Elias foi Levado para o Céu em uma Carruagem de Fogo ou em um Redemoinho?

Elias foi Levado para o Céu em uma Carruagem de Fogo ou em um Redemoinho

Certo dia, um de nossos alunos do curso de pregação enviou uma mensagem com a seguinte pergunta: “Elias foi levado em uma carruagem ou em um redemoinho?”. Após refletir sobre sua dúvida, percebi que realmente, muitos tem a mesma dificuldade quanto a interpretação desse texto. Então, fui ao texto para examinar e lhe responder com base bíblica. Bom, se essa é sua dúvida também, vamos analisar juntos a passagem sobre Elias sendo levado para o céu em uma carruagem de fogo ou em um redemoinho.

O texto de Elias sendo levado para o Céu

E sucedeu que, indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho.

2 Reis 2:11 – ARC

De repente, enquanto caminhavam e conversavam, surgiu uma carruagem de fogo, puxada por cavalos de fogo. Passou entre os dois e os separou, e Elias foi levado para o céu num redemoinho.

2 Reis 2:11 – NVT

O texto bíblico sobre o profeta Elias sendo levado para o céu encontra-se em 2 Reis 2:1-12. Essa passagem relata os últimos momentos do ministério de Elias na terra. Para que se compreenda o texto, é recomendável começar a ler do capítulo 1 até o 2 de 2 Reis.

Porque Elias é considerado “profeta do fogo”?

Além da leitura do texto sobre Elias sendo levado para o céu, pensar no contexto geral da vida do profeta, facilita a compreensão se ele foi em uma carruagem de fogo ou em um redemoinho.

Veja, então alguns dos motivos pelos quais Elias é considerado o “profeta do fogo”:

1. Convocou os profetas de Baal para um desafio de fogo no monte Carmelo (1 Reis 18: 19, 24).
  2. Sua oração fez o Senhor responder com fogo do céu, consumindo o holocausto e lambendo a água (1 Reis 18:36-39).
  3. Como prova que ele era Homem de Deus, desceu fogo do céu e consumiu 50 homens que queria prendê-lo (2 Reis 1:10).
  4. Mais uma vez ficou provado que ele era Homem de Deus e, desceu fogo do céu e consumiu outro grupo de 50 soldados que queria prendê-lo (2 Reis 1:11-12)
  5. No monte Horebe, Elias ouviu a voz de Deus depois da manifestação do vento, do terremoto e do fogo (1 Reis 19:11-13).
  6. No fim de tudo, acabou um carro de fogo com cavalos de fogo, contribuindo para que Elias subisse ao céu num redemoinho (2 Reis 2:11).
  7. Os Apóstolos já conheciam a fama de Elias como o “profeta do fogo” e, quiseram imitá-lo (Lucas 9:54).
  8. João Batista, o mais fiel “tipo” de Elias pregava um “batismo de fogo” (Mateus 3:11).

Carruagem nos tempos bíblicos

antiga carruagem assíria
Antiga carruagem assíria – Dicionário Tyndale

Segundo o dicionário bíblico Tyndale, carruagem era um antigo veículo de duas rodas, puxado por animais, normalmente cavalos, e geralmente considerada um instrumento de guerra.

Carruagens eram também usadas como meio de transporte para pessoas de posição ou com posses, e para a caça.

Mas, então, Elias foi levado para o Céu em uma Carruagem de Fogo ou em um Redemoinho?

Veja o que diz Wiersbe em seu comentário expositivo de 2 Reis 2:

“O rei Acazias morreu, mas Elias não! Ele foi levado para o céu num redemoinho acompanhado de uma carruagem de fogo puxada por cavalos flamejantes. Assim com o Enoque, nos tempos mais antigos, Elias andou com Deus e, de repente, foi estar com Deus (Gn 5:21-24; Hb 11:5). Os dois homens ilustram o arrebatamento dos santos quando Jesus voltar (1 Ts 4:13-18). Porém, antes de Elias deixar Eliseu para dar continuidade a seu trabalho, caminhou com seu sucessor de Gilgal até a região além do Jordão, o que deve ter sido uma caminhada e tanto!”

A afirmação de Elias sendo levado para o céu em uma carruagem de fogo, não condiz com a Bíblia. Pois, o texto é claro em afirmar que “Elias subiu ao céu num redemoinho.”

Apesar de “carro de fogo, com cavalos de fogo” separarem Elias de Eliseu, não significa que o profeta foi para o céu na carruagem, mas que ela apenas separou um do outro e acompanhou Elias até o céu.

Mas, por que a Carruagem de Fogo quando Elias foi Levado para o Céu em um Redemoinho?

Bom, como vimos anteriormente, o ministério de Elias teve grande significado espiritual, tanto que quando Jesus estava no monte da transfiguração, quem aparece lá? Nada mais, nada menos que Moisés e Elias.

E, outro propósito da carruagem de fogo acompanhar a subida do profeta ao céu, é pelo motivo que Elias estaria passando o ministério para Eliseu. Ou seja, não era o fim, mas a continuidade de um ministério profético.

Então, Elias subiu ao céu em um redemoinho acompanhado por um carro de fogo, com cavalos de fogo, porque além de significar a proteção de Deus, representava a continuidade de seu ministério por intermédio de Eliseu.

André Lourenço

Professor sempre aprendiz da Bíblia que gosta de ensinar sobre um Deus inexplicável!

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts em seu email