Jeremias 33:3 Significado de Clama a mim e eu responderei

Jeremias 33:3 – ACF

“Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes que não sabes.”

Traduções Bíblicas de Jeremias 33:3

NVI – Jeremias 33:3

“Clame a mim e eu responderei e lhe direi coisas grandiosas e insondáveis que você não conhece.”

NAA – Jeremias 33:3

“Chame por mim e eu responderei; eu lhe anunciarei coisas grandes e ocultas, que você não conhece.”

NVT – Jeremias 33:3

“Pergunte-me e eu lhe contarei coisas maravilhosas, segredos que você não sabe, a respeito do que está por vir.”

Explicação e Comentário de Jeremias 33:3

Jeremias ouviu esta Palavra do Senhor enquanto estava detido. Sua situação parecia sombria, pois não era um bom momento para ser um verdadeiro profeta de Deus. Os falsos profetas eram populares, mas os portadores da verdade foram perseguidos em todas as gerações, especialmente naquela em que Jeremias ministrou.

Mas a promessa de Deus era verdadeira. Jeremias foi preso, mas sua vida estava em ouvir e falar as mensagens de Deus. Mesmo em uma cova, ele poderia conversar com o Senhor (Jr 38). Deus falará conosco se apenas ouvirmos. Ele nos deu sua Palavra e nos deu seu Espírito Santo para podermos discerni-la e guardá-la.

A Palavra que Deus tinha para Jeremias era de esperança e promessa (Jr 33:6-9), juntamente com uma Palavra verdadeira sobre a realidade da maldade dos tempos. 

Não importa em que circunstâncias você se encontre, Deus tem uma Palavra de esperança para você. Mesmo depois de ter lido a Bíblia uma centena de vezes, vá até ele para uma nova Palavra e encha-se de esperança.

Comentando e explicando as partes chave de Jeremias 33:3

#1 “Clama a mim…”
É um fato surpreendente e subvalorizado que o criador de todo o universo conhece você. É ainda mais surpreendente que ele queira ouvir de você. E se isso não fosse incrível o suficiente, ele promete responder quando você o chamar.

#2 “…e eu responderei…”
Quando invocamos o Senhor, vamos nos concentrar em buscar a verdade. É compreensível clamar a Deus por uma certa resposta que desejamos, mas aprendamos a buscá-lo para sua melhor resposta. Se a princípio você não gostar da resposta que Deus dá quando você chama, fique na presença dele e peça a ele que o ajude a se conformar com ele. Deixe-o ensiná-lo a amar o que ele ama, a pensar como ele pensa e a fazer o que ele faz.

#3 “…e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes…”
Quando Paulo escreveu sua carta aos Romanos e chegou ao capítulo 11, ele foi forçado a parar e louvar a Deus.

“A profundidade das riquezas da sabedoria e do conhecimento de Deus! Quão insondáveis ​​são seus julgamentos e seus caminhos além de traçar!”
Romanos 11:33

Seus caminhos estão muito acima dos nossos, mas um grande privilégio para o cristão é aprender o que ele revelou sobre si mesmo. Toda vez que realmente crescermos em nosso conhecimento dele, seremos como Paulo, louvando a Deus por seus caminhos “insondáveis”.

#4 “… que você não sabe.”
É uma grande bênção tornar-se o tipo de cristão que estudou a Palavra de Deus o suficiente para perceber que há muito que “não sabemos”. É uma bênção porque essa compreensão levará à entrega total. O que você não pode saber, você não precisa saber. Sabemos que Deus sabe tudo, e isso basta para confiar nele e deixá-lo no comando.

Comentários sobre o significado de Jeremias 33:3

Comentários sobre o significado de Jeremias 33-3

Estudo do contexto de Jeremias 33:3

Bem no centro de Jeremias, há uma passagem que profetiza paz, prosperidade, conforto e esperança para os reinos de Israel e Judá. Restauração nacional, redenção universal e cura espiritual dos reinos do norte e do sul são os elementos-chave, enquanto ecos do julgamento de Deus sobre os ímpios precedem e seguem esta mensagem de esperança para Israel.

Jeremias passou a maior parte de sua vida advertindo seu povo do julgamento severo que viria, se a nação não se arrependesse de seus maus caminhos e voltasse ao Senhor seu Deus. Ele foi fiel ao seu chamado, mas teve que suportar um ataque de zombaria, solidão, prisão e rejeição.

Apesar de sua mensagem divinamente inspirada, Jeremias foi submetido ao ridículo inacreditável e obrigado a testemunhar a recusa de sua nação rebelde em atender ao seu aviso, antes de ser derrotado, disperso e vendido como escravo.

Clama  a mim e eu te responderei. Eu te direi coisas grandes e poderosas, que você não sabe

Era uma pequena mensagem de esperança, escondida no meio de seus escritos proféticos. Essas palavras encorajadoras apontam para um tempo além da Tribulação vindoura – conforme descrito na profecia de 70 semanas de Daniel. Ele olha além do tempo da angústia de Jacó para um dia em que a Nova Aliança, que Deus prometeu a Israel, será completa e finalmente ratificada e implementada no reino prometido de Cristo.

Assim, como muitas vezes acontece nas Escrituras, a revelação profética de Jeremias foi acompanhada por um importante momento de oração, petição e súplica por seu povo. Este homem lamentoso lembrou-se dos feitos poderosos de Deus de antigamente. Ele relembrou a fuga de Israel do Egito, sua entrada na terra que mana leite e mel, sua vitória sobre muitos inimigos e a graça e misericórdia de Deus para com eles, apesar de seus caminhos apóstatas, pecado abominável e idolatria ultrajante.

Sobre o que é Clama mim e responder-te-ei

Clama  a Mim  e eu te responderei“, foram as palavras de encorajamento de Deus para este guerreiro cansado: “Clama a Mim e eu lhe direi coisas grandes e poderosas, coisas que você não conhece.”

Bem no meio de sua oração, o Senhor disse ao seu servo que após a destruição de Jerusalém e a dispersão de Seu povo, devido ao pecado deles, havia ESPERANÇA, porque Ele propôs em Seu coração reunir sua nação dispersa e abençoá-la poderosamente. Ele falou a Jeremias das grandes e poderosas coisas que Ele faria por Seu povo se eles simplesmente o invocassem.

Deus prometeu trazer Israel de volta à sua terra. Ele prometeu restaurar suas propriedades e repovoar a nação com homens alegres e mulheres cantando. Ele prometeu enviar um descendente de Davi para ser o Messias deles e Ele deve ser chamado, O  Senhor  Minha Justiça: você não sabe.”

Comentário de Wiersbe

“Invoca-me, e te responderei; anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes” (v. 3). A palavra traduzida como “oculta” retrata uma cidade invencível, escondida atrás de muros altíssimos – uma imagem apropriada durante o cerco de Jerusalém.

A ideia é que o povo de Deus não aprende as coisas ocultas de Deus ao “arrombar os portões” com suas próprias forças, mas sim buscando o Senhor por meio da oração de fé. Pelo fato de Jeremias ter pedido ao Senhor que o ensinasse, Deus mostrou-lhe “coisas ocultas” referentes ao futuro de seu povo. O profeta sabia que a cidade estava fadada ao julgamento (vv. 4, 5), mas o Senhor lhe deu palavras de confiança e de encorajamento – promessas relacionadas ao fim dos tempos.

Comentário de Beacon

Deus fala a Jeremias pela segunda vez no pátio da guarda, e compartilha com ele seus planos secretos. O versículo 2 diz: “Assim diz o Senhor que fez a terra”. Deus então ressalta seu papel como o Criador, e por meio disso, sua soberania sobre homens e nações.

O pano de fundo do seu convite gracioso no versículo 3 é a condição desesperadora de Jerusalém: fome, pestilência, a própria luta do profeta com a morte (38.7-13) e a queda iminente da cidade. Clama a mim, e […] anunciar-te-ei coisas grandes e firmes (insondáveis). O convite aqui é para Jeremias, mas ele representa todos os servos de Deus.

O versículo ressalta a oração como uma das maiores atividades através da qual Deus revela a verdade espiritual ao homem. Também mostra “que para ocorrer a revelação divina (que Ele está disposto e desejoso a revelar) é necessária a cooperação humana”.

Comentário de Benson Jeremias 33:3

Chame por mim, e eu te responderei. Uma expressão que manifesta o favor e a bondade de Deus; que ele estava pronto para cumprir as primeiras intimações dos desejos de seu servo. Compare Jeremias 29:12. Deus, ao dirigir assim seu discurso a Jeremias, não apenas significou sua bondade para com ele, mas também a afeição que ele ainda nutria por seu povo, por quem esse profeta intercedeu tão sinceramente e cujo bem-estar ele tinha tanto no coração. 

E mostrar-te coisas grandes e poderosas. Isto é, dar-te uma perspectiva clara e completa delas. Hebraico, גדלות ובצרות, grande e abstruso, ou coisas ocultas, como alguns traduzem as palavras.

Que não sabes. E não pode saber sem mais revelação, significando, provavelmente, não apenas o que se relacionava com o retorno dos judeus do cativeiro babilônico, mas também as bênçãos a serem conferidas a eles nos tempos do Messias.

Comentário Bíblico Jamieson-Fausset-Brown

Chame… eu responderei. Jeremias, como representante do povo de Deus, é exortado por Deus a orar por aquilo que Deus determinou conceder; ou seja, a restauração. As promessas de Deus não são para abrandar, mas para animar as orações de Seu povo.

Coisas poderosas. hebraico, “coisas inacessíveis”, isto é, incrível, difícil para o entendimento do homem, ou seja, a restauração dos judeus, um evento do qual se desesperava. “Oculto” ou “recôndito”.

Não sabes. No entanto, Deus havia revelado essas coisas a Jeremias, mas a incredulidade do povo em rejeitar a graça de Deus o fez esquecer a promessa de Deus, como se o caso do povo não admitisse remédio.

Exposição de Gill de toda a Bíblia (Estudo Jeremias 33:3)

Clama a mim, e responder-te-ei… Isto não foi dito a Jerusalém, nem aos seus habitantes; mas ao profeta, encorajando-o a buscar o Senhor pela oração, prometendo-lhe uma resposta. Assim, o Targum, “orar diante de mim, e eu receberei a tua oração:” e mostrar-te coisas grandes e poderosas; ou, “fortificados”; que são como cidades fortificadas, que não podem ser facilmente alcançadas, a menos que os portões sejam abertos para entrar; e desígnios difíceis de entender, que excedem a crença humana e que a razão não pode compreender e assimilar; e tais são as grandes coisas do Evangelho. 

Alguns exemplares o leem, “coisas reservadas”; como o Targum; e assim Jarchi, que interpreta isso de coisas futuras, de coisas reservadas no coração de Deus, e que ele pretendia fazer; e com razão: que tu não conheces; até revelado; e daí parece que por essas coisas grandes e ocultas não se entende a destruição de Jerusalém, e o cativeiro de setenta anos, e o retorno disso, coisas que Jeremias havia conhecido vez após vez, e havia profetizado sobre elas; mas as bênçãos espirituais mencionadas a seguir, algumas das quais a libertação da Babilônia eram típicas de Ben Melech interpretam esses confortos grandes e fortes.

Comentário de Matthew Poole

Jeremias 33:3 – Deus fala ao povo para orar a ele, ou ao profeta em nome do povo para orar, prometendo-lhe que lhe mostraria grandes coisas. Mas como Deus diz que Jeremias não os conhecia, quando Deus antes deste tempo os havia revelado ao profeta, e o profeta os havia revelado? Solução. Ele não os conhecia antes que Deus os revelasse, e embora Deus os tivesse revelado, ainda assim, por sua oração no capítulo anterior, parece que ele não os entendeu completamente ou acreditou firmemente neles como deveria ter feito.

Visão geral de Especialistas sobre Jeremias

Equipe Redação BP

Nossa equipe editorial especializada da Biblioteca do Pregador é formada por pessoas apaixonadas pela Bíblia. São profissionais capacitados, envolvidos, dedicados a entregar conteúdo de qualidade, relevante e significativo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
WhatsApp