Romanos 12:12 Significado de alegre na esperança, paciente na tribulação

Romanos 12:12 – NAA

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação e perseverem na oração.”

Traduções Bíblicas de Romanos 12:12

ACF – Romanos 12:12

“Alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração.”

ARA – Romanos 12:12

“Regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes.”

NVT – Romanos 12:12

“Alegrem-se em nossa esperança. Sejam pacientes nas dificuldades e não parem de orar.”

Explicação “Alegrai-vos na esperança, pacientes na tribulação, perseverai na oração”

Este versículo de Paulo vem em uma seção que exorta seus leitores a amar bem os outros. Ao buscarmos amar e abençoar os outros, teremos que cuidar de nossa disposição. Somos admoestados a sermos alegres enquanto temos esperança. 

Esta vida, mesmo nos melhores tempos, não é isenta de aflições. O que deve diferenciar a cristã é a alegria que ela tem, mesmo diante dessa aflição.

O poder da esperança, alegria, paciência e fidelidade vem do Espírito Santo e do conhecimento seguro do Evangelho. Se você reorganizar o verso, obtém uma boa ordem para abordá-lo. Ore fielmente para aumentar a esperança que você tem em Cristo. A oração levará à paciência e alegria, mesmo quando estiver aflito.

Comentando e explicando as partes chave de Romanos 12:12

“Alegrem-se…”

A alegria é parte do nosso direito de primogenitura aos filhos de Deus. Aqueles que tomaram o fardo leve e o jugo suave de Cristo (Mt 11:30) poderão se sentir alegres mesmo nas provações mais difíceis. Considere a criança cuja família está em grande dificuldade, mas que tem um pai bondoso e gentil em casa. Ela não se lembrará das dificuldades de crescer, apenas da alegria que teve na presença de seu pai. Os cristãos devem viver de tal maneira como filhos de Deus. Cultivar a fé é cultivar a alegria.

“…na esperança”

Isaías 40:31 diz: “Mas aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças. Eles voarão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão”. 

Não é bom esperar em qualquer coisa. Nos campos de concentração nazistas, eram aqueles que esperavam que não resistiam quando as esperanças morriam. 

Se eles dissessem: “Certamente estaremos em casa no ano novo”, eles foram incapazes de suportar quando o ano novo chegou e se foi e eles ainda estavam lá em cativeiro. 

Mas aqueles que esperam em Deus e em suas promessas terão um suprimento ilimitado de esperança e terão suas forças renovadas.

“sejam pacientes na tribulação”

“Neste mundo, você terá problemas, mas tenha coragem! Eu venci o mundo” (Jo 16:33). Os cristãos não devem se surpreender quando afligidos. 

Os autores do Novo Testamento e o próprio Jesus nunca deixaram de admitir o fato. Tempos de aflição são as melhores oportunidades para aprender a paciência que é fruto do Espírito e de permanecer em Cristo. 

Seremos testados na “fornalha da aflição” por nosso refinamento e conformidade à imagem de Cristo (Is 48:10). Então, somos abençoados se o suportarmos pacientemente.

“e perseverem na oração.

Deus é fiel a nós. Sua natureza nunca muda. Suas promessas nunca falham. Seu chamado para nós é caminhar em fidelidade para com ele e “orar sem cessar” (1 Ts 5:17). 

Aqueles que procuram ser fiéis àquele que é fiel a nós, viverão essa fidelidade na oração. 

A oração é nosso grande chamado e privilégio. Pois podemos “chegar ao trono da graça de Deus com confiança, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para nos socorrer em tempo de necessidade” (Hb 4:18). 

Se formos fiéis na oração, encontraremos a paciência para perseverar e a alegria prometida em Cristo.

Significado de Romanos 12:12 na versão bíblica NVI

Romanos 12:12 na versão da Bíblia NIV lê:

“Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração.”

O versículo acima nos mostra como devemos responder em várias situações que enfrentamos na vida. 

Nossos corações devem estar cheios de alegria porque temos esperança em Cristo. Ao enfrentar problemas, a paciência nos impedirá de desistir antes de ver nossa vitória. A oração é algo que fazemos sempre e em todas as situações, sabendo que Deus responderá às nossas orações.

Romanos 12:12 é uma exortação simples para nos comportarmos de uma maneira que mostre que confiamos em Deus em todas as situações que enfrentamos na vida.

O Significado de “Alegrem-se na esperança”

Como cristãos, devemos nos regozijar por causa da esperança que temos em Cristo . Nele, temos esperança apesar de nossas circunstâncias, porque Ele nos prometeu vitória. Você pode encontrar descanso em Deus quando coloca sua esperança Nele e não em qualquer outra coisa.

“Descanse somente em Deus, ó minha alma; dele vem a minha esperança.” Salmos 62:5

Isso significa que seu coração ficará cheio de alegria sabendo que você tem a paz de Deus em qualquer situação.

Significado de “sejam pacientes na tribulação”

Devemos ser pacientes em nossas aflições porque elas não duram para sempre. 2 Coríntios 4:17 diz:

“Pois os nossos sofrimentos leves e momentâneos estão produzindo para nós uma glória eterna que pesa mais do que todos eles.” 2 Coríntios 4:17

As aflições são por um tempo e quando passarem, sabemos que a glória de Deus será evidente a todos que nos virem.

De acordo com Isaías 48:10, Deus nos refina na fornalha da aflição e esse processo nos torna puros e equipados para viver uma vida que Lhe agrada. 

Ao ser paciente, você permite que Deus o transforme em uma pessoa melhor que reflete a verdadeira natureza de Cristo no mundo.

O Significado de “perseverem na oração”

Quando não vemos respostas para nossas orações, caímos na tentação de parar de orar. Mas quando paramos de orar, negamos a Deus a chance de intervir em nossas vidas.

Ser fiel na oração significa orar sempre sem desistir e com todo tipo de orações e pedidos.

“Orem no Espírito em todas as ocasiões, com toda oração e súplica; tendo isso em mente, estejam atentos e perseverem na oração por todos os santos.” Efésios 6:18

Orar fielmente requer um coração que continua confiando que Deus responde a todas as orações. Uma pessoa que acredita que verá pelo que está orando provavelmente orará sempre. 

Como cristãos, devemos, portanto, nos dedicar à oração onde continuamente buscamos a Deus por orientação e ajuda.

Comentários sobre Romanos 12:12

Comentários sobre Romanos 12-12

Comentário de Ellicott

Paciente em tribulação. Esta virtude era, claro, especialmente necessária nos tempos conturbados pelos quais a Igreja estava passando. Então, novamente, no versículo seguinte, a “hospitalidade” da qual o apóstolo fala é algo mais do que o entretenimento comum de amigos. A referência é a um estado de coisas em que o cristão era suscetível de ser perseguido e expulso de cidade em cidade, e muitas vezes compelido a procurar abrigo com aqueles que mantinham a mesma fé que ele.

Comentário de Benson

Romanos 12:12 – Regozijando-se na esperança – De perfeita santidade e felicidade eterna; ou da glória de Deus; e da vida eternaPaciente na tribulação – Ao qual você pode se expor pela causa de Cristo, ou em qualquer coisa que você possa ser chamado a sofrer, de acordo com as sábias disposições da graciosa providência de Deus. Perseverando em oração – Para que você permaneça firme na fé e tenha uma libertação oportuna de seus problemas. 

Notas de Barnes sobre a Bíblia

Regozijando-se na esperança – isto é, na esperança da vida e glória eternas que o evangelho produz. Paciente em tribulação – Na aflição, suportando pacientemente tudo. Os cristãos podem estar habilitados a fazer isso pela influência sustentadora de sua esperança de glória futura. De ser admitido naquele mundo onde não haverá mais morte e onde todas as lágrimas serão enxugadas de seus olhos, Apocalipse 21: 4.

Perseverando na oração – Ou seja, seja perseverante na oração. O significado desta direção é que, para cumprir corretamente os deveres da vida cristã, e especialmente para manter uma esperança alegre e ser sustentado em meio às aflições, é necessário nutrir um espírito de oração e viver perto de Deus. Quantas vezes um cristão deve orar, as Escrituras não nos informam. De Davi nos é dito que ele orava sete vezes por dia (Salmo 119:164); de Daniel, que ele estava acostumado a orar três vezes ao dia (Daniel 6:10); de nosso Salvador, temos repetidos exemplos de sua oração mencionada; e o mesmo dos apóstolos. As seguintes regras, talvez, podem nos guiar nisso.

Visão geral de romanos cap. 5-16

Uma oração sobre Romanos 12:12

Amoroso Pai, obrigado pela Palavra de Deus e pelas instruções piedosas que são apresentadas para a Igreja nas epístolas de Paulo. Por favor, ajude-me a ter alegria na esperança, ser paciente nas tribulações e perseverar na oração, enquanto prossigo para o objetivo do meu chamado. Em nome de Jesus eu oro, AMÉM.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo