Devocional: Esqueça o passado, olhe para frente – Filipenses 3

Versículo-chave do devocional:

“Esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” (Filipenses 3:13-14)

Mensagem:

Às vezes, podemos nos sentir presos ao passado, a coisas que fizemos ou que foram feitas contra nós. Podemos carregar o peso de nossos erros e fracassos, e isso pode impedir nosso crescimento e avanço em nossa jornada com Deus. Mas a Bíblia nos lembra que é importante esquecer o passado e olhar para frente, para o futuro que Deus tem para nós.

Em Filipenses 3, o apóstolo Paulo fala sobre como ele tinha uma lista impressionante de realizações em sua vida religiosa, mas que ele as considerava como “esterco” em comparação com o conhecimento de Cristo. Ele percebeu que não importava o que ele tinha feito no passado, o que importava era seguir em frente em direção a Jesus e à sua vontade para sua vida.

Esquecer o passado não significa que devemos negar nossas experiências passadas ou evitar confrontar nossos erros e fracassos. Significa que precisamos aprender com eles, pedir perdão, perdoar a nós mesmos e aos outros e seguir em frente. Precisamos reconhecer que o passado não pode nos definir e que Deus tem um futuro brilhante para nós.

Quando olhamos para frente, podemos colocar nossas esperanças em Deus e em seu plano para nossas vidas. Podemos buscar sua vontade e seguir seu caminho, confiantes de que ele nos guiará para onde precisamos estar. Não precisamos ter medo do futuro, porque sabemos que Deus está conosco e que ele tem um propósito para cada um de nós.

Então, se você se sentir preso ao passado, lembre-se de que Deus tem um futuro brilhante para você. Esqueça o que ficou para trás, aprenda com seus erros e fracassos, perdoe e siga em frente em direção a Jesus. Coloque sua confiança em Deus e avance com a certeza de que ele está guiando seus passos.

Oremos:

Pai celestial,

ajuda-nos a esquecer o passado e olhar para frente com esperança e confiança em ti. Ajuda-nos a aprender com nossos erros e fracassos, perdoar a nós mesmos e aos outros, e seguir em frente em direção a Jesus. Dá-nos força e coragem para seguir tua vontade e confiar em teu plano para nossas vidas.

Em nome de Jesus, Amém.

Gostou do devocional? Então veja mais mensagens de Deus para seu coração:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.
Botão Voltar ao topo