Descoberta de luxuoso quarto de hóspedes de Herodes revela surpresas

Preparativos grandiosos para hospedar convidados não são uma novidade. Herodes, o Grande, por exemplo, surpreendeu Marco Agripa, o vice de Augusto, durante sua visita em 16 a.C.

Durante uma passagem pela Ásia Menor, a amizade entre eles cresceu. Quando Agripa planejou uma visita à Judeia, Herodes decidiu impressioná-lo. Ele transformou a sala de recepção no Herodium, acima de seu teatro particular, em um luxuoso quarto de hóspedes.

A decoração era espetacular: paredes forradas com pinturas que simulavam janelas abertas para paisagens egípcias deslumbrantes. Essas pinturas, descobertas por Ehud Netzer, exibiam um nível de arte sem precedentes. Mark Avrahami, especialista da Autoridade de Antiguidades de Israel, ficou impressionado: “No passado, trabalhei na conservação de pinturas de parede na Europa. Mesmo lá, eu nunca tinha encontrado um nível tão grande de arte”. A influência da arte romana era evidente, similar às encontradas em Pompeia.

Arte na parede de quarto de hóspede de herodes, o grande
Foto de Autoridade de Antiguidades de Israel – Arte na parede de quarto de hóspede de Herodes, o grande

Após a morte de Herodes em 4 a.C., ele foi enterrado sob camadas de solo, preservando suas câmaras ornamentadas. Alguns acreditam que fizeram isso para proteger a memória do rei de profanações.

Quando expuseram as pinturas novamente, logo começaram a deteriorar-se. Para interromper esse processo, Mark e sua equipe iniciaram uma complexa operação de conservação.

Herodium, o local misterioso de seu túmulo, passou por várias mudanças ao longo dos anos, guardando muitos segredos não resolvidos.

Essa história revela não apenas o luxo extravagante da época, mas também a dedicação para preservar o legado histórico. Mesmo nos tempos antigos, as pessoas valorizavam a hospitalidade e a preservação da memória.

Fonte: Autoridade de Antiguidades de Israel – facebook.com/AntiquitiesEN.

Mais sobre descobertas arqueológicas.

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!