O legado de Eugene Peterson para o cristianismo: 20 de suas citações e frases mais poderosas

Quem já leu os livros de Eugene Peterson ou ouviu suas mensagens, sabe que sua vida é exemplar. Certamente ele será lembrado pelo legado que deixou. Uma vida cheia de graça, oração e grande sabedoria. Somos gratos por seu serviço a Cristo e suas palavras que encorajaram tantos.

Aqui estão apenas algumas das muitas maneiras pelas quais Eugene Peterson tem sido uma grande bênção neste mundo:

1. Eugene Peterson enfatizou o poder e a importância da oração.

Robert Creech, professor de ministérios cristãos no Seminário Truett da Baylor University, nos lembrou da dedicação de Peterson à oração em uma dedicatória a ele:

“Eugene Peterson encorajou, formou e muitas vezes salvou o ministério de muitos pastores ao longo dos anos através de sua escrita e pensamento. Ele atualizou as Escrituras para muitos por meio de sua paráfrase ponderada da Bíblia publicada como A Mensagem. É hora de aqueles que se beneficiaram de seu ministério devolverem o favor a ele com oração pela sua família”. 

Peterson escreveu uma série inteira de livros sobre oração, incluindo seu primeiro da série, Praying with Jesus: Year of Daily Prayer and Reflection on the Words and Actions of Jesus.

2. Peterson escreveu “A Mensagem: A Bíblia na Linguagem Contemporânea”, bem como mais de 30 outros livros sobre fé, vida e esperança.

Eugene Peterson deixou frases e livros cheios de mensagens de esperança, para que os cristãos pudesse fortalecer sua fé e a caminhada com Cristo. 

A Mensagem significou muito para mim pessoalmente ao longo dos anos. Eu o li ao lado da versão da Bíblia que normalmente leio. E isso me ajudou a entender e compreender melhor os significados das escrituras que talvez perderia se eu estivesse lendo rapidamente.

Escrito na linguagem atual e simples, A Mensagem inspirou muitos a entender e se apegar às verdades e promessas da palavra de Deus. Mesmo com a reação de muitos estudiosos bíblicos ao longo dos anos, Peterson se apegou à razão pela qual escreveu este livro:

“Quando Paulo de Tarso escreveu uma carta, as pessoas que a receberam entenderam instantaneamente. Quando o profeta Isaías pregou um sermão, não consigo imaginar que as pessoas fossem à biblioteca para descobrir. Essa foi a premissa básica sob a qual trabalhei. Comecei com o Novo Testamento em grego, uma língua difícil.”

3. A vida de Peterson tem sido um testemunho constante da graça e do amor de Deus.

Ele se importava com as pessoas. Ele amou, pastoreou, ensinou, pregou, escreveu, encorajou, desafiou, orou, apoiou, inspirou, acreditou e ouviu. 

Dessa maneira, ele permaneceu forte, por Seu Senhor e Salvador Jesus Cristo.

4. Ele serviu fielmente ao corpo de Cristo.

Eugene Peterson foi um pastor fundador da Igreja Presbiteriana Cristo Nosso Rei em Bel Air, Maryland, onde serviu por 29 anos. 

Ele também atuou como Professor de Teologia Espiritual no Regent College em Vancouver, British Columbia até se aposentar em 2006. 

5. Ele nos lembrou que a teologia espiritual é um modo de vida.

Como professor e estudioso, Eugene Peterson procurou viver de maneira real e autêntica. Ele nos mostrou tão poderosamente que a teologia espiritual não é apenas “o que você sabe”, mas “como você vive”.

Em uma entrevista com o poeta cristão Luci Shaw para o jornal Image, Peterson compartilhou estas palavras muito sábias:

“Teologia espiritual é simplesmente teologia vivida. Uma grande parte da teologia tem a ver com doutrina, com acertar. A teologia espiritual visa reunir isso dentro de uma vida. A convicção por trás da teologia espiritual é que a Bíblia e toda a crença cristã, é algo para se viver. Não é apenas algo a ser mantido em sua cabeça ou realizado por meio de suas ações e ética, mas realmente incorporado” 

Para inspirá-lo e encorajá-lo, e em homenagem à sua vida e legado, aqui estão 20 citações poderosas de Eugene Peterson:

“Não podemos ser muito cuidadosos com as palavras que usamos; começamos a usá-las e elas acabam por nos usar.”

1. “Cristãos não aprendem, estudam ou usam a Bíblia simplesmente, mas devem levar para suas vidas de tal forma que seja manifesta em: atos de amor, copos de água, missões em todo o mundo, cura e evangelismo e justiça em nome de Jesus, mãos levantadas em adoração ao Pai…” – Leia este livro: Uma Conversa na Arte da Leitura Espiritual.

2. “A mensagem central do evangelho é que Deus nos invade com uma nova vida, mas o cenário para isso é mais frequentemente na normalidade dela. A nova vida acontece no lugar e na pessoa do nosso presente. Não é um meio pelo qual Deus resolve problemas. Deus cria uma nova vida. Ele não é um solucionador de problemas, mas um criador de pessoas.” – Como os martim-pescadores pegam fogo: uma conversa sobre os caminhos de Deus formados pelas palavras de Deus.

3. “O sábado é aquele tempo e espaço organizados em que podemos nos distanciar de nossas próprias atividades o suficiente para ver o que Deus está fazendo.” – O Sábado do Pastor, Cristianismo Hoje.

4. “Não tentarei dirigir minha própria vida ou a vida dos outros, isso é assunto de Deus. Não pretendo inventar o significado do universo, eu aceitarei o que Deus mostrou ser seu significado. E não vou exigir que eu seja tratado como o centro da minha família, do meu bairro ou do meu trabalho, mas procurarei descobrir onde me encaixo e fazer o que sou bom. A alma, clamando por atenção e desfilando arrogantemente sua importância, se acalma e se aquieta para que possa ser ela mesma, verdadeiramente.” – Uma Longa Obediência na Mesma Direção: Discipulado em uma Sociedade Instantânea.

5. “Não podemos ser muito cuidadosos com as palavras que usamos, começamos a usá-las e elas acabam por nos usar.” – Citado por Krista Tippett durante sua entrevista com Peterson no podcast On Being.

“Estamos seguros não porque temos certeza de nós mesmos, mas porque confiamos que Deus tem certeza de nós.”

6. “A sabedoria é a arte de viver habilmente em quaisquer condições reais em que nos encontremos.” – @PetersonDaily

7. “[Jesus] disse “Siga-me” e acabou com muitos perdedores. E esses perdedores acabaram, por nenhuma virtude ou talento próprio, tornando-se santos. Jesus não estava atrás do melhor, mas do pior.” – O Caminho de Jesus: Uma conversa no seguimento de Jesus.

8. “Gostamos de dizer que a Bíblia tem todas as respostas. E isso é certamente correto. O texto da Bíblia nos coloca em uma realidade que é congruente com quem somos como seres criados à imagem de Deus e para o que estamos destinados nos propósitos de Cristo. Mas a Bíblia também tem todas as perguntas, muitas das quais nós gostaríamos que nunca nos fossem feitas, e algumas das quais passaremos o resto de nossas vidas fazendo o possível para evitar. A Bíblia é um livro muito reconfortante, mas é também um livro muito desconcertante.” – Coma Este Livro: Uma Conversa na Arte da Leitura Espiritual.

9. “Os sentimentos são grandes mentirosos. Se os cristãos adorassem apenas quando quisessem, haveria muito pouca adoração. Os sentimentos são importantes em muitas áreas, mas completamente não confiáveis ​​em questões de fé.” – Uma Longa Obediência na Mesma Direção: Discipulado em uma Sociedade Instantânea.

10. “Todas as pessoas de fé que conheço são pecadoras, duvidosas, praticantes desiguais. Estamos seguros não porque estamos de nós mesmos, mas porque confiamos que Deus está seguro de nós”. – Uma Longa Obediência na Mesma Direção: Discipulado em uma Sociedade Instantânea.

“Esperar em oração é uma renúncia disciplinada de agir antes que Deus aja.”

11. “Como posso levar as pessoas para o lugar tranquilo ao lado das águas tranquilas se estou em movimento perpétuo? Como posso persuadir uma pessoa a viver pela fé e não pelas obras se eu tenho que fazer malabarismos constantemente com minha agenda para fazer tudo se encaixar?” – O Pastor Contemplativo: Voltando à Arte da Direção Espiritual.

12. “ Obediência é a coisa, viver em resposta ativa ao Deus vivo. A pergunta mais importante que fazemos a este texto não é: “O que isso significa?” mas “O que posso obedecer?” Um simples ato de obediência abrirá nossas vidas para este texto muito mais rapidamente do que qualquer número de estudos bíblicos, dicionários e concordâncias.” – Coma Este Livro: Uma Conversa na Arte da Leitura Espiritual.

13. “Esperar em oração é uma recusa disciplinada de agir antes que Deus aja”. –  Onde está o seu tesouro: Salmos que o convocam de si para a comunidade.

14. “A igreja norte-americana atualmente é notável por substituir o caminho de Jesus pelo jeito americano”. – O Caminho de Jesus: Uma conversa no seguimento de Jesus

15. “A única oportunidade que você terá de viver pela fé está nas circunstâncias que lhe são fornecidas hoje: esta casa em que vive, esta família em que se encontra, este trabalho que lhe foi dado, as condições meteorológicas que prevalecem neste momento.” – Corra com os cavalos: a busca pela vida no seu melhor.

“Nenhuma vida de fé pode ser egoísta. Deve haver transbordamento na vida dos outros.”

16. “A oração nos faz saber o que Deus está fazendo.” – Tell It Slant: Uma conversa sobre a linguagem de Jesus em suas histórias e orações.

17. “A Bíblia não é um roteiro para um serviço fúnebre, mas é o registro de Deus sempre trazendo vida onde esperávamos encontrar a morte. Em todos os lugares é a história da ressurreição.” –  @PetersonDaily

18. “As histórias são atos verbais de hospitalidade.” – Cristo toca em dez mil lugares: uma conversa em teologia espiritual.

19. “Nenhuma vida de fé pode ser egoísta. Deve haver transbordamento na vida dos outros.” –  Vivendo a Mensagem: Reflexões Diárias com Eugene H. Peterson.

20. “Meu trabalho não é resolver os problemas das pessoas ou fazê-las felizes, mas ajudá-las a ver a graça operando em suas vidas.” – O Pastor Contemplativo: Voltando à Arte da Direção Espiritual.

Botão Voltar ao topo