Lança teu pão sobre as águas

Esboço de Pregação expositiva em Eclesiastes 11:1-6 com o tema: Lança teu pão sobre as águas.

Tema: Lança teu pão sobre as águas

Texto base: Eclesiastes 11:1-6

1 LANÇA o teu pão sobre as águas, porque depois de muitos dias o acharás. 2 Reparte com sete, e ainda até com oito, porque não sabes que mal haverá sobre a terra. 3 Estando as nuvens cheias, derramam a chuva sobre a terra, e caindo a árvore para o sul, ou para o norte, no lugar em que a árvore cair ali ficará. 4 Quem observa o vento, nunca semeará, e o que olha para as nuvens nunca segará. 5 Assim como tu não sabes qual o caminho do vento, nem como se formam os ossos no ventre da mulher grávida, assim também não sabes as obras de Deus, que faz todas as coisas. 6 Pela manhã semeia a tua semente, e à tarde não retires a tua mão, porque tu não sabes qual prosperará, se esta, se aquela, ou se ambas serão igualmente boas.

Introdução do sermão:

O livro de Eclesiastes, escrito pelo sábio rei Salomão, oferece sabedoria profunda sobre a vida e suas complexidades.

No texto que iremos explorar, Salomão nos exorta a “lançar nosso pão sobre as águas”, um princípio que vai além de investimentos materiais, abrangendo aspectos da vida espiritual e emocional.

Vamos extrair algumas lições valiosas deste ensinamento.

I. A Sabedoria do Investimento (Eclesiastes 11:1-2)

• Salomão nos incentiva a diversificar nossos investimentos, não colocando todas as nossas esperanças em um único lugar.
  • Assim como um agricultor sábio espalha suas sementes em vários campos, devemos buscar oportunidades de investimento em diversas áreas de nossas vidas.
  • Isso nos ensina a ser prudentes e a aproveitar as oportunidades que nos são apresentadas.

II. A Incerteza do Futuro (Eclesiastes 11:3-4)

• Salomão nos lembra da imprevisibilidade da vida e das estações que não podemos controlar.
  • Assim como não sabemos qual semente prosperará, também não conhecemos completamente o que o futuro reserva.
  • Isso nos desafia a confiar em Deus e a lançar nossa fé e esperança Nele, mesmo quando não entendemos totalmente o caminho que Ele tem para nós.

III. A Importância da Ação e da Persistência (Eclesiastes 11:4-6)

• Salomão nos encoraja a agir com diligência e persistência, mesmo em meio à incerteza.
  • Ele nos lembra que, enquanto esperamos pelos resultados de nossos investimentos, devemos continuar trabalhando com dedicação.
  • Isso nos ensina a não desanimar diante das dificuldades, mas a continuar perseverando com fé e determinação.

Conclusão desta pregação:

O princípio de “lançar nosso pão sobre as águas” nos desafia a ser sábios em nossos investimentos, confiantes em Deus diante da incerteza do futuro e persistentes em nossa jornada, mesmo quando enfrentamos adversidades.

Vamos aplicar essas lições em todas as áreas de nossas vidas, lançando nossa confiança em Deus e agindo com sabedoria e diligência.

E que nossos investimentos tragam não apenas recompensas materiais, mas também crescimento espiritual e uma fé mais profunda em nosso Criador.

Dicas para pregar este sermão “lança o teu pão sobre as águas” em Eclesiastes 11:1-6

1. Entenda o contexto do livro de Eclesiastes: O livro de Eclesiastes é um livro sábio que aborda a busca do sentido da vida e a reflexão sobre a natureza da vida. Compreender o contexto do livro ajudará a destacar a relevância do ensino em Eclesiastes 11:1-6.
  2. Enfatize a importância da ação: O ensino em Eclesiastes 11:1-6 é sobre a importância da ação e da iniciativa. Destaque que muitas vezes ficamos presos na inação e na falta de coragem para agir. Encoraje seus ouvintes a não perderem oportunidades de abençoar a si mesmos e aos outros através de ações positivas.
  3. Explique o que significa “lançar o pão sobre as águas”: Este é um ensino figurativo que significa semear com fé e generosidade sem se preocupar em receber recompensas imediatas. Ao lançar o pão sobre as águas, estamos semear uma semente de bondade e amor que irá gerar frutos no futuro.
  4. Destaque os riscos e benefícios de lançar o pão sobre as águas: Enfatize que há riscos em lançar o pão sobre as águas, pois nunca sabemos qual será o resultado da semente plantada. No entanto, destaque também os benefícios, como a bênção da generosidade, a recompensa de ajudar o próximo e a alegria de fazer a vontade de Deus.
  5. Encoraje os ouvintes a lançarem o pão sobre as águas: Faça um apelo à ação e incentive seus ouvintes a lançar o pão sobre as águas em suas próprias vidas. Desafie-os a identificar oportunidades para semear amor e bondade, e a ter coragem de agir com fé e generosidade.

Se você gostou deste sermão em Eclesiastes 11:1-6, então veja mais esboços de pregação aqui.