Ensinando o autocontrole: 5 maneiras de ajudar seus filhos a controlar suas emoções

Apesar de ser uma virtude atemporal, os benefícios da autodisciplina têm sido negligenciados na atualidade, em meio a um mundo ultraocupado e ultracompetitivo. Além disso, a sociedade atual tem priorizado a gratificação instantânea em detrimento do autocontrole, relegando esta virtude a um segundo plano.

A disciplina pessoal já não é tão valorizada publicamente como antes, como se pode observar nos reality shows, nos quais as pessoas se comportam de forma descontrolada, sem limites para suas emoções, ações ou palavras.

Como normalmente vemos, nos eventos esportivos, os atletas frequentemente têm atitudes impensáveis ​​e inapropriadas, quando as coisas não saem como desejam. Curiosamente, quanto mais inadequado o comportamento das estrelas dos reality shows e dos esportistas, mais alto é o índice de audiência.

Contudo, manter o autocontrole é um fator crucial para a resolução de conflitos. Exercer o autocontrole em situações extremamente provocativas é essencial para encontrar uma solução que beneficie todas as partes envolvidas.

Não é por acaso que o autocontrole, ou a longanimidade, uma palavra um tanto antiquada, é um dos componentes do fruto do Espírito:

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão e autocontrole. Contra essas coisas não há lei” (Gálatas 5:22-23).

É importante lembrar aos nossos filhos que eles são os senhores de si mesmos. Parece uma certeza inevitável, mas as crianças precisam ser lembradas que podem controlar suas reações frente a eventos, pessoas, circunstâncias, etc. É preciso disciplina e perseverança para fortalecer a prática do autocontrole.

As 5 maneiras para ensinar o autocontrole a seus filhos

maneiras de ensinar o autocontrole

Ensinar o autocontrole para nossos filhos é um desafio importante na educação infantil. Neste artigo, vamos então aprender as cinco maneiras eficazes de ensinar o autocontrole para nossos filhos, adotando estratégias eficazes e consistentes para ajudar as crianças a desenvolver habilidades emocionais e comportamentais desde a tenra idade.

1. Compartilhe suas experiências

Algo que pode ser bastante eficaz para ensinar o autocontrole aos nossos filhos é compartilhando nossas próprias experiências, mostrando à eles como lidamos com elas. Todos nós enfrentamos dificuldades com o autocontrole em algum momento de nossas vidas.

Compartilhe alguns de seus momentos de “queda” com seus filhos. Por exemplo, durante o jantar, você pode discutir como perdeu a paciência no trabalho e contar como se desculpou e que está fazendo para evitar futuras situações conflituosas, como não agendar reuniões antes do almoço porque a fome o deixa irritada.

Peça que seus filhos orem com você enquanto trabalham nessa questão de autocontrole. Posteriormente, revise o assunto para mostrar-lhes o progresso que você enfrentou ou as recaídas que teve e como está continuando a progredir.

Enfim, permitir que seus filhos vejam você lutando com o autocontrole pode inspirá-los a enfrentar suas próprias batalhas com mais confiança.

2. Ensine a prática do autocontrole

Outra forma de ensinar o autocontrole aos nossos filhos é por meio da prática. Desenvolvedor o autocontrole não é diferente de praticar um esporte. Por exemplo, atletas profissionais frequentemente realizam os mesmos exercícios repetidamente para aprimorar suas habilidades.

O autocontrole pode ser alcançado por meio de prática constante. É importante enfatizar para as crianças que perdem o controle não significa que elas falharam. Obstáculos são inevitáveis. O que importa é seguir em frente e tentar novamente.

3. Ensine algumas dicas para seu filho lidar com o autocontrole

Forneça a eles estratégias para lidar com emoções fortes. Quando as crianças se sentem sobrecarregadas e perdem o autocontrole, muitas vezes expressam isso com comportamentos como bater, chutar ou gritar. Algumas dicas para fortalecer a prática do autocontrole incluem:

  • Fazer uma contagem regressiva até dez antes de responder
  • Se afastar do conflito para se acalmar
  • Ajoelhar ou se sentar em um lugar tranquilo para se acalmar
  • Pular em um mini-trampolim ou correr pelo quintal

Christina Tarabochia, de Tigard, Oregon, disse: “Quando nossos filhos perderam o controle, os sentávamos em um degrau até que se acalmassem”.

Essas estratégias para lidar com esses momentos, ajuda a criança a recuperar o equilíbrio emocional, evitando possíveis conflitos com irmãos ou amigos.

4. Adie a gratificação

Adiar a gratificação é uma forma eficaz de ensinar o autocontrole às crianças. É importante que os pais não cedam imediatamente aos pedidos das crianças, para que elas possam aprender a esperar. Algumas estratégias, incluem:

  • Fazer passeios em lojas sem comprar nada para as crianças;
  • Limitar a quantidade de presentes em datas comemorativas e aniversários;
  • Não dar lanches antes das refeições;
  • Ensinar a esperar pela sua vez em jogos e atividades em grupo.

Essas e outras atividades podem ajudar a fortalecer a prática da disciplina e do autocontrole das crianças, permitindo que elas aprendam a esperar e lidar com o choro de forma saudável.

5. Utilize as recompensas com moderação

O autocontrole não está relacionado apenas com o comportamento externo da criança, mas sim com sua motivação interna. Por isso, é importante que a criança entenda o valor da espera por si só, sem depender de uma recompensa constante para cada ação positiva.

Por exemplo, esperar pela vez de um amigo na hora do brinquedo é algo que deve ser feito simplesmente porque é a coisa certa a fazer, não porque haverá uma recompensa por isso.

Caso contrário, a criança não aprenderá a esperar sem a promessa – e entrega – de uma recompensa. No entanto, ocasionalmente, uma pequena recompensa por um comportamento excepcional pode ser aceitável.

Conclusão

Em conclusão, ensinar o autocontrole para os filhos é fundamental para o desenvolvimento saudável e equilibrado deles. As cinco maneiras eficazes ​​neste artigo podem ajudar os pais a incentivar o autocontrole em seus filhos, tornando-os filhos mais resilientes e preparados para enfrentar desafios na vida. Com paciência, consistência e amor, é possível ensinar os filhos a gerenciar emoções e comportamentos, e ajudá-los a construir um futuro promissor.

Gostou desse artigo? Então, veja também:

5 princípios bíblicos para investir em seus filhos

Ensinando a Bíblia aos filhos: 8 Dicas valiosas para ler e estudar a Bíblia com seu filho

A predileção dos pais por um dos filhos: um problema antigo

Ajudando seu filho a desenvolver um relacionamento pessoal com Deus

Como ensinar valores cristãos a seus filhos

Indiara Lourenço

Com mais de 20 anos atuando na Pregação e Ensino, Indiara possui experiência em ministério infantil, jovem e feminino. Estudante de Teologia e ministra aulas na EBD. Mãe, esposa e serva que ama fazer a obra de Deus. Contagia a todos com sua alegria e inspira com palavras motivadoras, deixando um impacto positivo por onde passa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Você precisa desativar o Adblock para continuar navegando em nosso site!