Devocional: Cuidado com a síndrome de Jonas

Versículo Devocional: Jonas 4:3-4

“E disse Jonas: ‘Agora, Senhor, tira-me a vida, pois melhor me é morrer do que viver.’ Mas o Senhor lhe respondeu: ‘É razoável essa tua ira?’”

Ei, Cuidado com a Síndrome de Jonas!

Deus mandou Jonas pregar aos habitantes de Nínive. No entanto, ele fugiu para Társis e, após uma série de eventos dramáticos, finalmente foi levado de volta à sua missão original. A cidade de Nínive se arrependeu, mas Jonas ficou indignado com a misericórdia de Deus para com os ninivitas.

A “Síndrome de Jonas” se manifesta com o preconceito e falta de compreensão do amor e misericórdia de Deus.

É quando fugimos de responsabilidades, tarefas ou pessoas que Deus coloca em nosso caminho. Além disso, julgamos e desejamos que a justiça divina seja de acordo com nossa própria. Esquecemos que somos limitados. Esquecemos da imensidão da graça de Deus.

Jonas estava tão consumido pela sua própria justiça e pela sua ira que perdeu de vista a compaixão e o amor de Deus. Ele desejou a destruição de Nínive, mas Deus, em Sua infinita misericórdia, desejou sua salvação.

Spurgeon comentou “Achamos que faremos bem em ficar irados com os rebeldes e, assim, provamos que somos mais parecidos com Jonas do que com Jesus.”

Jonas estava se sentindo melhor que os ninivitas. Ele desprezou a graça de Deus. Ou seja, Jonas se colocou na posição de juiz julgando quem era bom ou mal. Mas, na verdade, só Deus conhece os corações.

Precisamos estar atentos para não cair nesse erro. O chamado de Deus pode nos levar a lugares e situações que não entendemos, mas que fazem parte do plano divino.

Devemos confiar nEle, a obedecer mesmo quando não entendemos totalmente, e a amar incondicionalmente, assim como Ele ama.

“Jonas viu a vontade de Deus como punição. Jesus via a vontade de Deus como alimento.”

Quando nos vemos fugindo ou resistindo, devemos parar e refletir: “É correta essa minha ira? É certa a minha resistência?”

“Como Jonas, você pode perder sua abóbora, mas não pode perder seu Deus.”

Oração:

Senhor Deus, que eu esteja sempre disposto a seguir Teus planos, mesmo quando eles desafiam minha compreensão. Ensina-me a ver as pessoas e as situações com os Teus olhos de amor e misericórdia. Amém.

Você pode encontrar uma palavra devocional para seu dia aqui.

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo