Isaías 43:2 Significado de “Quando passares pelas águas estarei contigo”
Isaías 43:2 – ACF (Almeida Corrigida Fiel)
“Quando passares pelas águas estarei contigo, e quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”
Traduções Bíblicas de Isaías 43:2
Isaías 43:2 – NAA – (Nova Almeida Atualizada)
“Quando você passar pelas águas, eu estarei com você; quando passar pelos rios, eles não o submergirão; quando passar pelo fogo, você não se queimará; as chamas não o atingirão.”
Isaías 43:2 – NVI – (Nova Versão Internacional)
“Quando você atravessar as águas, eu estarei com você; e, quando você atravessar os rios, eles não o encobrirão. Quando você andar através do fogo, você não se queimará; as chamas não o deixarão em brasas.”
NTLH Isaías 43:2 – (Nova Tradução Linguagem de Hoje)
“Quando você atravessar águas profundas, eu estarei ao seu lado, e você não se afogará. Quando passar pelo meio do fogo, as chamas não o queimarão.”
Explicação e Comentário sobre Isaías 43:2
Neste versículo, Deus está dizendo ao povo judeu que Ele estará com eles em seus momentos mais difíceis, apoiando-os através deles, dando-lhes força para ir além deles e livrando-os do perigo sem danos.
O povo judeu estava em cativeiro na Babilônia. Eles enfrentaram muitas aflições e foram perseguidos pelos homens, representados pelas águas, rios e fogo. Alguns do povo judeu rejeitaram a Deus e provocaram Sua ira. Para essas pessoas, a metáfora representa as tentações de Satanás que rapidamente vieram sobre elas e as levaram a um estado desastroso de separação de Deus.
Apesar de sua desobediência a Ele, Deus diz ao Seu povo que eles não devem temer porque Ele os redimiu. Deus continuará seu amor e cuidado por eles. Seu povo é feitura de Deus, criado por Ele para boas obras, e Ele não abandonará a obra de Suas mãos.
Interpretação de Isaías 43:2, as partes chave do versículo:
“Quando você passar pelas águas, estarei com você…”
Deus abriu o Mar Vermelho por quilômetros para permitir que os israelitas andassem em terra seca pelo mar (Êxodo 14: 21-22). Então Deus permitiu que as muralhas do mar se fechassem e destruíssem os inimigos de Israel.
Ele fez isso para encorajar os israelitas incrédulos a confiar nEle em suas dificuldades e mostrar-lhes que aqueles que ferem o povo de Deus serão arruinados.
“E quando pelos rios, eles não te submergirão”
Deus de repente secou o rio Jordão quando um bando de sacerdotes carregando a arca da aliança estava à beira do rio (Josué 3:14-17). Foi durante a época da colheita na primavera, quando o Jordão normalmente transbordava todas as suas margens devido ao derretimento da neve que vinha do Líbano.
A arca representava a presença de Deus. Deus empilhou a água para revelar um leito de rio seco para que Seu povo pudesse entrar em Canaã e terminar suas longas e cansativas peregrinações no deserto. A jornada do deserto para Canaã representa a passagem do crente de um mundo pecaminoso, através da morte e para o céu.
“Quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti”
Deus protegeu Sadraque, Mesaque e Abednego. Nabucodonosor mandou seus soldados jogá-los em uma fornalha depois que eles se recusaram a adorar qualquer deus, exceto o Pai.
A fornalha estava tão quente que os soldados jogados na fornalha morreram pelas chamas do fogo.
No entanto, Sadraque, Mesaque e Abednego saíram da fornalha completamente intactos (Daniel 3), e por causa desse milagre receberão cargos de confiança na província de Babilônia.
Comentários sobre o que Significa Isaías 43:2
Comentário de Beacon (Contexto)
Do ponto de vista teológico, este é um texto tremendamente significativo. Agora o poeta canta o livramento, após ter falado do Libertador nos capítulos 41 e 42. Pois, se Deus é o Autor dos castigos do seu povo (42:25), Ele também é o Autor da sua redenção, agregação e transformação.
Eles, por sua vez, são suas testemunhas entre todas as nações do fato de que Ele é o Deus vivo. Ele os escolheu e os tomou seu “exemplo” para provar que somente Ele é Deus e Salvador.
A mensagem confortadora do Deus Eterno para a criatura que Ele formou é o fato de que Israel é sua “possessão comprada” e é chamado pelo seu nome (1). Adam Clarke argumenta que a tradução deveria ser a seguinte: “Eu os chamei pelo Meu nome”. Dar nome significa uma escolha pessoal e uma apropriação. Águas […] rios […] fogo (2) são todos símbolos de perigo.
Mas na presença do Grande Companheiro, Israel não tem nada a temer. Havia falta de pontes no Oriente Médio. Não existe a palavra ponte no hebraico bíblico. Mas a promessa de Deus é que os rios transbordantes não arrastarão o seu povo, e o fogo também não os queimará.
Notas de Barnes sobre a Bíblia (Estudo)
Quando você passar pelas águas. – Esta é uma promessa geral e significa que quando e onde quer que eles passem pela água ou pelo fogo, ele os protegerá. Pois, isso é uma verdade em sua história passada com o povo; e a garantia aqui é para consolo em vista das calamidades e sofrimentos na Babilônia. Fogo e água frequentemente nas Escrituras, denotam calamidade.
E pelos rios. – Também expressivos de calamidade e perigo – como tentar vadear riachos profundos e rápidos.
Eles não te submergirão. – Como foi o caso do Jordão quando o atravessaram sob a orientação de Josué, e um caminho foi feito para os exércitos de Israel.
Quando você passar pelo fogo. – Isso é expressivo de calamidade e perigo em geral, como passar pelo fogo. No entanto, teve um cumprimento literal no caso dos três judeus piedosos lançados por Nabucodonosor na fornalha ardente Daniel 3:25, Daniel 3:27.
Nem a chama arderá em ti. – Não apenas não te consumirá, mas até mesmo queimará ou te ferirá (ver Daniel 3:27). A Paráfrase de Chaldee refere-se a este versículo à passagem pelo Mar Vermelho e à proteção que Deus deu ao seu povo ali.
Se traduz: No início, quando você passou pelo Mar Vermelho, minha palavra foi sua ajuda. Faraó e Egito, que eram fortes como as águas de um rio, não puderam prevalecer contra você. E quando entraste no meio de um povo formidável como o fogo, eles não puderam prevalecer contra ti, e os reinos fortes como a chama não te consumiram.
No entanto, deve se entender como uma promessa relativa ao futuro; embora a linguagem se deriva principalmente, sem dúvida, de Deus protegê-los em seus perigos nos tempos antigos.
Comentário de Calvino sobre a Bíblia
Quando passares pelas águas. Esta é uma antecipação pela qual Isaías declara que aqueles que confiam na assistência imediata de Deus não têm motivos para afundar na adversidade.
Isso se afirma de forma mais completa do que no versículo anterior, porque, embora ele mostre que a Igreja não estará isenta de calamidades e aflições, mas deve manter uma guerra constante, ele incentiva a paciência e a coragem; como se ele tivesse dito:
“O Senhor não te redimiu para que você pudesse desfrutar de prazeres e luxos, ou para que você se abandonasse à facilidade e indolência, mas sim para que você estivesse preparado para suportar todo tipo de males”.
Por fogo e água, ele quer dizer todo tipo de miséria a que estamos sujeitos nesta vida; pois devemos lutar não apenas com calamidades de um tipo, mas com calamidades infinitamente diversificadas. Da mesma maneira, o apóstolo Tiago exorta os crentes a não desmaiar quando “caem em várias tentações”. (Tiago 1:2).
E, de fato, a fé precisa ser posta à prova de muitas maneiras; pois muitas vezes acontece que aquele que foi vitorioso em um combate foi frustrado por outro tipo de tentação.
Somos, portanto, provados por aflições, mas finalmente libertados; ficamos perplexos com as ondas, mas não somos tragados; somos até queimados pelas chamas, mas não consumidos.
Temos, de fato, o mesmo sentimento de dor que os outros homens, mas estamos sustentados pela graça de Deus e fortalecidos pelo espírito de paciência, para que não desfaleçamos. E por fim estenderá a mão e nos elevará ao alto.
Exposição de Gill de toda a Bíblia
Quando tu passares pelas águas. Eu estarei contigo… O Targum e Jarchi aplicam isso à passagem dos israelitas pelas águas do mar Vermelho, como uma coisa passada; e Kimchi ao exército de Senaqueribe, comparado às águas de um rio forte e muitos, Isaías 8: 7.
Jerom afirma que os escritores judeus entendiam por “águas” os egípcios, por “rios” os babilônios, por “fogo” os macedônios e por “chama” os romanos, o que não está incorreto. No entanto, as aflições do povo de Deus em geral são entendidas tanto por “águas” quanto por “rios” na próxima cláusula.
E pelos rios, eles não te submergirão. – Por causa da variedade e multidão deles, como perseguições de homens, essas ondas orgulhosas que passam sobre eles; as tentações de Satanás, aquele inimigo que vem como um dilúvio, e várias outras; e por causa da rapidez e força deles, e sua natureza transbordante e esmagadora: agora há caminhos pelos quais o povo de Deus passa: seu caminho passa por eles para a glória eterna.
Quando passares pelo fogo, não te queimarás; nem a chama arderá em ti. As aflições são comparáveis ao fogo e às chamas, pois são muito dolorosas e perturbadoras para a carne. Às vezes, causam apreensão da ira de Deus, devido à sua natureza difícil. No entanto, a graça é provada por elas, assim como o ouro e a prata são testados no fogo. Apesar disso, os santos não são consumidos pelas aflições; eles não perdem nada além de sua escória. Seus princípios e profissão são testados e confirmados por todos, como foi abundantemente demonstrado nos mártires de Jesus.