igreja

Aqui é claro, depende de qual denominação você pertence e o recomendável é seguir o costume de lá.

2. Leia o versículo

Após cumprimentar a Igreja, agora você vai anunciar o texto que vai ler. Não precisa pedir para os irmãos se levantarem e nem pedir para lerem. O mais recomendável é deixá-los a vontade. Aqueles que quiserem acompanhar, certamente irão procurar na Bíblia.

Versículo de exemplo: Romanos 12:12

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.”

3. Explique o versículo

Calma, como eu já disse anteriormente, saudação não é pregação. É uma breve explicação, apenas para facilitar a aplicação.

Vou exemplificar. No caso de Romanos 12:12, você poderia dizer para a Igreja assim: “Meus irmãos, aqui Paulo está escrevendo aos Romanos mostrando como eles deveriam agir em várias situações que enfrentavam na vida. Então ele deixa estes três conselhos.”

Viu como é simples, em poucas palavras você explica do que se trata o versículo.

4. Aplique o versículo

Esse versículo é fácil para usar na saudação para a Igreja. Além disso, ele pode ser dividido em três partes, veja:

1. Alegrai-vos na esperança: Aqui você pode falar de esperança. Precisamos ter alegria na esperança que temos em Deus.

2. Sede pacientes na tribulação: Aqui fale da paciência. A paciência é uma virtude essencial para todo crente em Jesus.

3. Perseverai na oração: E por último, fale de perseverar na oração. Anime os irmãos para continuarem orando que certamente receberão a vitória.

Para finalizar sua saudação, agradeça a oportunidade e Deseje as bençãos de Deus para seus ouvintes, como por exemplo: “Que Deus vos abençoe com esta palavra!”

Leia também: 10 versículos para saudação (com tema e explicação)

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!