Poder das mãos que servem – Pregação sobre a sogra de Pedro

Esboço de pregação sobre a sogra de Pedro no texto de Mateus 8:14-15 com o tema: O poder das mãos que servem.

Esboço de Pregação sobre a sogra de Pedro (Mateus 8:14-15)

Tema: O poder das mãos que servem

Texto da pregação: Mateus 8:14-15

E Jesus, entrando em casa de Pedro, viu a sogra deste acamada, e com febre. E tocou-lhe na mão, e a febre a deixou; e levantou-se, e serviu-os.

Introdução:

No relato de Mateus 8:14-15, vemos Jesus curando a sogra de Pedro. Este momento revela poderosas lições sobre a importância de nossas mãos na manifestação do amor e serviço de Deus.

Contexto:

Quando voltaram do culto na sinagoga, Pedro e André informaram a Jesus que a sogra de Pedro estava com febre e de cama (Mc 1:21).

Naquela época, as mulheres não ocupavam uma posição elevada na sociedade, e é improvável que um fariseu se importasse com o que acontecia na casa de Pedro.

No entanto, Jesus a curou com um simples toque. Ela se levantou e passou a servir ao Senhor e aos outros homens presentes.

A princípio, essa cura pode ter parecido um “milagre secundário”, mas teve consequências significativas. Logo após o pôr-do-sol, quando o sábado havia terminado, toda a cidade se reuniu à porta da casa de Pedro, trazendo suas enfermidades para que Jesus as atendesse (Mc 1:32-34).

As bênçãos que ocorrem em um lar devem transbordar para a comunidade. A transformação na vida de uma mulher permitiu que muitas outras pessoas experimentassem milagres.

Nesta pregação, vamos ver como nossas mãos podem ser instrumentos de bênção. Aqui estão 3 lições…

I. Mãos que Estendem

“E, entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra deste de cama, com febre. E tocou a sua mão…” (Mateus 8:14-15a)

 Na tradução ARC diz que “Jesus tomou-a pela mão”. Isso lembra Isaías 41:13: “Porque eu sou o Senhor teu Deus que te toma pela tua mão direita e te diz: Não temas, eu te ajudarei.”

Jesus viu a necessidade e estendeu Sua mão para ajudar. As mãos que estendem são aquelas que estão dispostas a ver e atender às necessidades dos outros.

Exemplo Bíblico: O bom samaritano que estendeu a mão ao homem ferido (Lucas 10:33-34).

Aplicação prática: Seja um canal de compaixão e ajuda, estendendo suas mãos para aqueles que estão em necessidade ao seu redor. Você estende sua mão para alguèm e Deus estende a mão Dele para você!

II. Mãos que Recebem

“E tocou a sua mão, e a febre a deixou” (Mateus 8:15a)

Receber é ato da Graça de Deus: A sogra de Pedro recebeu a cura como um presente. Nossas mãos também devem estar abertas para receber as bênçãos. Mas, nunca se esqueça que não mereceremos, é pela graça.

Receber também nos leva a generosidade: Receber é bom, mas “Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber.” (Atos 20:35b).

Na multiplicação dos pães e peixes, as mãos dos discípulos receberam e distribuíram a provisão de Deus (Jo 6:11).

Aplicação prática: Esteja receptivo às bênçãos de Deus e use o que você recebe para o bem dos outros.

III. Mãos que Servem

“E ela se levantou e os serviu.” (Mateus 8:15)

Servindo com Gratidão: Após receber a cura, a sogra de Pedro usou suas mãos para servir a Jesus e Seus discípulos. Nossas mãos devem ser usadas para servir aos outros com alegria e gratidão (Gl 5:13).

Em Marcos 1:30, está escrito “E a sogra de Simão estava deitada, com febre; e logo lhe falaram dela.” Ou seja, alguém foi instrumento de bênção na vida dela e, por isso, ela precisava também ser bênção para outras pessoas.

Certamente, àqueles que falaram dela para Jesus, agora estavam sendo servidos por ela.

Aplicação prática: Não tenha apenas mãos que recebem, mas tenha mãos que servem motivadas por um coração grato e generoso.

Conclusão deste sermão

Precisamos usar nossas mãos para servir…

  • Moisés levantou suas mãos para a vitória na batalha (Êxodo 17:11-12).
  • Os levitas usaram suas mãos para cuidar do tabernáculo (Números 3:6-9).
  • Eliseu usou suas mãos para deitar água sobre as mãos de Elias (1 Reis 19:21).
  • Rute usou suas mãos para colher espigas e sustentar a família (Rute 2:2).
  • Maria usou suas mãos para ungir os pés de Jesus (João 12:3).
  • Jesus usou Suas mãos para lavar os pés dos discípulos (Jo 13:4-5).
  • Paulo curou enfermos com as suas mãos (Atos 19:12).
  • Dorcas usava suas mãos para servir os necessitados (Atos 9:36).

Suas mãos têm poder quando são usadas para o Reino de Deus. Se Jesus estendeu Sua mão para você e você reconhece as bênçãos recebidas d’Ele, agora é o momento de oferecer suas mãos para que Jesus usá-las!

Dicas para esta pregação sobre a sogra de Pedro

Estude o texto e contexto: Procure estudar tanto Mateus 8:14-15 quanto Marcos 1:29-39 que fala da cura da sogra de Pedro. Isso te dará segurança nesta passagem bíblica.

Leia cada referência bíblica: Se você citar os textos que ilustram as lições, precisa pelo menos ler e saber do que se trata. O texto deste sermão sobre a sogra de Pedro é curto, mas é profundo.

Aplique cada lição: Por exemplo, no tópico I. Mãos que estendem, procure fazer uma aplicação poderosa antes de ir para a próxima lição.

Aqui estão mais dois estudos bíblicos para você se aprofundar na sogra de Pedro:

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
WhatsApp