4 verdades bíblicas para confortar as mães hoje

Você mãe já se sentiu como se Deus não entendesse o que está passando? Quão cansativo um dia pode ser? Quão difícil é não enlouquecer de preocupação? Como ter autocontrole, quando você está desgastada e estressada? Afinal, Jesus era um homem solteiro, como Ele poderia realmente entender o que é ser mãe?

Deus se importa com as lutas e alegrias que a maternidade traz para nossas vidas? E como podemos aplicar Sua Palavra ao nosso papel de mãe? 

Isaías 40:11 diz: “Ele apascenta o seu rebanho como um pastor: Ele ajunta os cordeiros em seus braços e os carrega perto de seu coração; ele gentilmente conduz aqueles que têm filhos.” 

Esta passagem das escrituras está falando sobre todas as maneiras pelas quais Deus conforta Seu povo. Ele nomeia como filhos pequenos pelo nome! Deus quer guiá-lo gentilmente através da jornada da maternidade. Sua Palavra está cheia de promessas que podem inspirar e confortar você como mãe.

Deus vê você! Ele sabe como a maternidade pode ser pesada, quanta preocupação muitas vezes enche nossas mentes. Mas sua Palavra é uma rocha na qual você pode se apoiar quando a vida começa a parecer mais do que você pode suportar.

Aqui estão quatro promessas incríveis da Palavra de Deus que oferecem conforto às mães hoje:

1. Persevere em semear e você fará boa colheita

Gálatas 6:9 diz: “Não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo colheremos, se não desanimarmos.

Eu ouvi pela primeira vez a esposa do meu pastor falar sobre esse versículo em relação à maternidade quando eu tinha apenas um bebê fofo e adorável. 

Na época, seu uso do verso meio que me desconcertou. Eu estava loucamente apaixonada por aquele pequeno ser. Eu não poderia imaginar que essa maternidade seria nada menos do que alegre e energizante.

Nova maternidade, suspiro… que momento especial!

Depois de adicionar mais duas crianças adoráveis ​​à tripulação e tantos marcos depois, eu me apego a esse versículo diariamente! 

O bem da maternidade pode ser tão exaustivo. Isso nos desgasta de maneiras que realmente não sabíamos que eram possíveis. Como você pensou que seu corpo iria desmoronar se você o fizesse andar por aí com esse pequeno. Mas, ei… agora você sabe que ainda vai se movimentar – até cozinhar – sob extrema privação de sono.

Podemos tirar duas coisas deste versículo:

Primeiro, não se canse.

Não se cansar exige nossa participação. Temos que estar atentos ao quanto estamos cansados. 

Às vezes, não podemos evitar o cansaço, mas muitas vezes nos colocamos atrás de literalmente tudo. Isso não é bom para ninguém! Se não quisermos nos esgotar, temos que investir em nossos próprios corações, saúde, amizades, seja o que for que o recarregue.

Em segundo lugar, mantenha-se nisso.

Se continuarmos nisso, há uma recompensa a ser obtida! Como a alegria de ver seu filho amar bem os outros porque você os amou primeiro. Talvez seja o orgulho de vê-los se destacar em uma área onde você os encorajou. 

Deus é o doador de bons presentes e nossos filhos são um dos melhores que temos nesta vida.

2. Deus conhece você e seus filhos

Lucas 12:7 diz: “E os próprios cabelos de sua cabeça estão todos contados. Portanto, não tenha medo; você é mais valioso para Deus do que um bando de pardais”.

A linguagem deste versículo é tão íntima. Isso nos lembra como pais que nós não fizemos os filhos que nos foram dados, Deus fez! 

Deus conhece nossos filhos melhor do nós. Ele conhece seus pensamentos, suas personalidades e o que seu futuro reserva.

Além de apenas conhecer nossos filhos, Deus nos diz que Ele tem coisas boas reservadas para eles . 

Jeremias 29:11 é um versículo que oro por meus filhos com frequência. Essas palavras nos lembram do coração de Deus por eles. Deus tem bons planos para eles e um futuro cheio de esperança. 

Deus deseja e até planeja o melhor resultado possível para a vida de nossos filhos.

1 Timóteo 2:4 declara que o coração de Deus é para que todos cheguem à salvação .

O Espírito de Deus está buscando ativamente o coração de nossos filhos. Deus quer que seus filhos encontrem a verdade ainda mais do que você. 

Pode pesar muito no coração dos pais quando nossos filhos se afastam da fé, mas podemos descansar sabendo que Deus não desiste deles. Ele os ama com um amor sem fim.

O quadro que a Bíblia pinta para nós é que, somos conhecidos, fomos feitos para um plano e um propósito, e Deus deseja a salvação para cada pessoa

Como mães, podemos encontrar conforto nessas promessas que são tão belamente articuladas no livro de Deus. 

Ore esses versículos sobre seus filhos para lembrá-los de que Deus os conhece melhor e tem bons planos em mente para eles.

3. A Palavra de Deus promete um futuro glorioso

Apocalipse 21:4 descreve o futuro que todos nós podemos esperar como crentes. Ele diz: “Ele enxugará de seus olhos toda lágrima, e não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. Todas essas coisas se foram para sempre”.

A maternidade é uma das nossas maiores provas de fé!

Eu nunca questionei a Deus até que me deram um bebê pequeno e frágil para cuidar, que eu amava mais do que a minha própria vida. 

De repente, todo o mal do mundo se transformou de uma ideia distante em uma ameaça real. Eu precisava saber que as coisas ficariam bem para essa criança que eu amo tão imensamente.

Apocalipse 21:4 é um belo lembrete de que Deus promete um grande final para nossa história. Ele promete um futuro sem mais lágrimas, dor ou morte. Isso pode parecer uma promessa distante, mas a vida realmente é curta.

Este é um lembrete de que, quando nossos filhos enfrentam dificuldades, é importante dar um passo atrás e ter uma visão da situação que inclui a eternidade. 

Estamos criando seres eternos, e é por isso que a forma como somos pais é de vital importância. Lembrar a eles e a si mesmo que Deus resolverá tudo no final é uma maneira de infundir esperança em um momento difícil.

Como mães, não precisamos viver com medo porque sabemos que Deus está no controle.

4. Deus se preocupa com você

A preocupação pode parecer um fardo sempre presente que acompanha a maternidade. Começa no momento em que descobrimos que vamos ser pais e parece que nunca vai embora. Não temos que carregar esse fardo sozinhos!

1 Pedro 5:7 diz: “Entregue todas as suas preocupações e cuidados a Deus, pois ele se importa com você”. Deus o convida a entregar a Ele suas preocupações.

Muitas vezes, sentimos que a vigilância, a premeditação e a presença de uma mãe são a melhor proteção contra falhas para evitar que nossos filhos sofram danos. Infelizmente, permitimos que a oração fique em segundo lugar em relação ao nosso próprio trabalho árduo e confiança como mães. 

O orgulho gosta de nos oferecer uma falsa sensação de segurança em nossas próprias habilidades para proteger nossas famílias das dificuldades.

O trabalho duro é importante, mas uma verdade que incomoda a maioria de nós, mães, é que, apesar de nossos melhores esforços, proteger nossos filhos de todo mal está além de nossa capacidade. 

Nós realmente não temos escolha a não ser entregar seus futuros a Deus. Essa realidade é ao mesmo tempo humilhante e preocupante!

Felizmente, Deus nos diz que se importa com os pássaros, os lírios e a grama; mas ele se preocupa ainda mais com você (Mateus 6:26-34).

Em última análise, nossos filhos são de Deus. Só ele conhece a história completa deles. Podemos confiar em Sua palavra quando Ele diz que vai resolver essa história para sempre (Romanos 8:28).

Como, então, mamães controladoras começam a entregar essas preocupações? Sabemos que eles não são nossos para carregar e que Deus é o único capaz de realmente protegê-los. 

Podemos começar a transformar nossas preocupações implacáveis ​​em gritos de oração por nossos filhos. Dizemos a Deus que estamos assustados e precisamos da Sua ajuda!

Isso é o que Ele realmente quer de nós. Ele é um Deus relacional e é importante para Ele que peçamos Sua ajuda e nos apoiemos em Sua força e compreensão para nossas vidas.

Conclusão sobre verdades bíblicas para confortar as mães hoje

A palavra de Deus está repleta de verdades encorajadoras que nos confortam enquanto navegamos na maternidade em um mundo muitas vezes incerto e assustador. 

Você pode se firmar nessas verdades, orar por elas em seu coração e na vida de seus filhos.

2 Coríntios 1:3-4 diz:

Louvado seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que possamos consolar os que estão passando por alguma tribulação com a consolação que recebemos de Deus.”

Não importa quais sejam nossas circunstâncias, podemos encontrar paz em saber que Deus é nosso grande Consolador!


Autora Amanda Idleman.

Botão Voltar ao topo