8 dos maiores pregadores de todos os tempos e o que eles nos ensinaram

Alguns homens são chamados para serem pregadores, evangelistas e missionários, e para alguns poucos ao longo dos séculos, seus sermões impactantes são registrados para a posteridade. 

Entender quem eram esses pregadores influentes pode ajudar um crente a entender melhor a Bíblia e solidificar suas próprias crenças.

A lista a seguir é uma seleção de oito pregadores influentes cujos sermões foram ou são parte de seu legado. 

Para pregadores cujos sermões são escritos, há links fornecidos para ler alguns de seus trabalhos, embora isso não fosse possível para cada pregador.

1. Voddie Baucham

Voddie Baucham

Este pregador fez ondas no século 21 com seu compromisso com uma compreensão adequada da Bíblia, uma educação cristã e uma forte firmeza na fé. 

Ele começou sua carreira acadêmica jogando futebol como um tight-end, mas foi transferido para a Houston Baptist University. Tornou-se cristão em 1987.

Baucham também participou do Seminário Teológico Batista do Sudoeste e do Seminário Teológico Batista do Sudeste. 

Ele pastoreou uma igreja no Texas por vários anos antes de se mudar para a África para servir como missionário, como Reitor de Teologia da African Christian University. 

Ele se alinha com a denominação batista do sul e segue a tradição da Reforma, incentivando a educação em casa e acreditando na importância de famílias fortes.

Citações

“A chave é entender que nossos filhos não nos pertencem, eles pertencem a Deus. Nosso objetivo como pais não deve ser limitado por nossa própria visão. Sou um homem finito, pecador e egoísta. Por que eu iria querer planejar o futuro de meus filhos quando posso confiá-los ao infinito, onipotente, imutável e soberano Senhor do universo? Não quero dizer a Deus o que fazer com meus filhos, quero que Ele me diga!”

“Pessoal, se pudéssemos perder nossa salvação, perderíamos.”

“Nosso Pai Celestial não conta até três quando nos dá uma ordem. Não é pecado desobedecer a Deus quando Ele conta até três; é simplesmente um pecado não obedecer a Deus. E a obediência tardia é desobediência.”

O que ele nos ensina

Permanecer firme na fé e na Palavra de Deus é importante, especialmente quando o mundo parece estar se afastando da vontade de Deus.

Sermões: https://www.voddiebaucham.org/sermons-listing/

2. John Sung

John Sung - PREGADOR

Sung foi um pastor e evangelista chinês que se tornou famoso por sua paixão pelo Evangelho. Ele influenciou o avivamento cristão em Taiwan, China e outras áreas do sudeste da Ásia no início do século 20. 

Filho de um pastor metodista, estudou nos Estados Unidos, obtendo doutorado em química em cinco anos. Ele frequentou a Ohio Wesleyan University e a Ohio State University.

Ele também frequentou o Union Theological Seminary, uma universidade tão progressista na época, que alguns professores questionaram abertamente a ressurreição corporal de Cristo. 

Enquanto estava lá, ele começou a praticar os inquilinos do budismo, mas se comprometeu novamente com o Evangelho por volta do Natal de 1926, tornando-se tão ardente pelo Senhor.

Ele se tornou um evangelista apaixonado e voltou para a China, compartilhando o Evangelho com muitos. Ele morreu de tuberculose aos 42 anos, mas é considerado o evangelista chinês mais influente da década de 1930. Através de sua vida, o cristianismo cresceu tremendamente na China.

Citações

“As obras do homem não chegam nem perto das obras do Espírito Santo. Se o Espírito Santo não operar, todos os esforços do homem serão em vão”.

“Fé é ver Deus trabalhar enquanto você está de joelhos.”

“Embora os sofrimentos de minhas provações estejam além da descrição das palavras, meu avanço no espírito durante este período de tempo também está além da descrição das palavras. Portanto, irmãos e irmãs, estejam preparados para o sofrimento e sigam o exemplo de nosso Senhor. Ele veio a este mundo e deixou as pegadas do sofrimento, para que todos os que desejam Sua revelação sigam Seus passos de boa vontade e com alegria”.

O que ele nos ensinou

Estar em chamas pelo Senhor pode parecer estranho ao mundo, mas pode ser usado poderosamente por Deus para o Reino.

3. George Whitefield

George Whitefield - maiores pregadores

Nascido na Inglaterra no início do século 18, ele era um anglicano no início, mas tornou-se parte do movimento metodista e do Grande Despertar. 

Ao longo de sua vida, ele chegou a pregar 18.000 vezes na Grã-Bretanha e nas colônias americanas. Ele escolheu viver como um ministro itinerante, viajando grande parte de seu tempo servindo ao Senhor. 

Whitefield passou muito tempo trabalhando nas colônias, onde morreria em 1770, um dia depois de pregar em Massachusetts.

Citações

“Venha pobre, perdido, pecador perdido, venha assim como você é a Cristo.”

“O quê! Chegar ao céu com suas próprias forças? Ora, você também pode tentar escalar até a lua em uma corda de areia!”

“Se uma vez ficarmos acima de nossas Bíblias e deixarmos de fazer da Palavra escrita de Deus nossa única regra, tanto quanto à fé e à prática, logo estaremos abertos a todo tipo de ilusão e corremos grande perigo de naufragar na fé e na boa consciência.”

O que ele nos ensinou

O melhor momento para vir ao Senhor é agora, hoje, e depois passar o resto de nossas vidas buscando Sua Palavra.

Transcrições de Sermões Selecionados: https://www.ccel.org/ccel/whitefield/sermons.toc.html

4. Richard Allen

Richard Allen - pregador

Nascido na escravidão no final do século 18 em Delaware, Richard Allen aprendeu sozinho a ler e escrever enquanto frequentava a igreja metodista local, que incentivava as pessoas escravizadas a comparecerem aos seus cultos. 

O dono da fazenda foi tocado pelos sermões de um ministro abolicionista e ofereceu aos escravizados a oportunidade de comprar sua liberdade, o que Allen fez em 1780.

Ele se tornou ministro em 1784 e foi um dos dois participantes negros da primeira Conferência Geral da Igreja Metodista Episcopal e, eventualmente, o primeiro bispo de ascendência africana na América do Norte. 

Além disso, ele se tornou famoso por seu estilo de pregação, com foco em temas e persuasão. Ele fez parte da fundação da Igreja Episcopal Metodista Africana. Ele faleceu em sua casa em 1831.

Citações

“O Senhor teve o prazer de nos fortalecer e remover todo o medo de nós, e dispôs nossos corações para serem o mais úteis possível”.

“Esta terra que regamos com nossas lágrimas e nosso sangue, agora é nossa pátria mãe, e estamos satisfeitos em permanecer onde a sabedoria abunda e o evangelho é gratuito.”

O que ele nos ensinou

O Evangelho é para todas as pessoas e pode superar as barreiras mais perversas que os homens criam para si mesmos e uns para os outros.

5. Dwight L. Moody

Dwight L. Moody - maiores pregadores de todos os tempos

DL Moody foi um evangelista americano que definiu a igreja do século 19 de várias maneiras. Nascido em Massachusetts em 1837, tornou-se um cristão evangélico em 1855 e seguiu o chamado de Deus para o ministério. 

Ele conscientemente se opôs a se alistar para lutar na Guerra Civil, mas pregou para as tropas da União em certas ocasiões. Ele começou a Moody Church em Chicago, que ainda funciona hoje, bem como duas escolas.

Um dos maiores transtornos em seu ministério foi durante o Grande Incêndio de Chicago, onde ele perdeu tudo o que possuía e havia construído. 

No entanto, tornou-se famoso na Suécia e nos Estados Unidos por sua paixão pelo Evangelho e por ver almas ganhas para Cristo. 

O grande pregador Moody falava para milhares de pessoas regularmente. Ele morreu em 1899, mas sua igreja, suas escolas e o Instituto Bíblico ainda existem hoje e trabalham para o Evangelho.

Citações

“A Bíblia não foi dada para nossa informação, mas para nossa transformação.”

“Todos os ministros e leigos, e aquelas mulheres que são auxiliares e cooperadoras conosco no Reino e paciência de nosso Senhor Jesus Cristo – e, de fato, todos os cristãos que estão famintos por comunhão íntima com Deus e por poder para fazer Sua obra – estão cordialmente convidados a se reunir conosco.”

“Todas as igrejas do mundo não podem salvar uma alma. Não é ter fé nesta igreja ou naquela igreja, nesta doutrina ou naquela doutrina, neste ou naquele homem, mas é ter fé no homem Cristo Jesus à destra de Deus. Essa é a única fé que salvará uma alma”.

O que ele nos ensinou

A única maneira de ser salvo é colocar nossa fé em Deus e nos apegar a ele durante imensas perdas e sofrimentos.

Selecione Sermões:  https://www.sermonindex.net/modules/articles/index.php?view=category&cid=11

6. Johnathan Edwards

Johnathan Edwards - grande pregador da história

Um dos famosos pregadores calvinistas, Edwards nasceu na colônia inglesa de Connecticut em 1703 e cresceu perseguindo tanto a religião quanto o pensamento iluminista. 

Sua pregação estava focada no pecado, na justiça e soberania de Deus. Além disso, ele fazia parte do Grande Despertar. 

Muitos avivamentos se seguiriam após seus sermões. Ele se familiarizou com George Whitefield durante este período de sua vida.

Muitos de seus sermões foram escritos e guardados para a posteridade. Seu mais famoso foi Pecadores nas mãos de um Deus irado, que ainda hoje é impresso. 

É um sermão que se concentra no chamado ao arrependimento e na retidão do julgamento de Deus. Ele morreu como resultado da inoculação da varíola em 1758.

Citações

“Alguns fazem deuses de seus prazeres; alguns escolhem Mammon como seu deus; alguns fazem deuses de suas próprias supostas excelências, ou das vantagens externas que têm sobre seus vizinhos: alguns escolhem uma coisa para seu deus, e outros outra. Mas os homens não podem ser felizes em nenhum outro Deus senão no Deus de Israel: ele é a única fonte de felicidade”.

“O que somos nós, para pensarmos estar diante dele, diante de cuja repreensão a terra treme, e diante de quem as rochas são derrubadas?”

“Não há nada que mantenha os homens maus a qualquer momento fora do inferno, mas o mero prazer de Deus.”

Mais frases de Jonathan Edwards aqui.

O que ele nos ensinou

É importante colocar Deus como seu lugar de direito, como um Deus santo e justo com autoridade para julgar, agarrando-se à cruz por sua misericórdia.

Link para Sermões Selecionados:  https://www.gutenberg.org/files/34632/34632-h/34632-h.htm

7. Estêvão – O Primeiro Mártir

Estêvão - O Primeiro Mártir

Muito pouco se sabe sobre a vida de Estevão, o mártir. O que está registrado sobre ele é que ele era um servo da igreja depois da Ascensão de Jesus Cristo, e depois do Pentecostes e da unção do Espírito Santo

Por intermédio do Espírito Santo, ele realiza sinais e maravilhas ensinando a verdade de Deus. Mas os religiosos começaram a se ressentir dele por isso e o acusaram de blasfemar contra Moisés e contra Deus.

Em resposta à acusação, Estêvão deu um sermão descrevendo a história do povo hebreu, como Deus estava trabalhando durante aqueles dias e como historicamente eles rejeitaram a Deus e Seus mensageiros. 

Ele destacou que os judeus da época também estavam rejeitando a obra do Senhor ao rejeitar os ensinamentos e a Ressurreição de Jesus de Nazaré. Ele foi apedrejado por dizer essas coisas.

Citações de seu sermão

“Contudo, o Altíssimo não habita em casas feitas por mãos humanas, como diz o profeta: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que tipo de casa você vai construir para mim, diz o Senhor, ou qual é o lugar do meu descanso? Não foi minha mão que fez todas essas coisas?” (Atos 7:48-50).

“Qual dos profetas seus pais não perseguiram? E mataram os que anunciaram de antemão a vinda do Justo, a quem agora traístes e matastes, vós que recebestes a lei dada por anjos e não a guardastes” (Atos 7:52).

O que ele nos ensinou

Esteja disposto a chamar o pecado pelo que é, e que às vezes há um grande custo para seguir o Senhor.

8. J. Vernon McGee

J. Vernon McGee - pregador

O impacto deste pastor do Texas não pode ser subestimado. Este pastor presbiteriano veio de uma família itinerante, pois seu pai teria vários empregos em diferentes localidades. Ele trabalhou como caixa de banco antes de se submeter ao chamado para o ministério. 

Ele se formou no Seminário Teológico de Columbia e no Seminário Teológico de Dallas. Além disso, ele serviu em várias igrejas, mas acabou se estabelecendo em Los Angeles durante a maior parte de sua vida.

A maior contribuição de McGee foi um programa de rádio chamado Thru the Bible, que percorreu todo o texto da Bíblia, passagem por passagem, por cinco anos. 

Sua maneira tradicional de pregar seus sermões tornou conceitos e passagens difíceis acessíveis a muitas pessoas de várias origens. 

Este programa de rádio foi traduzido para 130 idiomas e é frequentemente usado em países onde é difícil encontrar treinamento e educação pastoral para ensinar exegese, compreensão bíblica e pregação. Ele morreu em 1988.

Citações

“O que está no poço do coração sairá pelo balde da boca.”

“Quando ouço os cristãos dizerem: Não faço isso, não faço aquilo, e estou seguindo um conjunto de regras, imediatamente reconheço que eles sabem muito pouco sobre a graça de Deus. Eles estão tentando viver a vida cristã em sua própria força. Mas Paulo diz: Fortalecei-vos na graça que há em Cristo Jesus”.

“Você pode acreditar em um monte de coisas tolas, mas Deus não quer que você faça isso. Ele quer que sua fé se baseie na Palavra de Deus”.

O que ele nos ensinou

Deus quer que todos entendam Sua Palavra completamente, e que levará uma vida inteira para buscar esse entendimento.

Existem muitos outros grandes pregadores que Deus usou de maneira poderosa, incluindo Charles Spurgeon, Paul Washer, Daniel Taylor e Yu Kil-Chun. Explorar seus ensinamentos é uma parte importante do aprendizado sobre o que significa ter um relacionamento com o Deus vivo.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo