As primeiras cruzadas de evangelização no Brasil nos anos 50

Se gosta de histórias sobre o movimento pentecostal no Brasil, então as primeiras cruzadas de evangelização no nos anos 50 vão te interessar muito.

Entre os pentecostais norte-americanos, as cruzadas evangelísticas foram bastante utilizadas a partir da década de 40, com o Movimento de Cura Divina e Milagres. Os principais pregadores dessas cruzadas foram William Branham, Oral Roberts, Jack Coe, Tommy Hicks e Paul Finkenbinder.

As primeiras cruzadas de evangelização no Brasil

No Brasil, as mais conhecidas cruzadas evangelísticas de cura divina e milagres começaram na década de 50. Veja alguns dos pregadores: Harold Willians, Raymond Boatright, Virgil Smith, Manoel de Melo, David Miranda, Doriel de Oliveira, Cecílio Carvalho Fernandes, Bernhard Johnson, Joá Caitano, Celso Lopes, Sóstenes M. da Silva, Geziel Gomes, Paulo Terra, José Moreira, Édino Fonseca e Hidekazu Takayama.

Com o início do uso mais frequente do rádio e, posteriormente, da televisão, por parte dos pregadores, as cruzadas evangelísticas perderam força como recurso evangelístico. Fato que aconteceu não só no Brasil, mas também nos Estados Unidos.

Cruzadas em tendas

A Igreja Evangélica do Brasil, fundada em 15 de novembro de 1951 deu o nome ao departamento evangelístico de Cruzada Nacional de Evangelização. O fundador da denominação é o missionário norte-americano Harold E. Willians, da Igreja do Evangelho Quadrangular.

A Cruzada foi pioneira no Brasil numa modalidade diferente de evangelização, sendo mais abrangente. O evangelismo em massa começou centrado na mensagem da cura divina. Era necessário atrair multidões de ouvintes e, para tanto, só mesmo tendas de lona, grandes auditórios, ginásios e estádios.

Em Cambuci e Água Branca, na cidade de São Paulo, se instalarão as primeiras tendas para 1.200 pessoas. E depois, em diferentes regiões do país.

As cruzadas realizadas pelos evangelistas Harold Willians, Raymond Boatright, com cura divina, milagres, libertação e conversão de pessoas, deram origem, de fato, à Igreja do Evangelho Quadrangular no Brasil. Nessas cruzadas em tendas participavam também alguns pregadores brasileiros e centenas de pessoas eram salvas.

Fonte: História do Movimento Pentecostal no Brasil – Israel de Araújo.

Se você gostou deste tipo de conteúdo, então compartilhe com mais pessoas!

Botão Voltar ao topo