EBENÉZER – Significado

EBENÉZER – que significa “pedra da ajuda”, é mencionado três vezes na Bíblia (1 Samuel 4:1; 5:1; 7:12). Segundo 1 Samuel 7:12, esse nome foi atribuído a uma pedra que Samuel colocou para comemorar a ajuda divina concedida a Israel durante uma batalha. Por meio dessa intervenção divina, a nação obteve a vitória sobre os filisteus. Essa pedra estava localizada entre Mispa e Sem, nas proximidades de Afeca. Conforme relatado em 1 Samuel 4:1 e 5:1, vinte anos antes desse evento, os filisteus derrotados Israel nesse mesmo local, e a Arca de Deus foi capturada e levada para Asdode. O escritor utilizou o nome Ebenézer porque era assim que o lugar era conhecido naquela época.

Versículos citados completos em forma de citação ACF:

1 Samuel 4:1 – “E aconteceu que, naqueles dias, ajuntando os filhos de Israel, desde Dã até Berseba, em número de quatrocentos mil homens de pé, armados de espadas.”

1 Samuel 5:1 – “E, tendo os filisteus tomados a arca de Deus, a trouxeram de Ebenézer a Asdode.”

1 Samuel 7:12 – “Então tomou Samuel uma pedra, e a pôs entre Mispa e Sem, e chamou o nome dela Ebenézer; e disse: Até aqui nos ajudou o Senhor.”

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!