Como deve ser nossa caminhada de fé em Cristo?

A vida cristã pode ser comparada a uma caminhada. Na verdade, esta é uma das imagens prediletas de Paulo:

  • “Que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados” (Efésios 4:1);
  • “Que não mais andeis como também andam os gentios” (Efésios 4:17);
  • Andai em amor” (Efésios 5:2);
  • Andai como filhos da luz” (Efésios 5:8).

A vida cristã começa com um passo de fé. Mas esse passo conduz a uma caminhada de fé, “visto que andamos por fé e não pelo que vemos” (2 Coríntios 5:7).

O conceito de caminhada indica progresso, e devemos progredir na vida cristã (Filipenses 3:13-16; Hebreus 6:1).

Caminhar também requer força, e Deus prometeu: “Eu te fortaleço e te ajudo, e te sustento com minha destra fiel” (Isaías 41:10).

Mas é preciso certificar-se de estar “andando na luz“, pois o inimigo coloca armadilhas e desvios no caminho para nos pegar (1 João 1:5-7).

É evidente que, no final da jornada desta vida, entraremos na presença do Senhor. “Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si” (Gênesis 5:24).

Paulo descreve 4 maneiras segundo as quais o cristão deve andar:

1. Devemos caminhar em Santidade

Para agradar a Deus. (1 Tessalonicenses 4:1)

Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que continueis a progredir cada vez mais;

Para obedecer a Deus (1 Tessalonicenses 4:2-3)

porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação: que vos abstenhais da prostituição,

Para glorificar a Deus (1 Tessalonicenses 4:4-5)

que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra,não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.

E para escapar do julgamento de Deus (1 Tessalonicenses 4:6-8)

Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também, antes, vo-lo dissemos e testificamos.Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas, sim, a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.

2. Devemos caminhar em amor

Quanto, porém, ao amor fraternal, não necessitais de que vos escreva, visto que vós mesmos estais instruídos por Deus que vos ameis uns aos outros;10 porque também já assim o fazeis para com todos os irmãos que estão por toda a Macedônia. Exortamo-vos, porém, a que ainda nisto continueis a progredir cada vez mais,

(1 Tessalonicenses 4:9-10)

3. Devemos caminhar em honestidade

11 e procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado;12 para que andeis honestamente para com os que estão de fora e não necessiteis de coisa alguma.

4. Devemos caminhar em esperança

Porque nós temos uma verdade. (1 Tessalonicenses 4:13-15)

13 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que  dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.14 Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.15 Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.

Porque haverá uma Ressurreição (1 Tessalonicenses 4:16)

16 Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro;

Porque haverá um arrebatamento (1 Tessalonicenses 4:17)

17 depois, nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

E porque há conforto nessa esperança (1 Tessalonicenses 4:18)

18 Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras.

Leia também: O Andar do Crente.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!