3 Lições da mulher que matou Abimeleque na torre forte
A mulher de Tebes em Juízes 9:53, é uma figura anônima, cujo nem mesmo o seu nome é mencionado, na bíblia. Porém, ela foi um instrumento de Deus para matar Abimeleque, um líder tirânico que havia usurpado o poder em Israel e cometido várias atrocidades, incluindo o assassinato de seus setenta irmãos.
“Nisso uma mulher lançou a pedra superior de um moinho sobre a cabeça de Abimeleque, e quebrou-lhe o crânio.”
Juízes 9:53
No contexto deste versículo, Abimeleque estava atacando a cidade de Tebes depois de destruir Siquém. Os habitantes de Tebes se refugiaram em uma torre fortificada dentro da cidade. Abimeleque, na tentativa de incendiar a torre e matar todos os que estavam dentro, se aproximou para atear fogo.
Nesse momento, a mulher, sem nome, arremessou uma pedra de moinho da parte superior da torre, atingindo Abimeleque na cabeça e fraturando seu crânio. Deixando lições valiosas, nos ensinando que Deus não precisa de muito para conceder a vitória sobre o inimigo, apenas de alguém que tenha coragem.
1. Deus usa o que temos em nossas mãos
“Uma mulher jogou-lhe uma pedra de moinho na cabeça, que lhe rachou o crânio.”
Juízes 9:53 NVI
Entenda, essa mulher de Tebes que matou Abimeleque nos ensinou que não precisamos de muito, para derrotar o nosso inimigo. Imagine comigo, o povo todo estava prestes a morrerem queimados, mas Deus encontrou um coração cheio de coragem. E com apenas uma pedra de moinho, rachou o crânio de Abimeleque.
A pedra de moinho que a mulher costumava usar para moer milho, tinha cerca de 5 a 7 centímetros de espessura, 45 centímetros de diâmetros e um orifício no meio. Se pararmos para analisar, era algo muito pequeno, insignificante demais, porém, foi o que bastou para que aquele tão terrível adversário viesse ser vencido.
Portanto, guarde essa lição em seu coração: Deus usa o que temos em nossas mãos, para nos alcançar a vitória. Só basta nós se colocar a disposição do Senhor, crendo que se tivermos uma atitude de fé, o Senhor entra na peleja e luta nossas guerras.
2. Seja instrumento de Deus
“Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus.”
1 Coríntios 1:27-29
A mulher que matou Abimeleque se tornou uma heroína de nome desconhecido, pelo simples fato de ter sido um instrumento de Deus.
Deus conta com homens e mulheres de coragem, para se levantar e fazer alguma coisa, em prol do Seu reino. Não podemos se intimidar diante das afrontas, ou das ameaças do inimigo.
Como Abimeleque, muitos se esquecem de que Deus usa o mais fraco, aquele que tem menos recursos financeiros, com aparência humilde, para mudar a história.
Portanto, se levante hoje para ser um instrumento nas mãos do Senhor.
3. A justiça de Deus sempre prevalecerá
“O Senhor faz justiça e defende a causa dos oprimidos..”
Salmos 103:6
A morte de Abimeleque demonstra que a justiça de Deus não falha. Ele havia cometido atrocidades, incluindo o assassinato de seus próprios irmãos, e Deus usou uma mulher anônima para trazer julgamento sobre ele, mostrando que ninguém está acima da justiça divina. Mesmo que de maneira inesperada, Deus usa Seus meios para trazer justiça e retribuição.
Deus te abençoe minha amada…gostei do estudo ..visão diferente ..Deus continue a lhe proporcionar a cada dia disposição para o reino. Aprendi com o que estive lendo. Deus é contigo.
Amém, minha querida irmã. Muito obrigada pelo seu riquíssimo comentário!
Graças e Paz 🙏 grande verdade, grande lição de ousadia, que o nosso Deus nos use e ajude a ser vitoriosas na fé e na intimidade com Deus 🙏🙏🙏 Deus abençoe 🙌
Amém🙏