3 erros de Davi no terraço que lhe custaram muito

Hoje pela manhã quando a luz do sol refletia em minha sacada, resolvi apreciar o que a vista dali de cima me proporcionava, e, no momento uma passagem bíblica me veio à mente, Davi no terraço. Logo, ao pensar sobre a passagem de 2 Samuel 11, podemos extrair 3 lições ou erros que Davi cometeu, no terraço.

O que acontece em 2 Samuel 11

O capítulo 11 de 2 Samuel apresenta um importante e triste episódio na história do rei Davi. O capítulo começa descrevendo que, na primavera, tempo em que os reis costumavam sair para a batalha, mas, Davi decidiu ficar em Jerusalém. Essa decisão foi o ponto de partida para uma sequência de acontecimentos marcantes.

Em um certo dia, quando a tarde chegou, Davi se levantou de sua cama e caminhou pelo terraço do palácio real. Alí, ele avista Bate-Seba, uma mulher de extrema beleza que estava tomando banho em seu próprio telhado. Ao observá-la, Davi ficou profundamente atraído por ela. Em vez de afastar seus olhos e controlar seus desejos, o rei cedeu à tentação.

Davi, então, enviou mensageiros para trazer Bate-Seba ao palácio, e eles dormiram juntos. Pouco depois, Bate-Seba ficou grávida, o que levantou uma série de problemas. O rei tentou, de diversas maneiras, esconder o seu pecado, mas suas ações não passaram despercebidas diante de Deus.

Essa passagem bíblica nos traz uma reflexão sobre as escolhas que fazemos e as consequências que elas podem acarretar. Davi estava no lugar errado, no momento errado, e permitiu que seus olhos cedessem à tentação. O resultado foi uma série de eventos que tiveram um impacto significativo em sua vida e na vida de outras pessoas.

Bom, agora que vimos um breve resumo da história, quero te apresentar lições preciosas sobre este incidente de Davi no terraço.

Aqui estão 3 erros de Davi no terraço que lhe custaram muito:

1. Davi estava passeando na hora errada

O capítulo 11 de 2 Samuel começa com um detalhe importante: ele estava passeando no terraço de seu palácio na hora errada. Vamos ler na Bíblia:

E ACONTECEU que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem à guerra, enviou Davi a Joabe, e com ele os seus servos, e a todo o Israel; e eles destruíram os filhos de Amom, e cercaram a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.

2 Samuel 11:1

A narrativa nos mostra que era a época em que os reis costumavam sair para a batalha, mas Davi escolheu ficar em Jerusalém. Essa decisão revela uma quebra de padrão e um afastamento das responsabilidades que lhe eram atribuídas como líder militar.

Tudo bem em Davi ter o seu momento de descanso e passeio, mas existem momentos certos para isso. Imagina você, conseguiria ficar tranquilo sabendo que seus irmãos estão em perigo?

Eu acho maravilhoso que a Bíblia não esconde os erros até mesmo de homens que desempenharam um papel importantes na história. Davi é um caso desses. Podemos aprender muito com seus acertos, mas também com seus erros.

Aprendemos aqui que, precisamos estar no lugar certo e na hora certa. Além disso, há um tempo para cada propósito (Ec 3:1). É bom e recomendável que você descanse, passeie e tire um tempo de qualidade com a família, mas se for tempos de “batalha”, fique na guarda.

2. Davi olhava para baixo e não para cima

E aconteceu que numa tarde Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista.

2 Samuel 11:2

Percebeu o que o texto diz? Diz assim: “…viu do terraço a uma mulher…”. Ou seja, viu de cima para baixo.

Quero levar você a refletir sobre a direção do seu olhar. Ao avistar Bate-Seba, que estava tomando banho em seu telhado, Davi direcionou sua atenção para baixo, em vez de olhar para cima, em busca de uma perspectiva mais elevada.

Olhar para baixo, nesse contexto, representa uma atitude de focalizar as tentações e os desejos imediatos, negligenciando princípios morais e valores mais elevados. Davi, ao fixar seus olhos na beleza de Bate-Seba e permitir que seus desejos o dominassem, cedeu ao impulso da luxúria e do pecado.

Ao invés de manter seu foco nas suas responsabilidades como rei e líder do povo, Davi desviou sua atenção para seus desejos pessoais, colocando suas próprias satisfações acima de seus deveres e compromissos.

Essa escolha levou-o a um caminho de consequências indesejáveis e trouxe sofrimento não apenas para ele, mas também para aqueles ao seu redor.

Que lição preciosa! Cuidado para não estar com os olhos fixos nas coisas de baixo ao invés das coisas do alto. Lembre-se das palavras de Paulo: “Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas.” (Colossenses 3:2).

3. Davi desejou o que não era dele

E mandou Davi indagar quem era aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Bate-Seba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu?

2 Samuel 11:3

Por fim, e um dos aspectos essenciais do episódio de Davi no terraço, é o fato de que Davi desejou ardentemente o que não lhe pertencia. Em vez de valorizar e apreciar tudo o que Deus lhe havia concedido, ele caiu na armadilha da cobiça e do desejo pelo que estava além dos limites do que a graça divina lhe havia dado.

Davi era um homem abençoado por Deus com uma posição de poder como rei de Israel. Ele tinha riquezas, autoridade e um relacionamento próximo com o Senhor. No entanto, mesmo com todas essas bênçãos, Davi não se contentou. Em vez de se concentrar em tudo o que Deus lhe havia concedido, ele permitiu que seu coração se enchesse de desejo por algo que não lhe era destinado.

Aqui está uma valiosa lição sobre a importância de valorizar e ser grato pelo que temos, reconhecendo que tudo provém da graça de Deus. Devemos aprender a contentar-nos com aquilo que nos é dado e não nos deixar levar pela cobiça e pelo desejo por aquilo que está fora de nosso alcance.

O exemplo de Davi nos alerta sobre os perigos de não reconhecer e apreciar os presentes da graça divina em nossa vida. Essa lição nos convida a refletir sobre a importância de valorizar as bênçãos que recebemos e desenvolver uma atitude de contentamento diante da generosidade divina.

Se gostou, então continue lendo sobre Davi:

André Lourenço

Bacharel em Teologia, Graduado em Gestão da Qualidade e Pós Graduando em Psicologia nas Organizações, André possui mais de 17 anos de experiência na pregação e ensino da Bíblia. É Professor de cursos de Homilética e Hermenêutica. Já escreveu centenas de estudos bíblicos e ministra aulas na EBD. Se considera um eterno aprendiz e apaixonado por Compartilhar a Palavra de Deus!

Artigos relacionados

2 Comentários

  1. Muito obrigado Pr. André Lourenço!
    Estava com essa Palavra em meu coração, tentando colocar no papel, e vc fez isso com muita sabedoria. Deus te abençoe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo